SALA

FAHRION

Compondo parte do complexo de espaços da Reitoria da UFRGS ressemantizados enquanto locus da arte, encontra-se a Sala Fahrion também inaugurada em 1957. Situada em frente ao Salão de Festas o espaço servia como local de recepções e eventos da Universidade. Nas suas paredes, há dois murais do artista plástico João Fahrion, datados de 1958. Nos anos 70 foram realizados os salões de artes visuais, movimento importante para a formação e ampliação das artes visuais no RS.

Com suas amplas dimensões, mobiliário expositivo e pergolado, a sala está vocacionada à realização de ações em artes visuais, ainda que sua estrutura permita a prática de diferentes atividades paralelas. Em seu histórico de exposições, destaca-se a realização de todas as edições do Projeto Percurso do Artista, promovido pelo Departamento de Difusão Cultural.

Com capacidade para cerca de 300 pessoas, a Sala Fahrion se encontra na frente do Salão de Festas, no 2º andar do prédio da Reitoria, e servia como local de recepção para os eventos do Gabinete do Reitor e da administração da universidade. Nas suas paredes, há dois murais do artista plástico João Fahrion, retratando as qualidades do trabalho e da coletividade, datados de 1958 e restaurados em 2001. Hoje em dia, a Sala Fahrion recebe exposições, encontros, congressos e concertos.

Endereço

Avenida Paulo Gama, 110
2º andar da Reitoria da UFRGS

Horário

Segunda a sexta, das 9h às 18h