O artista libanês-brasileiro Ali Khodr é o próximo convidado de Teresa Poester em “Conversas sobre Desenho”. Decorrente da exposição “Percurso do artista – Até que meus dados sangrem”, o ciclo apresenta diálogos gravados, editados e ilustrados, que são lançados na última quinta-feira do mês, no canal do DDC-UFRGS no YouTube. A cada edição, Teresa recebe um artista diferente e escolhe um subtítulo – Elogio ao desenho, à cor, à escrita, ou ao lugar – que marca o seu trabalho e o teor da conversa. Nesta semana, é a vez do “Elogio ao caminho”, com Khodr.

Hoje professor de cinema na Universidade Azm em Tripoli, no norte do Líbano, Ali Khodr foi aluno de Teresa no Instituto de Artes, em Porto Alegre. Ele também viveu durante anos na França, país onde atualmente reside a professora aposentada da UFRGS que conduz e apresenta esse ciclo de conversas. O diálogo entre os dois aborda o caminho peculiar de Ali, com sua vivência multicultural e os vários idiomas que domina, bem como sua ousadia ímpar no desenho, sempre presente nos seus vídeos experimentais ou nas suas instalações e performances. Realizando residências artísticas de Paris a Berlim, ou em locais afastados no Brasil e no Líbano, o trabalho individual e coletivo de Ali Khodr requer uma imersão total no lugar. Seu processo introspectivo não busca mostrar um resultado, mas sim a abertura de caminhos, possibilidades e desdobramentos.

O ciclo “Conversas sobre desenho” é parte das atividades paralelas à exposição “Percurso do Artista – Até que meus dedos sangrem”, de Teresa Poester, com curadoria de Eduardo Veras, que esteve em cartaz na Sala João Fahrion da UFRGS entre 2019/2020 e foi centrada no desenho nas suas mais variadas formas: instalações sobre papel, videoinstalações e performances. Com a interrupção da visitação, em função da pandemia, essas ações foram transportadas para o ambiente virtual, através de vídeos editados pela própria artista, assim como o lançamento de um livro, já disponível em ebook.

As edições anteriores do ciclo “Conversas sobre desenho” estão disponíveis no canal do DDC-UFRGS no YouTube. São elas: “Elogio ao desenho”, com Edith Derdyk; “Elogio à cor”, com Laura Castilhos; e “Elogio à escrita”, com Marcia Tiburi. No próximo mês, Teresa Poester recebe Lucia Laguna, pintora carioca que utiliza processos coletivos, tendo como motivo o local onde vive, no subúrbio do Rio de Janeiro, em “Elogio ao lugar”.

 

Deixe uma Resposta

X