No ano em que a pandemia impede os brincantes de tomar as ruas, a Universidade se transforma em avenida para o carnaval de Porto Alegre, com o projeto Muamba UFRGS. O Departamento de Difusão Cultural integra esse encontro de saberes com uma Oficina de Adereços e como parceiro na realização de uma edição especial do Esquinas – ciclo de debates.

Características do carnaval de Porto Alegre, as muambas são atividades pré-carnavalescas feitas por escolas de samba, e que incluem cortejos realizados em suas comunidades de origem, a tradicional descida da Avenida Borges de Medeiros e ensaios gerais no Complexo Cultural do Porto Seco. O projeto da UFRGS toma o termo emprestado para promover uma série de ações, mobilizando diferentes setores da instituição. A realização é uma parceria entre Jornal da Universidade, Rádio da Universidade, UFRGS TV, DDC e Centro Cultural.

Conheça a programação completa:

9 de fevereiro, terça-feira, 18h30
Esquinas – Ciclo de Debates | Carnaval e Cidade
Os convidados para o debate são Milton Cunha, comentarista de carnaval da Rede Globo e pós-doutorando no Observatório de Carnaval/UFRJ, Nilton Deoclides Pereira, integrante histórico e atual presidente da Bambas da Orgia, e Laura Spritzer Galli, mestra em História pela UFRGS cuja dissertação trata do Porto Seco. A mediação é da jornalista Fernanda da Costa, repórter do Jornal da Universidade.
O evento é uma realização conjunta do Jornal da Universidade, do Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados (Ilea) e do Departamento de Difusão Cultural (DDC).
Será transmitido ao vivo no canal da UFRGS TV no Youtube, onde depois fica disponível.

11 de fevereiro, quinta-feira
Jornal da Universidade | Edição especial
Reportagens sobre o papel das entidades carnavalescas enquanto agentes sócio-culturais e sobre um projeto vinculado ao curso de Arquivologia da UFRGS que pretende registrar a memória do carnaval na cidade; o perfil da primeira mestra de bateria do Rio Grande do Sul, e a história de Laís Dias Gomes, aluna de Medicina na UFRGS que organizou uma apresentação da escola de samba da qual faz parte e é rainha, a Unidos da Vila Mapa, na Universidade – algo inédito até então. Artigos discutem a relação da academia com as temáticas carnavalescas de pesquisa e refletem sobre questões étnico-raciais e sobre o corpo feminino.
O conteúdo pode ser acessado pelo site do JU.

12 de fevereiro, sexta-feira, 20h
Departamento de Difusão Cultural | Oficina de Adereços
Ministrada por Luiz Augusto Lacerda, aluno do Bacharelado em Artes Visuais no Instituto de Artes, ensina como elaborar adereços carnavalescos a partir da perspectiva de que fantasiar-se é um estado de espírito. “Por que não transformar a sala de estar em um grande salão de baile?”, sugere o aderecista com experiência em escolas de samba da capital.
Você vai precisar de: pistola de cola quente; refil para a pistola; tesoura; fitas (cetim, veludo, gorgurão); gregas; bojos ou sutiã; tecido Paetex; e acetato.
A oficina fica disponível no canal da Difusão Cultural no YouTube.

15 de fevereiro, segunda-feira, 12h
UFRGS TV | Matéria especial sobre Blocos de Carnaval
A produção trata da importância dos blocos carnavalescos no contexto atual. Nomes como Thiago Pirajira, pesquisador da UFRGS e artista co-fundador do Bloco da Laje, dão seus depoimentos.
Veiculado no canal da UFRGS TV no Youtube.

De 15 a 19 de fevereiro, às 18h30
Rádio da Universidade | Especial com escolas de samba e tribos carnavalescas
Em uma série de cinco episódios feita pela Rádio em parceria com o Jornal da Universidade, são trazidas entrevistas com nomes de relevo do Carnaval de Porto Alegre. Carnavalescos de diferentes gerações, vinculados a Escolas de Samba da Série Ouro e a Tribos, falam sobre sua relação com o Carnaval e compartilham os sambas-enredo que mais marcaram suas trajetórias. A apresentação é do jornalista Everton Cardoso.
O programa vai ao ar pelos 1080 AM e pelo site da Rádio da Universidade. Após a transmissão, as edições ficarão disponíveis no Anchor e no Spotify.

Deixe uma resposta

X