A saudade, as ausências, a reinvenção. Dois amigos distantes por quase dois anos em meio ao mundo da pandemia, sem poderem fazer o que mais gostam: dançar e abraçar. No mesmo ritmo, a inabalável sintonia entre os dançarinos e professores da UFRGS Luciana Paludo e Luciano Tavares deu origem ao trabalho de videodança Protocolos para um abraço. Com direção de Paludo e as interlocuções de Lígia Petrucci e Suzi Weber, Protocolos terá dois momentos: no dia 22/11, às 19h30, haverá a exibição do videodança no canal do YouTube do DDC; no dia 24, também às 19h30, Tavares e Luciana farão uma performance ao lado do Museu da UFRGS com transmissão ao vivo pelo perfil do Instagram do DDC. As ações fazem parte das celebrações dos aniversários da UFRGS e da Ponto UFRGS.

A história contada pelos artistas serve como um espelho das relações sociais nesses mais de 20 meses de pandemia, lockouts e distanciamentos. O anseio por ações básicas, como abraçar e dançar, é o propulsor dessa história que sensibiliza em meio às imagens captadas por Alessandra Kircher ao longo do processo de construção desta narrativa. O passado recente cria espaços de respiros para invenções possíveis; para estarmos juntos, novamente, em um presente e futuro próximos.

Entre gestos e sons, a obra cria imagens poéticas, entre as cores e o acaso do vento forte, do dia em que foi realizada a captação das imagens. Na edição do vídeo, o cuidado para entremear as captações, de modo a evidenciar o que de mais sensível moveu a dupla para esta dança. Quais os esforços que teremos de fazer para instaurar os (re)encontros, a partir de agora? Quais as brechas possíveis que teremos que cavar ou inventar, para transitar por um mundo pós covid-19? A arte pergunta, mas também propõe.

– 22/11, às 19h30: exibição da vídeodança do projeto – onde assistir: canal do YouTube do DDC (www.youtube.com/ddcufrgs)

– 24/11, às 19h30: performance ao vivo de Lu Paludo e Luciano Tavares, com projeção a ser realizada na parede do Museu da UFRGS – onde assistir: Instagram do DDC (www.instagram.com/ddcufrgs)

Elenco:

  • Intérpretes criadores: Luciana Paludo e Luciano Tavares
  • Vídeo e edição: Alessandra Kircher
  • Trilha sonora: João Maldonado (Álbum Solitude, 2021)
  • Concepção e direção: Luciana Paludo
  • Interlocuções: Lígia Petrucci e Suzi Weber
  • Realização: Pró-Reitoria de Extensão, Departamento de Difusão Cultural, Ponto UFRGS e Mímese cia de Dança-coisa
  • Apoio: Museu da UFRGS

Deixe uma Resposta

X