Reitoria da UFRGS recebe obras de arte de quatro gerações da família Corona

Referência na história da arte no Rio Grande do Sul, o “Clã dos Coronas”, como a família é conhecida, exibe cinco obras de arte no espaço “Obras em Destaque”, localizado no Saguão da Reitoria da UFRGS. A visitação está aberta ao público desde 22 de maio e continua até 31 de julho, sempre de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. A peça mais antiga data de 1915 e é um auto-busto, esculpido por Jesus Corona (Espanha, 1871 – 1938), o percursor da trajetória artística da família.

Jesus Corona chegou em Porto Alegre para trabalhar no início do século XX. Uma das cinco obras expostas é o desenho do projeto arquitetônico desenvolvido pelo artista para a Catedral Metropolitana da cidade. Seu filho, Fernando Corona (Santander, Espanha, 1895 — Porto Alegre, 1979), seguiu a carreira de arquiteto e escultor do pai e fundou, em 1938, o curso de escultura no antigo Instituto Livre de Belas Artes, atual instituto de Artes. O Instituo também foi o lugar em que Luís Fernando Corona (Porto Alegre, 1923 – Porto Alegre, 1977), neto de Jesus Corona, consolidou-se na carreira artística tal qual o avô e o pai.

O trabalho de Marilice Corona (Porto Alegre, 1964), deu continuidade à trajetória artística da família e também compõe parte da exposição, com uma gravura de metal de 2007. Marilice é pintora e professora do Departamento de Artes Visuais.

Serviço

Visitação: de 22 de maio a 31 de julho de 2019
Horário: de seg-sex das 8h às 18h
Local: Saguão da Reitoria da UFRGS
Paulo Gama, 110 – Campus Centro da UFRGS.

Sobre o espaço expositivo “Obras em Destaque”

“Obras em Destaque” está localizado ao lado da Galeria Maria Lucia Cattani e é parte de um parceria entre o Acervo Artístico da Pinacoteca
Barão de Santo Ângelo, o Instituto de Artes da UFRGS (IA) e o Departamento de Difusão Cultural (DDC). A proposta é reunir exposições, de caráter temporário, destacando obras e artistas e , a partir desse espaço, possibilitar uma maior visibilidade ou, então uma redescoberta, de peças artísticas por estudantes, pesquisadores ou apreciadores de artes visuais.

Deixe uma resposta

X