A última sessão de 2021 do projeto Tela Virtual da Sala Redenção apresenta o filme “Juliana na Cinemateca” (2017) no dia 9 de dezembro, quinta-feira, às 19h, no canal do DDC-UFRGS no YouTube. O curta-metragem, dirigido por Diego Quinderé e Estevão Meneguzzo, apresenta o trabalho de Juliana Ludolf na Cinemateca do MAM, onde realiza a restauração de rolos de filme, ao mesmo tempo que reflete sobre a situação das instituições voltadas à preservação audiovisual no Brasil.

Após a exibição, uma conversa sobre a obra reúne os diretores, a protagonista, a doutoranda em museologia Fabiana Ferreira e o técnico em cultura da Cinemateca Capitólio, Marcus Mello, com a mediação da bolsista da Sala Redenção Louise Ayang.

A live fecha as atividades do cinema universitário em mais um ano de sessões marcadas pelo distanciamento, em que foi possível explorar produções realizadas nos últimos anos no país, além de refletir sobre os rumos que serão seguidos daqui para frente.

SINOPSE

Juliana na Cinemateca
(dir. Diego Quinderé, Estevão Meneguzzo | Brasil | 2017 | 18 min)

O documentário mostra a cinemateca do MAM no Rio de Janeiro, que conta com um acervo de 80 mil rolos de filmes. Ocupada com a restauração das obras, Juliana lida com a deterioração e os constantes dilemas presentes na preservação de filmes.

 

Deixe uma Resposta

X