Primeira edição do ciclo de debates ‘Esquinas’ discute as mudanças climáticas na Terra

Três especialistas, um jornalista e uma plateia formam um espaço no qual diferentes pontos de vista se cruzam: essa é a proposta do Esquinas, ciclo de debates organizado pelo Jornal da Universidade e o Instituto Latino-Americano de Estudos Avançados, com apoio do Departamento de Difusão Cultural da UFRGS. Na primeira edição do projeto, os convidados discutem as mudanças climáticas ocorridas na Terra por conta da ação humana. O evento é gratuito e acontece no dia 11 de setembro, às 14h, no Centro Cultural da UFRGS. Todos participantes receberão certificados.

A repercussão das queimadas na Amazônia tem colocado o Brasil como foco de discussões mundiais sobre a preservação do meio ambiente. Com mediação do jornalista Everton Cardoso, o evento recebe os pesquisadores Jefferson Cardia Simões, de Geociências, Edson Talamini, de Bioeconomia, e Lorena Fleury, de Sociologia, para analisarem o tema e questionarem as formas de coexistência entre o desenvolvimento econômico e social e a preservação.

Sobre os convidados

Edson Talamini é professor da Faculdade de Economia da UFRGS e se dedica a temas como bioeconomia, economia ecológica, biocombustíveis, agroenergia, economia e gestão do agronegócio.

Jefferson Cardia Simões é professor nos Programas de Pós-graduação em Geociências e Geografia. Criou o Centro Polar e Climático da UFRGS e participou de 19 expedições polares. Coordena projetos do Programa Antártico Brasileiro (Proantar).

Lorena Fleury é professora do Departamento de Sociologia da UFRGS. Desenvolve pesquisas sobre relações entre sociedade e natureza, com ênfase no estudo de conflitos ambientais e projetos de desenvolvimento.

Sobre o projeto

O Esquinas – Ciclo de debates reúne, a cada edição, três pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e uma plateia diversa para que, com a mediação de um jornalista, discutam um tema da atualidade. O projeto busca, desse modo, reforçar o papel da Universidade como o espaço de confronto de ideias ao abrir espaço para que todos os presentes possam falar, perguntar e provocar. Para o segundo semestre de 2019, estão previstas três debates – setembro, outubro e novembro.

Deixe uma resposta

X