No mês de julho, o Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS recebe o compositor Nelson Coelho de Castro para uma audição comentada de seu disco mais recente, “Umbigos Modernos“. O professor Luís Augusto Fischer, do Instituto de Letras, faz as honras da casa em um encontro virtual que tem transmissão ao vivo na terça-feira, dia 27 de julho, às 19h, no canal do DDC-UFRGS no YouTube.

Nelson faz parte da geração de grandes compositores gaúchos que ascenderam no final da década de 70, tornando-se personagem importante da música popular brasileira, com sucessos como “Faz a Cabeça”, “Armadilha” e “Vim Vadiá”. Seu novo álbum, “Umbigos Modernos”, nasceu durante a pandemia de COVID-19, quando o artista fez uma varredura no seu acervo de antigas fitas e descobriu as gravações de oito canções inéditas, compostas no final dos anos 80. Neste período de quarentena, Nelson também aproveitou para disponibilizar sua discografia completa nas plataformas digitais, das quais se mantinha distante até então.

O Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS é desenvolvido pelo DDC-UFRGS, em parceria com Instituto de Letras e Instituto de Artes, e tem o objetivo de estimular uma reflexão interdisciplinar sobre a canção, essa forma artística fundamental na cultura brasileira. São audições comentadas, conversas, apresentações de pesquisas, palestras e debates, sempre recebendo convidados que desenvolvem seus trabalhos em diferentes gêneros, estilos e abordagens. Em 2021, o Núcleo assume o formato virtual, com encontros na última terça-feira de cada mês.

One Comment

Deixe uma resposta

X