SALÃO

DE FESTAS

O Salão de Festas, localizado no segundo andar do prédio da reitoria, era o local-sede dos antigos Bailes da Reitoria. Inaugurado em 1957, foi utilizado para as atividades sociais da Universidade. Na década de 1980, seu uso foi feito pelo Unimúsica, Cultura Doze e 30, Unicena e Unidança. Em 1984 se torna o espaço de exposições do Museu da UFRGS. Em 1990 foi restaurado e desenvolveu ações de espaço de múltiplos usos. Desde 2014 o espaço tem a função de sediar exposições

No ano de 2014, com a exposição Pinacoteca Barão do Santo Ângelo nos 80 Anos da UFRGS, o antigo Salão de Festas da UFRGS tem sido ressignificado enquanto espaço das artes visuais, um espaço de difusão permanente do acervo da Universidade. Um espaço aberto para que a sociedade conheça o patrimônio artístico da UFRGS. 

Dado às suas grandes dimensões, atualmente está constituído museograficamente enquanto espaço híbrido, oferecendo duas exposições de longa duração distintas, ainda que integradas espacialmente. Em comum, ambas apresentam obras do acervo da Pinacoteca Barão do Santo Ângelo.

O Salão de Festas está localizado no 2º andar do prédio da Administração Central, na Reitoria. O espaço era o local sede dos antigos Bailes da Reitoria. Inaugurado em 1957 sob o reitorado de Elyseu Paglioli, foi utilizado para as atividades sociais da UFRGS durante décadas. Nos anos 1980, os projetos culturais tomaram conta do espaço, com destaque para o Unimúsica e Cultura Doze e 30. Hoje em dia, seu uso é administrado pelo DDC, sediando exposições, conferências, performances e outros eventos.

Endereço

Avenida Paulo Gama, 110
2º andar da Reitoria da UFRGS

Horário

Segunda a sexta, das 9h às 18h