Parecer técnico sobre aquisição de soluções de controle de acesso nas Unidades da UFRGS

Caso seja necessário realizar um controle eletrônico de acesso a uma Unidade da UFRGS, reconhecendo pessoas da comunidade Universitária e seus vínculos que mantém com a UFRGS, importante ter alguns cuidados durante a aquisição de equipamentos e software para esta finalidade.

A seguir algumas recomendações sobre quesitos que devem fazer parte do Termo de Referência para abertura de licitação.

Condições gerais hardware, software e rede

1.1. A solução de controle de acesso exige sintonia constante entre software e hardware. Em função disso, torna-se fundamental manter sob responsabilidade de uma única empresa o suporte técnico para os produtos envolvidos na solução. A empresa que oferece equipamentos (hardware) de Controle de Acesso deve, portanto, ter o software com as tradicionais funcionalidades de registro e controle de acesso, além da incorporação de um serviço de reconhecimento de pessoal da comunidade UFRGS e seus vínculos (serviço LDAP-UFRGS).
1.2. As empresas SOMENTE poderão participar do certame do edital se tiverem seu software de controle de acesso previamente homologado no CPD da UFRGS.
1.3. A empresa deve consultar o gerente de rede do prédio em questão sobre a disponibilidade de pontos de rede e demais necessidade de infraestrutura no local de instalação. A tecnologia de rede sem fio não é recomendada para este tipo de aplicação.
1.4. Conexão de rede: Toda a conexão a rede da UFRGS, deve ser feita através de interface ethernet 10/100BaseT, utilizando o protocolo TCP/IP.

Orientações para Homologação de Software de Controle de Acesso

  • A empresa deverá desenvolver e incorporar, em seu software de controle de acesso, rotina para conexão com serviço de LDAP da UFRGS a fim de consultar, em tempo real, os vínculos e situação da pessoa (usuário) junto à base de dados da Universidade. Isto permitirá estabelecer o perfil do usuário e local de atuação (cursos para Alunos e Unidades para Servidores) dentro do padrão da estrutura organizacional da Universidade. Com base nessas informações coletadas pela rotina, o software poderá determinar se o usuário terá ou não acesso ao local onde serão instalados os equipamentos de controle de acesso.
    Esta rotina deve ser testada no ambiente da Universidade e certificada por equipe técnica do CPD-UFRGS.
    A homologação do software deve ser providenciada antes da fase de qualificação da empresa.

Empresas com Software de Controle de Acesso já homologado até presente data

As empresas RUÁ, INTERATIVE, PORTOPONTO, SOFTWARE WARRANTY INFORMÁTICA, GITEL TELECOMUNICAÇÕES e TEC B&B SERVIÇOS já realizaram testes de conexão de seus programas de controle de acesso (via catracas e leitor) com o serviço de diretórios (LDAP) da UFRGS que registra, em tempo real, as mudanças de vínculos das pessoas na Universidade. Para essas empresas, o software de controle de acesso, consultando a base da UFRGS, já está operacional e já foi homologado pelo CPD.

Os contatos nas empresas com solução de acesso já homologada são:

* Empresa RUA  Fone: 51 3018 3030, E-mail:  rua@rua.com.br  e Site: http://rua.com.br/

* Empresa INTERATIVE  Fone 51 3013 3264 e 51 98124 5402, E-mail:  victor.lima@interative.com.br  e Site: http://www.interative.com.br/

* Empresa PORTOPONTO  Fone: 51 3339 6877 ou 51 991238856 – E-mail: portoponto@portoponto.com.br  – Site: http://www.portoponto.com.br/home

* Empresa SOFTWARE WARRANTY INFORMÁTICA LTDA  Fone: 51 3321 4077 ou 51 99823 2561 – E-mail: suporte@swinf.com.br ou infra@swinf.com.br – Site: https://swinf.com.br/suporte

* Empresa GITEL TELECOMUNICAÇÕES LTDA  Fone: 51 3086 7700 ou 51 3395 1200 e Site: https://www.gitel.com.br/

* Empresa TEC B&B SERVIÇOS LTDA  Fone: 51 3511 5399, E-mail: tecbeb@tecbeb.com.br  e  Site: http://tecbeb.com.br/

** Base de Conhecimento – Área Comercial – Irineu Gomes dos Santos – E-mail: irineu@tecbeb.com.br – Fone: (51) 3511-5399 Ramal 5353 – (51) 99722-9700

 

Manutenção do software e equipamentos

Importante prever no contrato de aquisição do produto, cláusulas de garantia e de suporte, manutenção e atualização do software.

Processo de instalação e configuração

(abra a imagem completa clicando AQUI)

Consulta Código Locais

Na configuração do software da catraca, o fornecedor pode consultar os códigos de acesso (código locais) em Órgãos ou Cursos.

 

Faça um comentário relacionado ao conteúdo deste documento

avatar