Nunca se produziu tanta música no Brasil. Esse é, sem dúvida, um fato a ser festejado. Porém, na mesma medida em que a criação se multiplica nas mais variadas vertentes e possibilidades sonoras, mais trabalhoso e complexo se torna o acesso a este vasto repertório. Inúmeros projetos de alta qualidade artística permanecem circunscritos a nichos específicos, a pequenos núcleos. Se essa é uma realidade que atinge muitas das categorias do mundo musical, ela afeta de forma avassaladora o trabalho das mulheres instrumentistas, cuja produção permanece na invisibilidade – até mesmo para seus colegas de ofício.

A partir de uma centena de nomes assinalados, o festival FORROBODÓ traz 25 artistas. Cinco solistas por noite, cinco diferentes combinações em que se alternam instrumentos como piano, fagote, clarinete, flauta, saxofone, harpa, violão, violino, viola, rabeca, sanfona, contrabaixo, synths, guitarra, percussão e bandoneón.

A equipe curatorial, composta por Ana Fridman, Ana Laura Freitas, Lígia Petrucci, Marta Schmitt e Nanni Rios buscou a diversidade não só de instrumentações, mas das próprias produções, provocando um encontro de geografias, gerações e tradições musicais, sem perder de vista o compromisso com a representatividade negra e LGBTQI+.

Substituindo os tradicionais encontros com os artistas, o Unimúsica 2020, em parceria com a Rádio da Universidade, apresenta uma série de podcasts na semana anterior aos espetáculos. A ideia é aproximar o público dos universos musicais de cada instrumentista convidada.

CONCERTOS ONLINE

PODCASTS

Em cinco episódios, o podcast do Unimúsica 2020 prepara os nossos ouvidos para o Festival Forrobodó, que ocorre de 14 a 18 de setembro, dentro da programação do Salão UFRGS. A ideia aqui é nos aproximar dos universos musicais das 25 instrumentistas convidadas para os espetáculos virtuais. Nesta edição de estreia, ALZIRA E, GABRIELA MACHADO, JOSYARA, LÍVIA MATTOS e NINA FOLA dividem conosco um pouco sobre suas trajetórias e contam como a pandemia tem impactado na relação delas com a música e com seus instrumentos.

O Forrobodó – podcast do Unimúsica 2020 é uma parceria entre a Rádio da Universidade e o Departamento de Difusão Cultural da Pró-Reitoria de Extensão da UFRGS. A música característica é um arranjo criado e executado por Ana Fridman e Gilberto Assis, em homenagem a Rosinha de Valença e Chiquinha Gonzaga. Produção, apresentação e edição: Ana Laura Freitas. Arte: Marcelo Freire.

No segundo episódio da série de podcasts preparativos para o Festival Forrobodó do Unimúsica 2020, a gente se aproxima dos universos musicais da contrabaixista Ana Karina Sebastião, da fagotista Ange Bazzani, da pianista Lilian Nakahodo, da clarinetista Maria Beraldo e da percussionista Simone Sou.

Forrobodó – o podcast do Unimúsica 2020 é uma parceria da Rádio da Universidade com a Difusão Cultural – UFRGS. São cinco episódios, publicados diariamente, às 18h30, na semana que antecede o festival.

Produção e apresentação: Ana Laura Freitas
Arte: Marcelo Freire

No terceiro episódio da série de podcasts preparativos para o Festival Forrobodó do Unimúsica 2020, a gente se aproxima dos universos musicais das multi-instrumentistas Carol Panesi  e Léa Freire, da harpista Cristina Braga, da violista Gabriela Vilanova e da baterista Mariá Portugal.

Forrobodó – o podcast do Unimúsica 2020 é uma parceria da Rádio da Universidade com a @difusaoculturalufrgs. São cinco episódios, publicados diariamente, às 18h30, na semana que antecede o festival.

Produção e apresentação: Ana Laura Freitas
Arte: Marcelo Freire

As guitarristas Lucinha Turnbull e Navalha Carrera, as pianistas Bianca Gismonti e Clarice Assad, e a flautista e saxofonista Denise Fontoura são as protagonistas da quarta noite do Festival Forrobodó do Unimúsica 2020. No episódio de hoje do podcast que prepara nossos ouvidos para os espetáculos virtuais, elas falam sobre suas trajetórias e contam como a pandemia tem impactado na relação delas com a música.

Forrobodó – o podcast do Unimúsica 2020 é uma parceria da Rádio da Universidade com a @difusaoculturalufrgs. São cinco episódios, publicados diariamente, às 18h30, na semana que antecede o festival.

Produção e apresentação: Ana Laura Freitas
Arte: Marcelo Freire

No quinto e último episódio do Forrobodó – o podcast do Unimúsica 2020, preparamos nossos ouvidos para a noite de encerramento do festival, com Ayelen Pais, Joana Queiroz, Maíra Freitas, Renata Rosa e Simone Rasslan.

A série de podcasts é uma parceria da Rádio da Universidade com a @difusaoculturalufrgs. A proposta é nos aproximar dos universos musicais das 25 instrumentistas convidadas do Unimúsica 2020, que apresenta cinco espetáculos virtuais, de 14 a 18 de setembro. Não deixe de ouvir todos os episódios! ?

Produção e apresentação: Ana Laura Freitas
Arte: Marcelo Freire

LIVES

ENTREVISTAS

KATIA SUMAN: voz, atitude e muito mais!
Katia é uma das vozes mais significativas do rádio gaúcho. Sua atuação na Ipanema FM marcou toda uma geração de músicos e ‘radiouvintes’, promovendo a consolidação da cena musical dos anos 80 no sul do país. Além da música, ela também é apaixonada por literatura, realizando o Sarau Elétrico há mais de 20 anos, todas as terças-feiras no Bar Ocidente, com direto à canja musical. Tem um livro publicado, “Katia Suman: Diários Secretos da Rádio Ipanema FM”, fruto da sua tese de doutorado em letras e de sua determinação e obstinação em anotar e compartilhar informações. Foi a Katia quem instituiu e preservou cadernos que guardam um pouco da memória do rádio feito no Rio Grande do Sul.  Ela segue na web com a Rádio Elétrica, projeto colaborativo que está comemorando 10 anos de realizações. Agora com financiamento coletivo, no apoia.se,  porque o som e as boas ideias não podem parar. Na entrevista, realizada pela radialista Marta Schmitt, Katia fala sobre tudo isso e muito mais.  Ligue o áudio, pegue seus fones de ouvido e entre em sintonia.

O que rolou na entrevista:
  • 1:45 – Sarau Elétrico: 21 Anos de Literatura e Música no Ocidente (vem livro novo aí)
  • 8:57  – Rádio Ipanema:  Consolidação da Cena Musical nos 80 (Protagonismo feminino no FM)
  • 15:50 – Uma realização Rádio Elétrica Corporations
  • 22:50 – Diários Secretos:   Dra. “A louca do caderno”
  • 30:25 – Unimúsica: Shows incríveis, inesquecíveis, memoráveis
  • 33:47 – Pois é…. recuperar a cidade muito linda que já foi  Porto Alegre
Áudios:
  • Show Nei Lisboa e Luiz Mauro Filho, Gravado no Bar Ocidente dia 20 de Junho de 2013, na festa Xô Exu! pelo Estudio31 Produtora, Youtube
  • Vinheta da estreia do Clube do Ouvinte Elétrico, da Rádio Elétrica
Entrevista e edição: Marta Schmitt

APOIADORES