Divulga – Tutorial de Uso

Início

Este é o tutorial do Divulga, o objetivo do Divulga é fazer divulgações de eventos/notícias,via e-mail(correio eletrônicos),com os participantes cadastrados na lista.
Primeiramente temos um diagrama do serviço:

Todas as mensagens enviadas para o Divulga devem ser liberadas via interface pelo usuário, se você enviar uma mensagem para o Divulga, você deve liberar a mesma na tela de liberação de mensagens, isto é o mais importante, para ver como fazer isso, clique neste link: Liberar Mensagens.

Acesso

Acesse https://divulga.ufrgs.br/mailman/admin/[Nome da Lista], informe a senha recebida por e-mail e clique em  “Deixe-me entrar…“.

Visão Geral

A tela principal possui:

1 – Lista de Membros, também é a página inicial Divulga.ufrgs.br;

2 – Inscrição de Membros, para inscrever usuários;

3 – Remoção de Membros, para remover usuários;

4 – Alterar Endereço, alterar e-mails de membros;

5 – Opções de Idioma, escolher a linguagem da interface;

6 – Supervisionar as mensagens retidas;

7 – Ir para os Archives da Lista;

8 – Sair do Divulga.ufrgs.br.

Lista de membros

Clique no botão Lista de membros, marcado na imagem.

Você irá para a Lista de Membros (que também é a página inicial), nesta tela são apresentadas as seguintes funções:

1 – Campo para digitar e procurar membros, digite o nome do membro que deseja achar e clique em “Procurar”;

2 – Botão para excluir o membro da lista, deixe marcado esta opção e clique em “Enviar suas modificações“;

3 – Espaço para colocar um comentário sobre o membro, caso necessário;

4 – Botão “Enviar suas modificações” para excluir os membros marcados no botão “Desinscrever“.

Inscrição de membros

Para inscrever membros na lista, clique em “Gerenciamento de membros…“, e depois em “Inscrição de membros“, conforme a marcação na imagem.

Você irá para a tela de Inscrição de membros, conforme a imagem abaixo.

Há duas formas de inscrever membros.

A primeira forma é:

1 – Digite aqui neste campo, os e-mails dos usuários que serão inscritos na lista.

2 – Depois de digitar, clique em “Enviar suas modificações“.

A segunda forma é:

1 – Selecione um arquivo que contenha os e-mails dos usuários.

2 – Depois de Enviar o arquivo, clique em “Enviar suas modificações“.

Obs: O arquivo deve conter os e-mails escritos por linha.

Remoção de membros

Existem três formas de remover membros da lista.

Na primeira forma, você deve clicar em “Gerenciamento de Membros..” e depois em “Remoção de membros“, conforme a marcação na Imagem.

Você irá para a tela de remoção de membros, conforme a imagem abaixo.

1 – Digite aqui neste campo, os e-mails dos usuários que serão removidos na lista.

2 – Depois de digitar, clique em “Enviar suas modificações“.

A segunda forma de remover usuários é na mesma tela:

1 – Selecione um arquivo que contenha os e-mails dos usuários.

2 – Depois de Enviar o arquivo, clique em “Enviar suas modificações“.

Obs: O arquivo deve conter os e-mails escritos por linha.

Na terceira forma de remover membros, clique em “Gerenciamento de membros“, e depois em “Lista de membros“, conforma a imagem abaixo:

Você irá para a tela de lista de membros, marque a opção “Remover” no lado do nome do usuário, depois clique em “Enviar suas modificações“, o membro que tiver essa opção marcada será excluído.

 

Obs: É impossível excluir o usuário moderador responsável pela lista.

Alteração de membros

Para alterar um e-mail de um membro da lista, você deve ir em “Gerenciamento de membros…“, e depois clicar em “Alterar Endereço“.

Você irá para a tela de Alterar Endereço, conforme a imagem abaixo.

 

1 – Onde está escrito “Endereço atual do membro” você deve digitar o endereço de e-mail do membro cadastrado na lista, onde está escrito “Modificar endereço para” você deve colocar o novo endereço de e-mail do membro cadastrado na lista.

2 – Depois de cadastrar o novo e-mail do usuário, clique em “Enviar suas modificações“.

Opções de Idioma

Clique em “Opções de Idioma“.

Você irá para a tela de Opções de Idioma.

Em “Idioma Padrão para esta lista“, você escolhe o idioma padrão a ser utilizado na lista.

Em “Idioma suportados para esta lista“, você escolher os idiomas que serão habilitados para você escolher na lista, por exemplo, se você marcar os idiomas Português e Inglês, você terá apenas esses dois idiomas para escolher como padrão.

Depois de fazer as suas modificações, clique em “Enviar suas modificações

Liberar Mensagens

Quando não há Mensagens para serem liberadas

Para liberar as mensagens que você enviou para a lista, você deve ir em “Supervisionar requisições administrativas de moderação que estão pendentes“.

Na imagem abaixo temos a página de Liberação de Mensagens quando não há e-mail aguardando aprovação.

1 – Em “Clique aqui para recarregar esta página“, você atualiza a página para verificar se chegará alguma requisição;

2 – Em “Voltar para a tela de admin“, você voltará para a tela principal do Divulga;

3 – Em “Sair“, você irá efetuar o logoff do Divulga.

Quando há mensagens para serem liberadas

A imagem abaixo mostra a página de requisições sempre que haver mensagens aguardando aprovação, toda vez que uma mensagem for enviada para a lista vai aparecer essa tela.

1 – Deixando a opção “Adiar” marcada e clicando em “Enviar todos os dados”, você deixa as mensagens em espera para serem liberadas/descartadas depois.

2 – Deixando a opção “Aceitar” marcada e clicando em “Enviar todos os dados”, você está liberando as mensagens, todos os membros da lista receberão uma cópia da mensagem.

3 – Deixando a opção “Descartar” marcada e clicando em “Enviar todos os dados”, a mensagem será descartada e não será enviada.

Nesta tela as mensagens são dividas por remetente, qualquer ação selecionada na coluna da esquerda será aplicada em todas as mensagens listadas na coluna da direita. A mensagem abaixo é um exemplo, o remetente “teste@ufrgs.br“, se opção “Aceitar” for marcada, por exemplo, todas as mensagens deste remetente que estão aguardando aprovação serão liberadas.

 

Deixando a opção “Descartar todas as mensagens marcadas como adiar“, você descarta todas as mensagens marcadas como adiar.

Para liberar/descartar apenas uma mensagem, clique no número do lado do campo “Assunto“, conforme a marcação da imagem abaixo.

Você irá para uma página com os detalhes da mensagem selecionada, tendo várias informações da mensagem como cabeçalho, resumo, etc. Se você liberar a mensagem nesta tela, apenas esta mensagem será liberada.

 

1 – Deixando a opção “Adiar” marcada e clicando em “Enviar todos os dados”, você deixa as mensagens em espera para serem liberadas/descartadas depois.

2 – Deixando a opção “Aceitar” marcada e clicando em “Enviar todos os dados”, você está liberando as mensagens, todos os membros da lista receberão uma cópia da mensagem.

3 – Deixando a opção “Descartar” marcada e clicando em “Enviar todos os dados”, a mensagem será descartada e não será enviada.

 

Depois de deixar marcada a opção desejada, clique em “Enviar todos os dados”

 

Arquivos da lista

Você pode visualizar, em formato de texto, mensagens antigas que foram enviadas para a lista.

Para visualizar os arquivos, clique em “Ir para os arquivos da lista“.

Coloque o seu e-mail de moderador e a senha de moderador para entrar nos arquivos.

A interface dos arquivos da lista é essa:

1 – Visualizar as mensagens por “discussão“·

2 – Visualizar as mensagens por “Assunto“.

3 – Visualizar as mensagens por “Autor“.

4 – Visualizar as mensagens por “Data“.

5 – Visualizar todas as mensagens do mês em um arquivo de texto.

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