Registro de estações

Tutorial de uso

Fornece acesso aos recursos da rede local da Unidade/Órgão (compartilhamentos, impressoras e outros) através da rede sem fio.

1. Aviso de Expiração da Validade de Registros

As pendências são utilizadas amplamente por outros sistemas Web da UFRGS e, a partir dessa versão, também serão utilizadas pelo Sistema de Registro de Estações, conforme figura abaixo.

2. Renovação Local do Registro dos IPs expirados

Simplificamos a forma como é feita a renovação dos IPs. Um IP que estiver expirado poderá ser renovado na própria estação de trabalho, em uma interface semelhante à do registro automatizado para a qual o usuário será redirecionado. Nessa interface, é possível atualizar informações da estação de trabalho.OBS: Continua sendo possível também atualizar os IPs pela interface do Portal.

2.1. No primeiro acesso de qualquer página no navegador da estação de trabalho, a tela abaixo será exibida.

2.2. Na tela que segue, o usuário logado é avisado de que essa estação de trabalho já possui um IP registrado e que o mesmo poderá ser reativado localmente.

2.3. Ao clicar em avançar o passo 3 é ignorado e o passo 4 é exibido, conforme vai abaixo, a fim de possibilitar a troca do usuário do registro. Consequentemente, o responsável pelo registro também será substituído caso o servidor logado não seja o mesmo responsável anterior.

2.4. Por fim, temos a tela de confirmação que manterá o mesmo IP já registrado anteriormente para essa estação de trabalho cadastrada.

3. Alerta de IPs estáticos

Estações de Trabalho ou Notebooks que estiverem utilizando IPs estáticos indevidamente serão marcados no NAC. Isso é importante para minimizar casos de conflitos de IPs que ocorrem na rede da UFRGS.
O usuário ou responsável pelo registro perceberá que o seu IP está marcado como “IP estático”, conforme imagem abaixo.

4. Tratamento de erros

O tratamento de erros é um mecanismo de tratamento automático e registro de erros em tempo de execução na linguagem PHP, que permite uma rápida detecção e correção pelos analistas e desenvolvedores através de notificações por e-mail.
Na ocorrência de um erro, o usuário recebe uma tela semelhante a que vai a seguir, tratada ao invés de um erro técnico como ocorria anteriormente. Essa tela tratada avisa-o de que um erro foi detectado e que os analistas responsáveis foram avisados.

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