Sala pessoal de Webconferência
Veja aqui o conteúdo desta página
- Ao registrar-se você já tem sua própria sala de webconferência.
Alterar configurações
1. Clique no ícone de engrenagem () e clique em Preferências
2. Altere as configurações a suas preferências e clique em Salvar
- Caso selecione para a sala ser privada, defina uma senha (chave) para os moderadores e uma para os participantes que será solicitada no momento do acesso;
- Em salas públicas qualquer pessoa, cadastrada ou não, poderá acessar a conferência pelo endereço da sala.
Iniciar conferência
1. Clique Começar uma reunião
- Uma nova guia será aberta
Permissão Adobe Flash Player
1. Clique com o botão direito do mouse e selecione Configurações
2. Selecione o ícone com formato de monitor
- Normalmente é o segundo ícone da esquerda para a direita;
- Ele possui um “olho”.
3. Selecione Permitir e marque a caixa Lembrar, após clique em Fechar
Configuração e compartilhamento de áudio
- Ao entrar na sala seu microfone estará desabilitado.
1. Clique sobre o ícone Habilitar Áudio (microfone ou somente ouvir)
2. Selecione entre Microfone ou Somente ouvir
3. Caso selecione Microfone:
3a. Clique em Permitir e em Próximo
3b. Caso esteja conseguindo se ouvir, clique em Sim
- Do contrário, clique em Não e recomece o processo.
4. Caso selecione Somente ouvir:
4a. Clique em Próximo
4b. Caso esteja conseguindo ouvir, clique em Sim
- Do contrário clique em Não e recomece o processo.
Compartilhar Vídeo
- Permite compartilhar a imagem capturada do webcam para os demais usuários.
1. Clique no ícone Transmitir sua câmera
- Será apresentado a prévia da imagem que a webcam está capturando.
2. Clique em Iniciar transmissão
3. Caso necessite compartilhar outra webcam, basta clicar no ícone
- Permite compartilhar simultaneamente a imagem capturada de duas Webcams.
4. Demonstração na imagem abaixo
Notas compartilhadas
- Dispõe de um bloco para anotações ou observações que achar necessário.
1. Clique no ícone Criar novas notas compartilhadas
2. Digite o Nome da nota e clique no ícone Criar novas notas compartilhadas
3. Digite o texto desejado e clique no ícone Salvar notas em arquivo
- Barra de formatação de texto (1): Permite alterar o tipo de texto;
- Salvar notas em arquivo (2): Permite salvar as anotações nos formatos .html ou .txt.
Bate-papo
- As salas de webconferência do Mconf contam com um chat.
1. Digite a mensagem desejada e clique em Enviar
- O bate-papo pode ser:
Público (1): Ao publicar uma mensagem, todos os presentes na sala podem vê-la;
Privado (2) – Opções: Para conversar em particular com um participante deve-se clicar em Opções e após selecionar o nome do usuário que deseja enviar mensagem privada.
Gravações
1. Clique no ícone Iniciar Gravação
- Disponível para usuários com vínculo:
- Docente;
- Técnico-Administrativo;
- Funcionário de Fundações da UFRGS;
- Tutor da disciplina;
- Professor visitante;
- Colaborador convidado;
- A gravação terminará quando for clicado novamente sobre o ícone de iniciar gravação e não é processada imediatamente (quanto mais longa a gravação, maior o tempo para ser processada).
Visualizar gravações
1. Clique no ícone engrenagem () e clique em Ver gravações
2. Serão listadas todas as gravações da sua sala de webconferência
- Caso apareça a mensagem “Processando, por favor aguarde…” significa que a reunião está sendo processada, mas ainda não foi finalizada.
Acesso a webconferência através de link
- O link fornecido deverá ser digitado na barra de endereços do navegador.
1. Caso tenha conta no Mconf, clique em Clique aqui para acessar sua conta
2. Confirme seu nome e clique em Entrar
3. Caso seja solicitado, informe a chave de acesso da conferência e clique em Entrar
- A chave de acesso é fornecida pelo moderador da conferência.
4. Caso não tenha conta, informe seu nome completo no lado direito e clique em Próximo
5. Caso seja solicitado, informe a chave de acesso da conferência e clique em Entrar