UNIMÚSICA 40 ANOS | MÚSICA DA PRESENÇA

O projeto Unimúsica chega aos seus 40 anos de criação celebrando a força das artes na transversalidade entre música, dança, teatro, circo e performance. A edição de 2021 é, mais do que tudo, uma homenagem aos processos artísticos fundados no exercício da presença não mediatizada.

Ainda que ganhe a forma de um festival online, o Uni 40: música da presença escolhe afirmar a cena viva, baseada na copresença entre artistas e espectadores, profundamente atingida pela pandemia de COVID-19, e que vem mobilizando esforços para pensar novas formas de produção e atuação. Nesse contexto, quais caminhos têm sido trilhados? Que relações – passadas e futuras – podemos entrever entre corpo e música, entre música e cena? O que nos aponta o jogo de convergências e fricções nos trabalhos colaborativos entre músicas(os), encenadoras(es), coreógrafas(os), bailarinas(os), atrizes, atores e performers?

Um dos eixos propostos pelo projeto para iluminar múltiplas respostas a essas questões é a Mostra Discente, que estimula artistas estudantes da UFRGS a criarem trabalhos colaborativos, que serão apresentados no encerramento do festival, no segundo semestre de 2021. E, para facilitar esses intercâmbios entre pessoas de cursos diferentes, o Unimúsica criou o Mural de Encontros, espaço fértil para o surgimento de parcerias inesperadas em tempos de ensino remoto emergencial. Participe! 🙂

#paratodeslerem: Botão com link para o Edital da Mostra Discente

#paratodeslerem: Botão com link para o Mural de Encontros

#paratodeslerem: Botão com link para o formulário de inscrição da Mostra Discente

A programação completa do Uni 40: música da presença será divulgada nos próximos meses. Aguarde!