Audição comentada do disco de estreia do músico gaúcho, lançado há 40 anos, ocorre no dia 27 de abril, em formato virtual, com transmissão ao vivo pelo YouTube.

O Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS dá início, em abril, a uma série de encontros online, sempre na última terça-feira de cada mês, às 19h. O convidado da primeira edição, no próximo dia 27, é o cantor e compositor Bebeto Alves, cujo disco de estreia completa 40 anos em 2021.  

“Bebeto Alves” saiu pela CBS, em 1981, e lançou o músico uruguaianense no centro do país, apresentando uma nova canção brasileira, vinda diretamente do sul. O disco foi gravado nos estúdios Transamérica, no Rio de Janeiro, e teve produção de Carlos Alberto Sion. Nas onze faixas do LP, Bebeto registra uma estética própria, desenvolvida nas décadas seguintes na intensa produção discográfica do artista, que, em 2020, compartilhou com o público um álbum anunciado como derradeiro, intitulado “Pela última vez”. 

A audição comentada do disco “Bebeto Alves” (1981), com o compositor, dentro da programação do Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS, tem mediação do músico e pesquisador Mateus Mapa. A transmissão ao vivo será feita através do canal do DDC-UFRGS no YouTube.

Sobre o Núcleo de Estudos da Canção

O Núcleo de Estudos da Canção é uma parceria do Departamento de Difusão Cultural com o Instituto de Letras e o Instituto de Artes da UFRGS. Desde 2008, as ações do núcleo têm o propósito de estimular a reflexão interdisciplinar sobre essa forma artística fundamental na cultura brasileira. A iniciativa se inscreve no crescente movimento de valorização da música popular no âmbito acadêmico – espaço no qual vêm surgindo, cada vez mais, teses, dissertações e trabalhos de conclusão de curso que têm como assunto a canção. Os encontros se desenvolvem em múltiplos formatos, abrangendo tanto apresentações de pesquisas, palestras e debates, como audições comentadas da produção cancional de diversos artistas, com diferentes gêneros, estilos e abordagens.

Núcleo de Estudos da Canção da UFRGS apresenta:
Audição comentada do disco “Bebeto Alves” (1981)

Com Bebeto Alves. Mediação de Mateus Mapa
Dia 27 de abril de 2021, terça-feira, às 19h

Transmissão ao vivo pelo canal do DDC-UFRGS no YouTube

Deixe uma resposta

X