ROODA – Tutorial de Uso

Como Acessar

O ROODA é disponibilizado via Web, de forma que você precisa usar um navegador para acessar seu endereço na Internet e logar-se ao ambiente. Para isso, você necessita ter um LOGIN (sua identificação perante o ROODA) e uma SENHA para este login (combinação de caracteres que autoriza o acesso ao ROODA).

Possuindo vínculo com a universidade, o acesso ao ROODA deve ser feito com a mesma conta usada no Portal da UFRGS.
Usuários sem vínculo podem pedir uma solicitação de cadastro.

Os professores que desejam utilizar o ambiente ROODA com a turma desejada, devem antes habilitar o mesmo através do Portal do Servidor no site da UFRGS. Dentre as opções de habilitação, ainda é possível abrir uma TURMA AGREGADORA, que automaticamente cadastra os alunos de todas as turmas vinculadas a tal disciplina em um só grupo.

 

Acesso com vínculo

O aluno/professor acessará as disciplinas habilitadas para uso do ROODA através do login com o número completo de identificação presente no cartão e a senha do portal, informando no espaço correto seus dados, deixando selecionada a opção vínculo ufrgs e clicando em Entrar.

IMPORTANTE: Para que um aluno/servidor que ainda não tem disciplina habilitada no portal para uso do ROODA, é necessário fazer o login com o número completo de identificação presente no cartão e a senha do portal para entrar no banco de dados do ambiente.

O link “Esqueci Senha” é voltado apenas para usuários sem vínculo com a UFRGS. Problemas com senha deverão ser resolvidos com a central de atendimento do CPD através do número 3308-5333 e/ou através da atualização da senha no portal do servidor ou aluno.

 

Acesso sem vínculo

No canto inferior direito da página inicial do ROODA, encontra-se o ícone de uma chave  que leva a uma página de cadastramento para usuários sem vínculo com a universidade.
Devem ser preenchidos todos os campos, incluindo uma justificativa da solicitação de cadastro. O pedido será analisado pelo administrador e liberado se aceito.

Caso o usuário Esqueça a Senha ou login de acesso, é possível recuperar clicando no link “Esqueci Senha”.

Para Acesso, informe seus dados no espaço correto, selecione sem vínculo e clique em Entrar

 

Cadastrar turmas

No Portal do Servidor entrar em:

Ensino de Graduação > Professor > Informações professor.

Na opção Ferramenta de Apoio (1) estarão disponíveis as disciplinas com alunos matriculados a cada semestre. Marcar na opção “usar” para as disciplinas/turmas (2) que irão utilizar o Ambiente ROODA (3) e clicar em Enviar (4).

– Após cerca de trinta minutos, a disciplina/turma e os alunos matriculados estarão cadastrados no ambiente.

– Não será possível a inserção de outros alunos; após as correções de matrícula previstas, o banco de dados será atualizado com as novas inserções ou exclusões.

 

Interface

A interface gráfica do ROODA/UFRGS permite uma navegação intuitiva e rápida, considerando a importância do apelo visual . Nisto, tem-se a maximização da usabilidade e a diminuição do número de “cliques” necessários para acessar as diferentes ferramentas e informações. Com esta interface, visa-se possibilitar e ampliar a interação entre professores, monitores e alunos . O ROODA/UFRGS traz, ainda, ajudas para todas suas telas.

 

Navegação

A interface gráfica do ROODA/UFRGS tem como objetivo facilitar a navegação pelo ambiente, oferecendo formas diversas de acesso às funcionalidades. Mesmo que os temas sejam alterados, os ícones e atalhos permanecem nas mesmas posições, possibilitando a navegação a partir de uma relação topológica. Esta se baseia na disposição espacial de informações e de acesso às funcionalidades. Independente do link em que se clicar, a visualização das informações dar-se-á na área de trabalho do ambiente (mesma tela) ou em uma nova janela (pop-up). As funcionalidades são organizadas em menu superior , abas laterais e área de trabalho .

 

Três Temas

Todos os três temas apresentam imagens, textos e botões exatamente nas mesmas posições. Ou seja, quando é realizada a troca por outro tema, os atalhos e informações são encontrados nos mesmos locais. Com isto o usuário escolhe a sua interface gráfica de acordo com suas preferências pessoais e sua conexão. Estes temas caracterizam-se por:

•  Fotográfica – explora a ideia de metáforas visuais;

•  Aqua – é constituída de formas arredondadas em tons de azul;

•  Grafite – sua característica é a simplicidade das formas.

 

Faça um comentário relacionado ao conteúdo deste documento

avatar