Gerenciando o Joomla

Esse tutorial é baseado na versão 2.5 do Joomla, outras versões podem apresentar alterações nas telas.

1. Efetue o download da versão mais recente do Joomla, descompacte o arquivo e efetue o upload de conteúdo para o local onde o Joomla será instalado. Detalhes de como efetuar upload de arquivos via SFTP (clique aqui).

  • Se você quer que o Joomla fique localizado na raiz do seu site (ex: http://www.ufrgs.br/meu_site), efetue upload de todo o conteúdo do diretório Joomla (excluindo ele mesmo) para a raiz de sua hospedagem web.
  • Caso você queira que a instalação do Joomla fique como um subdiretório no seu site (ex: http://www.ufrgs.br/meu_site/blog), crie o diretório blog no servidor e efetue o upload de todo o conteúdo do diretório Joomla (excluindo ele mesmo) para o diretório de destino desejado de sua hospedagem web.

2. Em seu navegador, abra a URL do seu site. A página de instalação do Joomla será carregada. Selecione o idioma e clique em Next.

3. Na próxima página o Joomla irá verificar os requisitos de sistema. Prossiga.

4. Na terceira tela temos o termo de uso ou licença do Joomla, o programa é gratuito para todos os fins e pode ser modificado como você quiser. Prossiga.

5. Agora vamos ao que realmente importa, a conexão com o banco de dados. Preencha os campos conforme os dados que lhe foram encaminhados por email:

  • Tipo de banco de dados: MySQL;
  • Nome do servidor: bdlivre.ufrgs.br;
  • Nome de usuário: <seu_usuário_de_acesso_ao_banco>;
  • Senha: <sua_senha_de_acesso_ao_banco>;
  • Nome do banco de dados: <nome_da_sua_base_de_dados>;
  • Prefixo de tabelas: quando vários sites Joomla são instalados no mesmo banco de dados, o prefixo é usado para diferenciar as tabelas de cada site. Apenas aceite a sugestão.;
  • Tabelas antigas: a opção Backup serve para reinstalar o Joomla sem perder o conteúdo das tabelas e a opção Remover apaga todo o conteúdo que existia antes.

6. Na próxima tela, temos as configurações FTP que serve para publicar usando o protocolo FTP, essa opção não está disponível no servidor, portanto marque como NÃO e prossiga.

7.  Agora temos as configurações básicas do site e acesso a administração:

  • Nome do site: coloque o nome do site;
  • Seu E-mail: coloque um e-mail;
  • Nome e senha do administrador: esses são os dados do super administrador (o nível mais alto de usuário) para fazer login na administração do Joomla;
  • Instalar conteúdo de exemplo: se você clicar nesse botão o Joomla será instalado com páginas prontas, isso é bom para quem nunca teve contato com os comandos do Joomla. Se você não clicar o site instalado será limpo, sem páginas, e você começará do zero.

8. Por motivo de segurança é preciso remover o diretório de instalação: NÃO clique em “Remover a pasta de instalação”, essa opção pela interface do Joomla não funciona, acesse via SFTP (Filezilla) e remova a pasta manualmente.

9. Após, clique na caixa conforme mostra a imagem e copie a configuração. Em seu desktop crie um arquivo chamado configuration.php cole o conteúdo que você copiou nele e efetue o upload do mesmo via SFTP para a raiz do seu site.

10 – Concluída a instalação, acesse a área administrativa do Joomla em http://www.ufrgs.br/meu_site/administrator e use o usuário e senha que você criou durante a instalação para fazer login.

Instalando componentes e plugins

Quando você instala o Joomla se assume por padrão as seguintes permissões: Arquivos permissão 644 e diretórios permissão 755. Ao configurar essas permissões nosso objetivo é manter o mais seguro possível, tanto o seu site quanto o servidor, da ação de hackers. Entretanto, com essas permissões, você NÃO conseguirá efetuar à instalação de componentes em seu site, para tal recomendamos a leitura do tutorial Ajustando permissões, clicando aqui.

Esse tutorial é baseado na versão 2.5 do Joomla, outras versões podem apresentar variações.

O procedimento para instalação de componentes e plugins é o mesmo, tendo em vista que você já ajustou as permissões necessárias para instalação, basta seguir as etapas abaixo.

1. Efetue o download do componente/plugin para o seu desktop.

2. Efetue login na área administrativa da sua instalação do Joomla

3. No menu superior, mova o mouse sobre Extensões e então clique em Administrar Extensões.

4. Em Enviar pacote de arquivos, clique em Browse e selecione o componente que você baixou no passo 1. Então clique em Enviar arquivo & Instalar.

Ajustando permissões

Quando você instala o Joomla por padrão se assume as seguintes permissões: arquivos permissão 644 e diretórios 755. Com essas permissões você inicialmente NÃO conseguirá efetuar instalação de componentes/plugins/temas em seu site, veremos a seguir como alterar esse comportamento.

IMPORTANTE: Permissões 777 são desnecessárias e configuram um grande risco de segurança para seu site e para o servidor, em vista disso, esse tipo de permissão não é aceita.

Permissões gerais

Para gerenciar as permissões de seu site Joomla, você precisa acessar sua hospedagem via SFTP (caso não saiba como, clique aqui), feito isso, ajuste as permissões da seguinte maneira.

Selecione os diretórios cache, logs e tmp, e faça conforme a imagem, esses diretórios devem permanecer com essa permissão 775 permanentemente.

Observação: Caso você utilize o componente Akeeba Backup, você deve configurar o diretório onde será salvo o backup com permissão 775.

Ajustando permissão para instalação de extensões

Quando estiver construindo seu site, instalando módulos, temas, plugins e componentes, você deve ajustar as permissões para aceitar a instalação dos mesmos, para isso selecione os diretórios: Administrator, cli, components, images, includes, language, libraries, media, modules, plugins, templates e faça conforme mostrado na imagem

Configure a permissão 775, selecione a opção Incluir subpastas e marque a caixa Aplicar somente a pastas.

Após isso você poderá acessar a interface administrativa do Joomla e configurar seu site, para instalação de extensões você pode seguir o seguinte tutorial.

IMPORTANTE: Após efetuar as alterações em seu site, configurando seu tema, plugins, componentes e etc, é uma boa política de segurança e extremamente recomendado  restaurar as permissões para o valor padrão. Nesse caso, basta efetuar o procedimento inverso.

 

Ajustando permissão para upgrade do Joomla ou para atualização de componentes

Antes de atualizar componentes ou mesmo efetuar upgrade do Joomla você deve primeiramente conceder as permissões necessárias para que os novos arquivos possam sobrescrever os arquivos da versão anterior.

Para isso selecione todos os arquivos e diretórios de sua instalação do Joomla.

Conforme mostrado na imagem abaixo conceda permissão 775, marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar a todos os arquivos e pastas, isso fará com que todas as pastas assumam a permissão 775 e todos os arquivos assumam a permissão 664 que é a máxima permissão concedida para aquivos.

Esse processo tende a demorar um pouco dependendo da velocidade de sua conexão com a internet e da quantidade de arquivos que a sua instalação do Joomla possua. Após a conclusão desse processo você pode seguir com o upgrade, caso queira um tutorial de como faze-lo clique aqui.

IMPORTANTE: Após atualizar sua instalação do Joomla e/ou plugins, componentes e etc, é uma boa política de segurança e extremamente recomendado  restaurar as permissões para o valor padrão.

Nesse caso, selecionamos todos os arquivos…

Faça conforme mostrado na imagem abaixo conceda permissão 644, marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a arquivos, isso fará com que todos os arquivos e apenas os arquivos assumam a permissão 644, que é a permissão recomendável e mais segura para os arquivos.

Deve-se restaurar também as permissões para os diretórios, selecione os diretórios: administrator, cli, components, images, includes, language, libraries, media, modules, plugins, templates.

e conceda permissão 755,  marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a pastas, isso fará com que apenas os diretórios assumam a permissão 755, que é a permissão recomendável e mais segura para os diretórios.

Faça um comentário relacionado ao conteúdo deste documento

avatar