Parecer técnico sobre aquisição de soluções de controle de acesso nas Unidades da UFRGS

Caso seja necessário realizar um controle eletrônico de acesso a uma Unidade da UFRGS, reconhecendo pessoas da comunidade Universitária e seus vínculos que mantém com a UFRGS, importante ter alguns cuidados durante a aquisição de equipamentos e software para esta finalidade.

A seguir algumas recomendações sobre quesitos que devem fazer parte do Termo de Referência para abertura de licitação.

Condições gerais hardware, software e rede

1.1. A solução de controle de acesso exige sintonia constante entre software e hardware. Em função disso, torna-se fundamental manter sob responsabilidade de uma única empresa o suporte técnico para os produtos envolvidos na solução. A empresa que oferece equipamentos (hardware) de Controle de Acesso deve, portanto, ter o software com as tradicionais funcionalidades de registro e controle de acesso, além da incorporação de um serviço de reconhecimento de pessoal da comunidade UFRGS e seus vínculos (serviço LDAP-UFRGS).
1.2. As empresas SOMENTE poderão participar do certame do edital se tiverem seu software de controle de acesso previamente homologado no CPD da UFRGS.
1.3. A empresa deve consultar o gerente de rede do prédio em questão sobre a disponibilidade de pontos de rede e demais necessidade de infraestrutura no local de instalação. A tecnologia de rede sem fio não é recomendada para este tipo de aplicação.
1.4. Conexão de rede: Toda a conexão a rede da UFRGS, deve ser feita através de interface ethernet 10/100BaseT, utilizando o protocolo TCP/IP.

Orientações para Homologação de Software de Controle de Acesso

  • A empresa deverá desenvolver e incorporar, em seu software de controle de acesso, rotina para conexão com serviço de LDAP da UFRGS a fim de consultar, em tempo real, os vínculos e situação da pessoa (usuário) junto à base de dados da Universidade. Isto permitirá estabelecer o perfil do usuário e local de atuação (cursos para Alunos e Unidades para Servidores) dentro do padrão da estrutura organizacional da Universidade. Com base nessas informações coletadas pela rotina, o software poderá determinar se o usuário terá ou não acesso ao local onde serão instalados os equipamentos de controle de acesso.
    Esta rotina deve ser testada no ambiente da Universidade e certificada por equipe técnica do CPD-UFRGS.
    A homologação do software deve ser providenciada antes da fase de qualificação da empresa.

Empresas com Software de Controle de Acesso já homologado até presente data

As empresas RUÁ, INTERATIVE, REDE&IMAGEM, PORTOPONTO, SOFTWARE WARRANTY INFORMÁTICA, GITEL TELECOMUNICAÇÕES e TEC B&B SERVIÇOS já realizaram testes de conexão de seus programas de controle de acesso (via catracas e leitor) com o serviço de diretórios (LDAP) da UFRGS que registra, em tempo real, as mudanças de vínculos das pessoas na Universidade. Para essas empresas, o software de controle de acesso, consultando a base da UFRGS, já está operacional e já foi homologado pelo CPD.

Os contatos nas empresas com solução de acesso já homologada são:

* Empresa RUA  Fone: 51 3018 3030, E-mail:  rua@rua.com.br  e Site: http://rua.com.br/

* Empresa INTERATIVE  Fone 51 3013 3264 e 51 98124 5402, E-mail:  victor.lima@interative.com.br  e Site: http://www.interative.com.br/

** Base de conhecimento – Somente LiquidGED – Fone: 51 3381 8133 ou 51 981199821 e E-mail:  suporte@redeimagem.com.br

* Empresa PORTOPONTO  Fone: 51 3339 6877 ou 51 991238856 – E-mail: portoponto@portoponto.com.br  – Site: http://www.portoponto.com.br/home

* Empresa SOFTWARE WARRANTY INFORMÁTICA LTDA  Fone: 51 3321 4077 ou 51 99823 2561 – E-mail: suporte@swinf.com.br ou infra@swinf.com.br – Site: https://swinf.com.br/suporte

* Empresa GITEL TELECOMUNICAÇÕES LTDA  Fone: 51 3086 7700 ou 51 3395 1200 e Site: https://www.gitel.com.br/

* Empresa TEC B&B SERVIÇOS LTDA  Fone: 51 3511 5399, E-mail: tecbeb@tecbeb.com.br  e  Site: http://tecbeb.com.br/

** Base de Conhecimento – Área Comercial – Irineu Gomes dos Santos – E-mail: irineu@tecbeb.com.br – Fone: (51) 3511-5399 Ramal 5353 – (51) 99722-9700

 

Manutenção do software e equipamentos

Importante prever no contrato de aquisição do produto, cláusulas de garantia e de suporte, manutenção e atualização do software.

Processo de instalação e configuração

(abra a imagem completa clicando AQUI)

Consulta Código Locais

Na configuração do software da catraca, o fornecedor pode consultar os códigos de acesso (código locais) em Órgãos ou Cursos.

 

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