Nair D’Agostini lança livro sobre o método teatral Stanislávski no Centro Cultural

Nair D’Agostini, primeira brasileira formada na Rússia a partir do Método de Análise Ativa, de Stanislávski, apresenta seu trabalho mais recente no Centro Cultural da UFRGS no dia 13 de junho. A diretora, pedagoga e pesquisadora teatral lança o livro “Stanislávski e o Método da Análise Ativa: a criação do diretor e do autor”, em evento aberto ao público, e realiza bate-papo com Cristiane Werlang, Inês Marocco e Patrícia Leonardelli. O evento também contará com sessão de autógrafos e ocorre das 17h às 20h no mesmo local.

Grande personalidade do século XX, Konstantin Stanislávski foi o criador do Teatro de Arte de Moscou e do método de prática teatral mais popular do mundo, o Método Stanislávski. Em sua obra, Nair D’Agostini sistematiza seu domínio acerca da aplicação do método e documenta seu pioneirismo na transmissão deste legado no curso de Artes Cênicas da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), oferecendo ao leitor a chance de aproximar-se das ideias de um dos maiores nomes do teatro.

A obra também inclui a tradução, direta do russo, dos estenogramas das últimas aulas-ensaios ministradas por Stanislávski sobre o novo método das ações físicas no Estúdio de Ópera e Arte Dramática, durante a análise e criação do papel de Hamlet para a peça homônima de Shakespeare. O livro é uma parceria entre Editora Perspectiva, Teatro Escola Macunaíma e Centro de Pesquisa Latino-Americano de Pesquisa Stanislávski.

Sobre Nair D’Agostini
Diretora, pedagoga e pesquisadora teatral. Professora de Artes Cênicas na Universidade Federal de Santa Maria (1985-2001). Pós-graduação em direção e interpretação teatral no Instituto Estatal de Teatro, Música e Cinema de Leningrado-URSS, com os mestres Guergui Tovstonógov e Arkádi Katsman (1978-1981). Mestre em filosofia contemporânea (UFSM). Doutora em Literatura e Cultura Russa – FFLCH-USP. Tese: “O Método de Análise Ativa de K.Stanislávski como base para a Leitura do Texto e da criação do Espetáculo pelo Diretor e Ator.

Deixe uma resposta

X