Gerenciando o WordPress

Este tutorial se aplica somente se o seu site for hospedado no servidor colossus.

Instalando o WordPress

Esse tutorial é baseado na versão 3.3.1 do WordPress, outras versões podem apresentar alterações nas telas.

1. Efetue o download da versão mais recente do WordPress e descompacte o arquivo em seu computador.

2. Renomeie o arquivo wp-config-sample.php para wp-config.php.

3 – Abra o arquivo wp-config.php e preencha os dados de acesso ao banco de dados com as informações que lhe foram passadas por e-mail.

a) DB_NAME: O nome do banco de dados do WordPress.

b) DB_USER: Usuário do banco de dados MySQL.

c) DB_PASSWORD: Senha do banco de dados MySQL.

d) DB_HOST: Nome do host do MySQL.

Ainda no arquivo wp-config.php acrescente ao final do arquivo as linhas abaixo, e salve o arquivo:

if(is_admin()) {
add_filter(‘filesystem_method’, create_function(‘$a’, ‘return “direct”;’ ));
define( ‘FS_CHMOD_DIR’, 0751 );
}

4. Efetue o upload dos arquivos para o servidor (caso não saiba como faze-lo, clique aqui!).

  • Se você quer que o WordPress fique localizado na raiz do seu site (ex: http://www.ufrgs.br/meu_site), efetue upload de todo todo o conteúdo do diretório WordPress (excluindo ele mesmo) para a raiz de sua hospedagem web.
  • Se você quer a instalação do WordPress fique como um subdiretório no seu site (ex: http://www.ufrgs.br/meu_site/blog), crie o diretório blog no servidor e efetue upload  de todo o conteúdo do diretório WordPress (excluindo ele mesmo) para o diretório de destino desejado de sua hospedagem web.

5. Acesse o script de inslação do WordPress http://www.ufrgs.br/meu_site/wp-admin/install.php pelo seu navegador (substituindo o “meu_site” pelo nome real do seu site). Preencha com os dados solicitados e clique em Instalar WordPress.

6. Concluída a instalação a seguinte tela tela será apresentada.

Ajustando permissões

Quando você instala o WordPress, por padrão se assume as seguintes permissões: arquivos permissão 644 e diretórios permissão 755. Com essas permissões você inicialmente NÃO conseguirá efetuar instalação de plugins/temas ou mesmo atualizar o WordPress, verifique como modificar esse comportamento.

IMPORTANTE: Permissões 777 são desnecessárias e configuram um grande risco de segurança para seu site e para o servidor, em vista disso, esse tipo de permissão não é aceita.

Permissões gerais

Para gerenciar as permissões de seu site WordPress você precisa acessar sua hospedagem via SFTP (caso não saiba como, clique aqui).

Por padrão no diretório wp-content ficam armazenados os arquivos que você disponibiliza no site como imagens, documentos de texto e etc, em suas sub-pastas também são armazenados arquivos referentes aos temas e plugins instalados.

1. O diretório wp-content por praticidade pode permanecer com permissão 775 permanentemente. Para configurar essa permissão selecione o diretório e faça conforme a imagem.

2. A seguir conceda permissão 775, marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a pastas.

3. Vamos repetir novamente o mesmo processo, mas agora vamos configurar a permissão para arquivos.

4. Diferentemente do que foi efetuado anteriormente vamos deixar os arquivos com permissão 664. Marque a caixa Incluir subpastas e selecione a opção Aplicar somente a arquivos.

5. Agora seu site esta apto a receber conteúdo, e também para instalação de plugins e temas.

 

Ajustando permissões para atualização do WordPress

Antes de atualizar o WordPress você deve primeiramente conceder as permissões necessárias para que os novos arquivos possam sobrescrever os arquivos da versão anterior.

1. Para isso selecione todos os arquivos e diretórios de sua instalação do WordPress.

2. Conforme mostrado na imagem abaixo conceda permissão 664, marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a arquivos.

3. Agora selecione os 3 diretórios (wp-admin, wp-content e wp-includes) presentes em sua instalação conforme mostrado.

4. E vamos conceder permissão 775 para eles, marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a pastas.

5. Esse processo de ajuste de permissões pode demorar um pouco dependendo da velocidade de sua conexão com a internet e da quantidade de arquivos que a sua instalação do WordPress possua. Após a conclusão desse processo você pode seguir com o upgrade, caso queira um tutorial de como faze-lo clique aqui.

IMPORTANTE: Após atualizar sua instalação do WordPress, é uma boa política de segurança e extremamente recomendado  restaurar as permissões para o valor padrão.

6. Nesse caso basta selecionar todos os arquivos e pastas exceto o diretório wp-content.

7. Faça conforme mostrado na imagem abaixo conceda permissão 644, marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a arquivos, isso fará com que todos os arquivos e apenas os arquivos assumam a permissão 644, que é a permissão recomendável e mais segura para os arquivos.

8. Deve-se restaurar também as permissões para os diretórios, selecione os diretórios wp-admin e wp-includes.

…e conceda permissão 755,  marque a caixa Incluir subpastas e marque a opção Aplicar somente a pastas, isso fará com que apenas os diretórios assumam a permissão 755, que é a permissão recomendável e mais segura para os diretórios

Atualizando o WordPress

 O que deve ser feito antes de fazer qualquer atualização?

Recomendamos que antes de fazer qualquer atualização ou ate mesmo instalação de plugin ou tema, tomar as seguintes medidas:

1. Nunca faça à atualização direto em seu site principal, ou seja aquele que já  esta hospedado em www.ufrgs.br/meu_site, faça antes uma cópia de segurança (BACKUP) dos arquivos e do banco de dados e publique ela em um servidor local em seu computador.

2. Após ter feito à atualização em sua máquina local faça um teste e verifique se tudo esta funcionado normalmente, depois de certificar-se de que tudo esta ok, aí sim faça à atualização no WordPress hospedado no servidor.

Atualização

Para atualizar o WordPress você pode fazer o processo manual, transferindo os diretórios e arquivos via SFTP, ou o automático (recomendado) através da interface adminstrativa da aplicação.

1. Nesse tutorial mostraremos o processo para atualização do WordPress versão 3.1.1 para a versão 3.3.2. A informação de versão é obtida no painel administrativo do WordPress.

2. O mais importante no processo de atualização é ajustar as permissões para que à  atualização possa ser realizada com exito, saiba como ajustar as permissões clicando aqui!

Assumindo que as permissões estejam corretas, o processo de atualização é extremamente simples. Basta selecionar o botão “Atualizar Automaticamente”.

A atualização deve proceder sem erros, ao final você será levado para uma tela de boas vindas a nova versão.

IMPORTANTE: Lembre-se que após atualizar seu WordPress você deve retornar as permissões para a configuração padrão, saiba como aqui. Esse ajuste visa deixar seu site menos vulnerável a invasões.

Atualização de plugins e temas

1. O processo de atualização de plugins e temas se dá de modo similar ao da atualização do próprio WordPress, basta consultar se existem atualizações através do painel de administração do WordPress.

2. Havendo atualizações disponíveis certifique-se de que as permissões estão configuradas corretamente, configure conforme as permissões gerais descritas aqui.

3. Selecione os plugins e temas a serem atualizados e aplique a atualização.

Faça um comentário relacionado ao conteúdo deste documento

avatar