Produção cinematográfica gaúcha é destaque no cinema da UFRGS

A semana na Sala Redenção traz uma programação com filmes para diferentes públicos e com roteiros que abordam desde a história do Rio Grande do Sul até a ficção “Ainda Orangotangos”, baseada no livro Paulo Scott e adaptada  para o cinema por Gustavo Spolidoro. Com uma mostra dedicada à produção cinematográfica de Tabajara Ruas, o Cinema Universitário exibe quatro filmes importantes de sua trajetória e recebe o diretor e escritor gaúcho para uma conversa no dia 24 de junho, às 19h, após a sessão de “Brizola – tempos de luta”. O filme é um documentário que retrata a vida de Leonel Brizola, um dos políticos mais importantes do Brasil do século XX.

Tabajara Ruas, antes de dedicar-se ao cinema, construiu uma sólida carreira na literatura, tendo publicado dez livros, como O Amor de Pedro por João (1982) e Perseguição e Cerco a Juvêncio Gutierrez (1990). Durante seu exílio na Dinamarca, no período da ditadura militar, frequentou uma escola de cinema, porém só iniciou a carreira como cineasta em 2001, quando adaptou para as telas seu livro de 1995, Netto Perde Sua Alma. O longa de estreia de Tabajara será exibido na sessão do dia 25 de junho, terça-feira, às 16h.

A programação da sala exibe também a produção audiovisual e experimental da geração mais nova do cinema gaúcho. “Ainda Orangotangos”, dirigido por Gustavo Spolidoro, é o primeiro filme feito no Brasil em plano-sequência, ou seja, sem um único corte. Com duração de 81 minutos, o longa é uma adaptação de seis contos do livro homônimo do escritor gaúcho Paulo Scott. O filme, premiado como melhor Filme no 13º Festival Internacional de Milão, mostra 14 horas de um dia quente de Verão, quando 15 personagens transitam pelas ruas e pelos prédios de Porto Alegre.

O cinema brasileiro também será destaque no dia 27 de junho, com o filme “O Lobo Atrás da Porta”, estrelado por Leandra Leal e Juliano Cazarré. A produção será exibida às 19h como parte da programação da Mostra Cinemas em Rede. A Sala Redenção recebe, ainda, no dia 26 de junho, às 14h, o filme franco-alemão “O que Está por Vir”, como parte da parceria com a UNAPI (Universidade Aberta para Pessoas Idosas).

Mostra Tabajara Ruas 

A Sala Redenção – Cinema Universitário, em parceria com o Sesc/RS, apresenta, em Junho, a mostra Tabajara Ruas.  De 24 a 28 de junho, quatro filmes do escritor e diretor gaúcho serão exibidos no Cinema. Serão exibidos quatro filmes dirigidos por ele: Netto Perde Sua Alma (2001), seu primeiro longa-metragem, que mitifica os acontecimentos da vida do General Netto, militar gaúcho que participou da Guerra do Paraguai e da Revolução Farroupilha; dando continuidade à história desta personagem, Netto e o Domador de Cavalos (2005) recria o mito do Negrinho do Pastoreio; Brizola, Tempos de Luta (2008), por sua vez, é um documentário que retrata a vida desta outra figura de nosso imaginário gaúcho, Leonel Brizola, um dos políticos mais importantes do Brasil do século XX; por fim, exibiremos Os Senhores da Guerra (2014), que narra a história verídica dos irmãos Julio e Carlos Bozano, jovens da elite gaúcha no início do século XX, que se enfrentam em lados opostos na guerra civil de 1924, no Rio Grande do Sul.

Sessão UNAPI 

As sessões de cinema da parceria entre UNAPI (Universidade Aberta para Pessoas Idosas) e Sala Redenção – Cinema Universitário ocorrem mensalmente. Nelas, busca-se integrar os idosos ao cotidiano cultural universitário. Em todas as sessões, são promovidos debates relacionados ao tema escolhido para cada filme exibido. Para saber mais sobre o projeto você pode acessar a página da UNAPI no Facebook: https://www.facebook.com/projetounapiufrgs/ .

A sessão desse mês tem parceria com o SESC/RS e será do filme O Que está Por Vir (2016), da diretora francesa Mia Hansen-Løve. 

Cinemas em Rede

O Cinemas em Rede é uma iniciativa da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) em parceria com o Ministério da Cidadania e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que pretende contribuir para a criação de um circuito de exibição audiovisual nas Universidades e Instituições federais de todo Brasil. A sessões são exibidas simultaneamente em diversas federais do Brasil, no Rio Grande do Sul a parceria é com a Sala Redenção – Cinema Universitário.

Mostra Espaços (Sub)traídos

O Grupo de Pesquisa Identidade e Território (GPIT-UFRGS) e Sala Redenção – Cinema Universitário apresenta a mostra Espaços (Sub)traídos. As inquietações urbanas que permeiam as pesquisas dos diversos integrantes do grupo dialogam com filmes produzidos pela cena audiovisual brasileira. A ideia surge com intuito de fomentar o diálogo entre o público em geral e o meio acadêmico sobre a função da imagem cinematográfica como imagem poética. Tal imagem pode possibilitar uma outra de visão de mundo, aquela que constrói a diversidade do espaço contemporâneo a partir da subtração, realçando o menos, o esquecido, o invisível.

As narrativas audiovisuais que integram a mostra Espaços (Sub)traídos pautam outras ordens que operam na produção do espaço. Serão dez sessões entre abril e dezembro de 2019, sempre às quartas-feiras.

 

Programação

Confira a programação (todas as sessões acontecem na Sala Redenção – Rua Luiz Englert, 333, Porto Alegre-RS):

16h: Os Senhores da Guerra (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | Ficção | 2016 | 114min

Julio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Julio é prefeito, está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário, maragato. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e a prova se dá em uma grande batalha.

___________________________________________
19h: Brizola – Tempos de luta (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | Documentário | 2007 | 93min

A vida de Leonel Brizola, político brasileiro do Rio Grande do Sul, e sua participação nos principais acontecimentos políticos e sociais do país. Para contar sua história desde o pequeno povoado gaúcho até os dias atuais, 27 depoimentos de familiares, amigos, companheiros e líderes políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Dilma Roussef e Mário Soares, ex-presidente de Portugal.

Após a Sessão do dia 24 19h, haverá debate com a presença do diretor Tabajara Ruas e do Professor de história Nilo Piana de Castro.

16h: Netto perde sua alma (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | Ficção | 2001 | 102min

Antônio de Souza Netto é um general brasileiro que é ferido em plena Guerra do Paraguai e agora está se recuperando no Hospital Militar de Corrientes, na Argentina. Lá ele percebe que coisas estranhas estão ocorrendo ao seu redor, como o capitão de Los Santos acusar o cirurgião de ter amputado suas pernas sem necessidade e reencontrar um antigo camarada, o sargento Caldeira, ex-escravo com quem lutou na Guerra dos Farrapos, ocorrida algumas décadas antes. Juntamente com Caldeira, Netto rememora suas participações na guerra e ainda o encontro com Milonga, jovem escravo que se alistara no Corpo de Lanceiros Negros, além do período em que viveu no exílio no Uruguai.

___________________________________________

19h: Netto e o Domador de cavalos (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | ficção | 2006 | 95min

O coronel Netto, um veterano militar dos pampas gaúchos, pretende criar sua própria república rio-grandense. No entanto, seus planos separatistas podem se complicar enquanto ele vaga pelos campos uruguaios já que seu velho amigo, o domador de cavalos, Torres, está preso em um forte militar, acusado de crimes que não cometeu.

14h: O Que Está Por Vir (Sessão UNAPI)  

Dir. Mia Hansen-Løve | França, Alemanha | Drama | 2016 | 98 min

Nathalie é uma professora de filosofia, tem dois filhos que pouco vê e um marido também doente, seu companheiro há 25 anos. Entre trocas de ideias com o pupilo anarquista, ligações insistentes da mãe solitária e piquetes de alunos, ela leva uma vida tranquila. Mas tudo está para mudar.

___________________________________________ 
19h: Ainda Orangotangos (Mostra Espaços (Sub)traídos) 

Dir. Gustavo Spolidoro | Brasil |Ficção | 2008 | 81min

Porto Alegre, no dia mais quente do verão. Um casal de imigrantes chineses cruza a cidade em um vagão de metrô. Doentes e cansados, eles tentam ajudar um ao outro, ao mesmo tempo em que enfrentam a desconfiança dos demais passageiros e a incompreensão de sua língua. O chinês vagueia pelos corredores da estação de metrô e pelo mercado público da cidade, em busca de ajuda. É o início de uma série de situações-limite vividas por diversos habitantes da cidade.

Debatedores: Paulo Scott (escritor livro Ainda Orangotangos), Gustavo Spolidoro, Milton do Prado e Eber Marzulo 

16h: Netto e o Domador de cavalos (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | ficção | 2006 | 95min

O coronel Netto, um veterano militar dos pampas gaúchos, pretende criar sua própria república rio-grandense. No entanto, seus planos separatistas podem se complicar enquanto ele vaga pelos campos uruguaios já que seu velho amigo, o domador de cavalos, Torres, está preso em um forte militar, acusado de crimes que não cometeu.

___________________________________________ 

19h: O Lobo Atrás da Porta (Cinemas em Rede) 

Dir. Fernando Coimbra | 2014 | Brasil |Drama | 101min

O desaparecimento de uma criança faz com que seus pais, Bernardo (Milhem Cortaz) e Sylvia (Fabiula Nascimento), vão até uma delegacia. O caso fica a cargo do delegado (Juliano Cazarré), que resolve interrogá-los separadamente. Logo descobre que Bernardo mantinha uma amante, Rosa (Leandra Leal), que é levada à delegacia para averiguações. A partir de depoimentos do trio, o delegado descobre uma rede de mentiras, amor, vingança e ciúmes envolvendo o trio.

 
 
16h: Brizola – Tempos de luta (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | Documentário | 2007 | 93min

A vida de Leonel Brizola, político brasileiro do Rio Grande do Sul, e sua participação nos principais acontecimentos políticos e sociais do país. Para contar sua história desde o pequeno povoado gaúcho até os dias atuais, 27 depoimentos de familiares, amigos, companheiros e líderes políticos de peso, como Luís Carlos Prestes, Lula, Dilma Roussef e Mário Soares, ex-presidente de Portugal.

Após a Sessão do dia 24 19h, haverá debate com a presença do diretor Tabajara Ruas e do Professor de história Nilo Piana de Castro.

___________________________________________ 

19h: Os Senhores da Guerra (Mostra Tabajara Ruas) 

Dir. Tabajara Ruas | Brasil | Ficção | 2016 | 114min

Julio e Carlos são irmãos. Amigos, cultos, ricos, são separados pela Revolução de 1923, que divide o Rio Grande do Sul entre chimangos e maragatos. Julio é prefeito, está com os primeiros, enquanto Carlos é revolucionário, maragato. As ideias são opostas, mas o sangue é o mesmo e a prova se dá em uma grande batalha.

2 comentários em “Produção cinematográfica gaúcha é destaque no cinema da UFRGS

  • 24 de junho de 2019 em 17:14
    Permalink

    Erro na página. A programação de sexta-feira não abre. Favor verificar.

    Resposta
    • 26 de junho de 2019 em 17:45
      Permalink

      Arrumado, Sérgio. Realmente houve um problema. Obrigado por avisar. Att

      Resposta

Deixe uma resposta

X