Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS comemora 30 anos com exposição sobre Litoral Gaúcho

Fundado em 1989, o Núcleo de Antropologia Visual da UFRGS (Navisual) comemora seus 30 anos de projeto de pesquisa com a exposição fotográfica “Paisagens, cotidiano e sociabilidades no Litoral Norte Gaúcho: um mergulho etnográfico”. A mostra tem início no dia 22 de julho e permanece até 9 de agosto na Sala Fahrion, localizada no 2º andar do prédio da Reitoria. O horário de visitação é da 9h às 12h e das 14h às 18h.

As fotografias são resultado de um trabalho coletivo, realizado por estudantes e professores, que buscaram entender as profundidades das memórias sociais e coletivas dos habitantes da região da região. As imagens refletem uma investigação sobre como as paisagens auxiliam na compreensão dos processos de transformação ambiental, cultural, social e econômica do Litoral Norte Gaúcho, de suas dinâmicas territoriais e dos processos de construção de identidades aí envolvidos.

Sobre o Navisual

Desde 1989, quando foi fundado pelos professores Ondina Leal, Ruben Oliven, Sérgio Teixeira, Ari Pedro Oro e pelo aluno Nuno Godolphim, muitos(as) alunos e alunas realizaram seus percursos acadêmicos de
formação no núcleo. Em 1994 a professora Cornelia Eckert passou a coordenar o Núcleo de Antropologia Visual, tendo por mote o trabalho de pesquisa colaborativo. Desde 1997 o Navisual desenvolve projetos de forma integrada com o “Banco de Imagens e Efeitos Visuais”, coordenado por Ana Luiza.

Carvalho da Rocha e Cornelia Eckert. Tendo por base a pesquisa etnográfica, o projeto se consolidou no estudo, pesquisa e produção em antropologia audiovisual, e a cada ano que passa um novo projeto colaborativo toma forma a partir dos debates em nossos encontros semanais. Todo processo de pesquisa desenvolvida no âmbito do Navisual, parte de oficinas de estudos teóricos e de formação prática. Deste processo são criados produtos de natureza audiovisual, como fotoexpografias, vídeos etnográficos, etnografias sonoras, trabalhos de conclusão de curso, dissertações, teses e publicações em revistas, livros, anais de congressos.

O Navisual é sediado no Laboratório de Antropologia Social, no Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, e é coordenado pelos professores Cornelia Eckert, Rumi Kubo, Fabiene Gama e Olavo Ramalho Marques. Conta ainda com a colaboração de outros professores, dentre eles Jeniffer Cuty, Luiz Eduardo Achutti, Ana Elisa Freitas, Ana Luiza Carvalho da Rocha, bem como coordenadores de outros Núcleos de Antropologia Visual. Um projeto como este só é possível com o apoio e financiamento das muitas instâncias provedoras de pesquisa: PPGAS; IFCH; PROPESQ; PROREXT; UFRGS; FAPERGS; CNPq e CAPES.

Deixe uma resposta

Facebook
Twitter
YouTube
Instagram
X