Unimúsica

Unimúsica

Criado em 1981 pela Pró-Reitoria de Extensão, o Unimúsica é um dos projetos culturais mais antigos de Porto Alegre. Ao longo de sua trajetória, tornou-se referência tanto para o público que acompanha a programação como para os profissionais da música – artistas, críticos, professores –, que veem nele um espaço privilegiado para a difusão da música popular brasileira.

Nos últimos anos, o Unimúsica tem se dedicado a divulgar e articular a produção de músicos e pensadores através de séries temáticas anuais. De 2004 até hoje, foram realizados quinze ciclos e, nesse período, o projeto foi contemplado com três importantes prêmios:  Líderes e Vencedores – Expressão Cultural, outorgado pela Assembléia Legislativa do Estado e Federasul, Destaque Cultural 2006 UNITV e Prêmio Especial do Açorianos de Música em 2016.

Sobre a série Cidade Presente: a cidade que se vê, a cidade que se escuta, do Unimúsica 2019

Cidades se constroem e se transformam não apenas na materialidade visível das edificações e dos traçados urbanos, mas também (e, talvez, sobretudo) nos modos de sociabilidade, nas diferentes práticas de interação entre grupos, pessoas, personagens. Seus pequenos rituais, suas festas, suas celebrações, sejam cotidianas ou extraordinárias, são marcas que revelam certos modos de vida. A cidade – obra coletiva de milhares de individualidades, perene e efêmera – é, a um só tempo, um lugar e a ação que nele e para ele se realiza.

A série cidade presente – a cidade que se vê, a cidade que se escuta do Unimúsica 2019 foi pensada para Porto Alegre. Ou melhor, foi pensada por Porto Alegre: em seu interesse, em sua defesa. A programação, que marca também os 85 anos da UFRGS, teve como ponto de partida as múltiplas cenas e distintas geografias da música. Ao todo, serão oito concertos inéditos, concebidos conjuntamente – em uma espécie de “curadoria transversal” – pela grande equipe de diretoras e diretores, curadoras e curadores que aqui atuam.

De um certo modo, o que veremos e escutaremos no palco do Salão de Atos é a própria cidade, com suas zonas de convergência e divergência, suas sobreposições de tempos, suas visibilidades e invisibilidades, suas tensões e cintilações. É trabalho, é força da vontade e é também promessa.

Lígia Petrucci
Coordenação e curadoria do Projeto Unimúsica

Curadoria da série:

Ana Laura Freitas
Andressa Ferreira
Juarez Fonseca
Lígia Petrucci
Roger Lerina

Concertos

Intervenções musicais

Ensaios

Parceiros

 -Mais informações pelos telefones 33083034 / 33083933 ou pelo e-mail ligia@difusaocultural.ufrgs.br
 -Todos os espetáculos acontecem às 20h no Salão de Atos da UFRGS – Av. Paulo Gama, 110, Porto Alegre-RS. Programação sujeita a alterações.

Notícias

X