Para olhar debaixo dos pés: exposição fotográfica propõe a observação das calçadas de Porto Alegre e Pequim

As calçadas são os lugares em que transitamos para realizar nossas atividades cotidianas. Elas compõe o espaço urbano e abrigam a passagem humana. O que não se imagina é que essas mesmas calçadas conectaram dois extremos do mundo, criaram um vínculo entre Porto Alegre e Beijing (Pequim, China) e produziram novos sentidos para a existência nas cidades.

É assim que a exposição Projeto Calçadas: Porto Alegre- Beijing, com inauguração no dia 1º de outubro, às 11h, no Centro Cultural da UFRGS, chega ao campus centro da universidade. Se, até então, grande parte das pessoas não percebiam as cores, texturas e formas presentes nas ruas, agora terão a oportunidade de ter seus olhares provocados por estudantes dos cursos da Faculdade de Arquitetura da UFRGS e de Design da Universidade de Comunicação da China (CUC).

A partir de 2 de outubro, sempre das 8h às 22h, as fotografias do projeto poderão ser visitadas no espaço em frente à Faculdade de Educação da UFRGS. As obras são resultado do trabalho coordenado pelos professores Airton Cattani e César Vieira, professores da UFRGS, e Lu Ying, da CUC, e integram uma série de atividades em celebração aos 85 anos da UFRGS. O trabalho, intermediado pelo Instituto Confúcio através do convênio entre as universidades, convidou alunos para registrarem seus olhares sobre as calçadas de Porto Alegre e Beijing.

“O resultado não pode ser mais surpreendente: a diversidade e as qualidades estéticas das calçadas de ambas cidades – certamente pouco observadas por seus habitantes – demonstram não só a singularidade dos pontos de vista dos alunos brasileiros e chineses, como mostram um pequeno fragmento do universo multicolorido e multifacetado que está debaixo de nossos pés.”, explicam Cattani e Vieira.

Os curadores apontam, também, para a importância do projeto como movimento de preservação, documentação e conservação do ambiente urbano. O olhar atento permite, inclusive, expandir as imagens para as diversas áreas do conhecimento, como desenho urbano, arquitetura, design de produto, design gráfico, design de superfícies e fotografia. E, questionam: “porque não, para o puro prazer estético visual?”.

A exposição também será exibida em Beijing, quase simultaneamente à realizada em Porto Alegre, entre 20 de setembro e 20 de outubro. A mostra estará em terras asiáticas no Advertising Museum of China, na sede da Communication University of China – CUC.

Serviço

O que: Exposição Projeto Calçadas: Porto Alegre- Beijing

Abertura: 1 de outubro, às 11h, no Centro Cultural da UFRGS (Rua Eng. Luiz Englert, 333)
Visitação: 2 de outubro a 31 de dezembro, das 8h às 22h, no espaço em frente à Faculdade de Educação da UFRGS (Av. Paulo Gama, 110)
Realização: UFRGS, Universidade de Comunicação da China, Instituto Confúcio da UFRGS e Faculdade de Arquitetura da UFRGS.

Galeria de fotos

Deixe uma resposta

X