A Confraria da Ilustração retoma suas atividades presenciais neste mês de maio. Na próxima segunda-feira, dia 2, às 19h, a coordenadora da ação, professora Laura Castilhos, do Instituto de Artes, recebe a artista têxtil, ilustradora, arte-educadora e produtora cultural Mitti Mendonça no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333). A entrada é franca.

O tema do encontro é “Memória e Ancestralidade Negra”, questões que norteiam a pesquisa artística de Mitti, principalmente a partir de álbuns de família, trabalhando com as técnicas do bordado, da colagem e da ilustração digital. Em 2017, ela criou o seu selo Mão Negra, com o qual vem marcando presença no circuito de exposições e feiras de arte. Em 2020, a artista foi vencedora do segundo lugar do Prêmio Aliança Francesa de Arte Contemporânea e realizou a intervenção artística “Quem disse que não somos bem-vindas aqui”, no Goethe Institut. Como ilustradora e arte-educadora, tem trabalhado com instituições, marcas e projetos, como Festipoa Literária, Fundação Iberê Camargo, Instituto Tomie Ohtake, MARGS, Hershey’s, Natura e Renner. Além disso, algumas de obras integram os acervos das entidades privadas Coleção Calmon-Stock (RJ) e Fundação Vera Chaves Barcellos (RS).

A Confraria da Ilustração iniciou em março de 2018 no Instituto de Artes da UFRGS e, em 2019, passou a fazer parte da programação do Centro Cultural da UFRGS. A ideia é aproximar a ilustração do ambiente acadêmico e agregar profissionais, estudantes e público, interessados em atualizar seus conhecimentos e trocar experiências. Na próxima edição, no dia 25 de julho, o convidado será o ilustrador Nik Neves.

PROTOCOLOS

Para que suas ações ocorram da forma mais segura possível, o Centro Cultural da UFRGS convida o público a seguir as seguintes orientações:
– Use máscara durante todo o período de permanência no espaço. São recomendadas as do tipo N-95/PFF2 sem filtro e cirúrgicas. Importante: as máscaras devem ser usadas corretamente, cobrindo o nariz e a boca;
– Apresente o comprovante de vacinação contra a COVID-19, físico ou digital;
– Mantenha as mãos higienizadas. Disponibilizamos álcool em gel;
– Respeite o distanciamento social e ocupe os assentos conforme sinalização;
– As atividades têm lotação limitada, como forma de garantir maior segurança.

Deixe uma Resposta

X