Sala de aula virtual – SAV – Tutorial de uso

Introdução

As plataformas EAD institucionalizadas na UFRGS (MOODLE, NAVi e ROODA) são LMS (Learning Manegments System) ou softwares desenvolvidos com base em um (ou mais de um) pressuposto pedagógico. Esses softwares são empregados para organizar e gerenciar cursos e suas atividades de ensino, como também promover o ensino e a aprendizagem a distância. Dessa forma, são ambientes virtuais de aprendizagem utilizados na UFRGS, com algumas exceções, para a Educação a Distância (cursos ou atividades de ensino a distância). Contudo, verifica-se que a comunidade acadêmica, de atuação exclusiva na modalidade presencial, faz pouco uso dessas plataformas e, por sua vez, dos recursos tecnológicos por elas disponibilizados. Também, a cada nova versão ou atualização dessas plataformas, há necessidade de reinstalação e de modificação das rotinas de sincronização dos diversos processos da Universidade neles acoplados.

O serviço Sala de Aula Virtual é um espaço integrado ao Sistema Acadêmico de Ensino e Pesquisa com o intuito de ampliar o acesso e o uso de ferramentas digitais de comunicação, de colaboração e de disponibilização de conteúdos para apoio às atividades de ensino presencial, facilitando a interação e a cooperação entre alunos e professores. O que diferencia o ambiente Sala de Aula Virtual das outras plataformas EAD da Universidade é a sua total incorporação ao Portal de Serviços do Usuário, não exigindo o uso das rotinas de sincronização.

Assim, com o intuito de difundir a infraestrutura tecnológica encontrada nas plataformas EAD para a comunidade acadêmica que atua na modalidade presencial, a UFRGS iniciou em 2011 o projeto de construção do ambiente Sala de Aula Virtual, cujas tecnologias desenvolvidas pelo Centro de Processamento de Dados (CPD), com apoio da Secretaria de Educação a Distância (SEAD), estão aqui descritas.

 

Acesso à Sala de Aula Virtual

1. Acesse o link ufrgs.br, e clique em Aluno ou em Servidor 

  • O acesso ao serviço Sala de Aula Virtual é feito através do vínculo que usuário acadêmico tem com a Universidade (Aluno ou Servidor, caso seja professor).

 

2. Clique em Login

 

3. Informe suas credenciais e clique em Enviar

  • O usuário deve indicar o número do cartão UFRGS e senha para realizar o Login com segurança no Portal de Serviços

 

4. Ao entrar no Portal de Serviços, o usuário acadêmico poderá acessar a Sala de Aula Virtual em qualquer das abas disponibilizadas:

 

Aba Geral

  • O usuário acadêmico deve buscar dentro do nível de ensino, o tipo de vínculo com a Universidade.

 

Professor

5. Siga o caminho:

ENSINO GRADUAÇÃO (1) > PROFESSOR (2) > Sala de Aula Virtual

Exemplo

 

Aluno

 

6. Siga o caminho:

ENSINO GRADUAÇÃO (1) > ALUNO (2) > Sala de Aula Virtual

Exemplo

 

Aba Aluno

 

7. Caso o usuário possuir mais de um vínculo na Universidade por nível de ensino (Graduação e Pós-graduação), deverá escolher o perfil de acesso à Sala de Aula Virtual

 

8. Selecionando Graduação no passo 7, clique em Sala de aula virtual

 

9. Selecionando Pós-Graduação no passo 7, será indicada a modalidade do curso

 

9.1. Caso selecione Stricto Sensu, clique em Sala de aula virtual

 

9.2. Caso selecione Lato Sensu, clique em Sala de aula virtual

 

Estrutura da interface da Sala de Aula Virtual

A configuração da interface da Sala de Aula Virtual é válida, em sua primeira versão, para alguns tipos de vínculo do usuário: aluno de graduação, aluno de pós-graduação stricto sensu, professor de graduação e professor de pós-graduação stricto sensu.  A interface que o usuário visualizará é formada pelas áreas de cabeçalho, de abas, de menu, de visualização das informações e de entrada de dados, de calendário e de rodapé

1. Cabeçalho: apresenta o nome do usuário, a especificação do vínculo do usuário na Sala de Aula Virtual, o botão SOS para alunos de graduação cujas dúvidas serão remetidas ao DECORDI, a função de acesso ao tutorial do ambiente Sala de Aula Virtual e a função de saída do ambiente. Ao modificar seu tipo de vínculo, o usuário é remetido para a Sala correspondente. No exemplo abaixo, o usuário Pessoa3000 está atuando na Sala como Professor de Pós-Graduação. Poderá alterar sua atuação para Professor de Graduação, aluno de graduação ou de pós-graduação

 

2. Abas: é construída dinamicamente, conforme o vínculo do usuário. É composta pela:

  • Aba Geral, de caráter permanente, mostra as informações relativas ao conjunto de atividades de ensino desenvolvidas na vida acadêmica e de procedimentos pessoais. A aba Geral é ativada tão logo o usuário entre na Sala de Aula Virtual;
  • Aba da Atividade de Ensino Vigente-Corrente, de caráter dinâmico entre períodos letivos, apresenta as informações e a configuração da sala virtual para a atividade de ensino. O número de abas a serem abertas depende do número de atividades de ensino matriculadas ou ministradas para o vínculo do usuário da Sala de Aula Virtual. Dessa forma, uma atividade de ensino corrente é definida como a última disciplina matriculada ou ministrada. O usuário inativo em um vínculo visualizará todas as atividades de ensino desenvolvidas no último período letivo ativo. Essa aba é representada pela cor azul;
  • Aba da Atividade de Ensino Vigente-Pendente, também de caráter dinâmico, apresenta as informações e a configuração da sala virtual para a atividade de ensino que não pertence ao período letivo corrente, mas que continua vigente por diversos motivos (por exemplo, aluno não recebeu conceito). Segue os princípios da aba Vigente-Corrente, com a exceção das funcionalidade Quadro de Notas e Lista de frequência que não permitem alterações. Essa aba é representada pela cor verde;
  • Aba da Atividade de Ensino Antiga, de caráter opcional, lista as informações e a configuração atribuídas a uma atividade de ensino já desenvolvida. Apenas uma única aba é gerada para as atividades de ensino antigas. Isto é, o usuário visualizará as informações da atividade de ensino desenvolvida uma de cada vez. Essa aba é representada pela cor cinza;
  • Aba da Atividade de Ensino Futura, de caráter opcional, lista as informações de uma atividade de ensino a ser desenvolvida. Apenas uma única aba é gerada para as atividades de ensino futuras e é visualizada na cor cinza.

 

3. Menu: contém as opções pessoais, quando na aba Geral, e as opções da atividade de ensino (cf. figura abaixo), quando nas abas da atividade de ensino Corrente ou Antiga.

  • Menu da aba geral

  • Menu da atividade de ensino

 

4. Calendário:  informa, além do dia corrente, os eventos pessoais registrados e aqueles vinculados à atividade de ensino.

 

5. Visualização ou de entrada de dados: exibe as informações referentes a cada atividade de ensino corrente ou já desenvolvida (conforme figura abaixo) e serve para entrada de dados de acordo com a funcionalidade configurada para a atividade de ensino. No exemplo abaixo, a área de visualização apresenta as informações de uma atividade de ensino.

 

6. Rodapé: informa o contato para dúvidas, sugestões ou críticas sobre o ambiente Sala de Aula Virtual (dúvidas de caráter pedagógico ou de curso devem ser enviadas ao Departamento de Ensino que o usuário está vinculado). O rodapé também informa a melhor resolução do monitor e as versões dos navegadores que o ambiente suporta. O uso de navegadores em versões inferiores às indicadas podem desconfigurar a visualização.

 

Aba geral ou de informações pessoais

Ao entrar na Sala de Aula Virtual, a aba Geral é ativada com as informações do último período letivo que o usuário teve atividades de ensino. Assim, o período letivo pode ser vigente (para usuários ativos) ou passado (para usuários inativos). Caso o usuário possuir mais de um vínculo ativo, a visualização inicial está relacionada à seguinte ordem: Professor de Pós-Graduação Stricto Sensu > Professor de Graduação > Aluno de Pós-Graduação Stricto Sensu > Aluno de Graduação.

 

Atividades de ensino

Inicialmente, as atividades de ensino exibidas no histórico são as do último período letivo. Caso o usuário desejar buscar informações de atividades de ensino já desenvolvidas, basta selecionar o período letivo desejado.

 

Agenda

A funcionalidade Agenda é um instrumento que registra a organização cronológica de compromissos pessoais ou das atividades de ensino. Nela o usuário (Aluno ou Professor) pode adicionar, excluir e editar seus compromissos,  como também visualizá-los no calendário. Os eventos da Agenda podem ser classificados em particulares e de atividades de ensino correntes (a ser lançada na versão 3.1). Os de tipo particular são definidos por compromissos pessoais, que podem ser compartilhados com os participantes das atividades afins. Já os relacionados às atividades de ensino compreendem obrigações acadêmicas em que somente o usuário Professor pode incluir na agenda.

Assim, ao acionar a opção Agenda do menu da aba Geral (figura abaixo), o usuário visualiza a lista de eventos das atividades de ensino correntes, a de eventos particulares, e a de eventos pendentes. A lista de eventos das atividades de ensino correntes referem-se a todos os compromissos registrados pelos professores de cada uma delas; a de eventos particulares, os criados pelo usuário; e a de pendentes exibe todos os eventos ainda não aceitos ou rejeitados.

 

Agenda da atividade de ensino

(a ser lançada na versão 4.1.2)

A Agenda da atividade de ensino possibilita ao Professor agendar eventos oficiais às atividades de ensino as quais ministra e/ou é o responsável. Todos os participantes da(s) artividade(s) com eventos agendados pelo professor visualizam o evento.

Para adicionar um evento, utilizar a opção Novo Evento na área de ferramentas da funcionalidade.

Na interface de inclusão de compromisso, identificar o tipo de evento (1), informar os dados solicitados (2), indicar quem deve compartilhar o evento (3) e clicar em salvar (4).

Após o evento ser criado, o usuário pode visualizá-lo (), editá-lo (), compartilhá-lo () e excluí-lo ().

A ação de visualização do evento () é habilitada a todos os participantes da(s) atividade(s) de ensino.

A ação de edição do evento () é habilitada ao Professor da(s) atividade(s) de ensino que participa(m) do evento. A edição de um evento não será permitida para aquelas atividades de ensino que não estiverem mais ativas ou quando um evento estiver encerrado.

A ação de compartilhar um evento de uma atividade de ensino com outras vinculadas ao usuário é habilitada através do botão Compartilhar () . Todos os participantes das atividades compartilhadas receberão a notificação do novo evento em sua agenda. O compartilhamento de um compromisso é possível somente se o evento não iniciou.

A ação de remoção de um evento () é habilitada ao Professor da(s) atividade(s) de ensino que participa(m) do evento. A exclusão de um evento não será permitida para aquelas atividades de ensino que não estiverem mais ativas ou quando um evento estiver encerrado.

 

Agenda particular

A Agenda particular possibilita aos Alunos e Professores agendar eventos em sua agenda particular com a possibilidade de compartilhar o mesmo com outros participantes em atividades de ensino do período letivo corrente.

Para adicionar um evento, utilizar a opção Novo Evento na área de ferramentas da funcionalidade.

Na interface de inclusão de compromisso, identificar o tipo de evento (1), informar os dados solicitados (2) e indicar quem deve compartilhar o evento (3).

Após o evento ser criado, o usuário pode visualizá-lo (), editá-lo (), compartilhá-lo () e excluí-lo ().

A ação de visualização do evento () é habilitada ao proprietário e a todos os convidados.

A ação de edição do evento () é habilitada ao usuário proprietário do evento. A edição de um evento não será permitida caso algum convidado tenha aceito o compromisso ou o evento tenha iniciado.

A ação de compartilhar um evento () é habilitada apenas para o proprietário do evento. A inclusão de novos convites será permitida somente se o evento não iniciou.

A ação de remoção/ocultação de um evento () é habilitada ao usuário proprietário do evento para o caso de remoção ou por todos os participantes convidados, se desejarem ocultá-lo. A exclusão de um evento não será permitida caso o evento estiver encerrado, ou algum convidado aceitou o compromisso. A ocultação será feita apenas na agenda da pessoa que o ocultou. Os demais integrantes do evento ainda poderão vê-lo.

Na área de Eventos Pendentes, o convidado verifica aqueles que ainda não foram aceitos, nem rejeitados. Para aceitá-lo, o usuário deve acionar o botão ; caso deseja rejeitá-lo, o botão  deve ser escolhido.

 

Meus arquivos

O repositório de materiais educacionais digitais (MED) do SAV visa reunir na área do usuário os conteúdos digitais de ensino e de produção individual ou coletiva da aprendizagem. Os MED são de acesso restrito ao usuário e aos participantes de uma atividade de ensino quando a ela vinculados. Para isso, o SAV apresenta um módulo de gestão de arquivos – Meus arquivos -, de forma que o repositório venha a preservar e disponibilizar, quando autorizado, o MED relacionado a uma atividade de ensino.

Tanto o usuário de perfil Professor quanto o de Aluno podem incluir arquivos em sua área de armazenamento e compartilhá-los com outros participantes da atividade de ensino. Ao vincular o MED à atividade de ensino, o usuário deverá indicar o tipo de visualização. Caso tenha o perfil de Professor, o usuário poderá deixar o arquivo visível ou oculto aos alunos. Quando Aluno, o usuário deverá indicar a visibilidade a todos os participantes ou apenas ao professor da atividade de ensino.

Um MED é qualquer objeto digital definido por um dos seguintes formatos:

  • arquivos de textos (.txt, .doc, .docx, .odt),
  • arquivos de imagem (.bmp, .jpeg, .jpg, .pdf, .pgn),
  • arquivos de apresentação (.ppt, .pps, .pptx, .ppsx, .odp) e
  • planilhas eletrônicas (.xls, .xlsx, .ods).

O repositório contém um diretório base de localização de pastas e arquivos nele incluídos. Ao acionar a ferramenta Nova Pasta (), o usuário inclui uma pasta no diretório base. O mesmo deve ser efetuado para um novo arquivo (). O número, que segue o nome da pasta criada, informa a quantidade de arquivos nela incluídos.

Ao acionar a ferramenta Nova pasta, abrirá um formulário para que o usuário indique o nome da pasta.

A ferramenta de inclusão de um novo arquivo exibe o formulário de indicação de dados sobre o arquivo: o nome pelo qual será salvo no repositório e a indicação de seu autor ou responsável.

O usuário tem a possibilidade de classificar seus arquivos por título ou data de inclusão, em ordem crescente () ou decrescente (). A vinculação de um arquivo a uma atividade de ensino corrente é realizada através da função de publicação representada pelo ícone . A alteração do nome e/ou autor do arquivo é efetuada através da opção de edição (). Já a remoção dele do repositório é produzida pelo ícone .

Ao acionar o ícone , o usuário visualizará as informações gerais do arquivo e a lista de atividades de ensino corrente as quais poderá vinculá-lo. O usuário de perfil Professor, para cada atividade de ensino, poderá escolher entre deixar o arquivo visível ou oculto a todos. Enquanto que o usuário de perfil Aluno, escolhe entre deixar visível para o professor ou a todos os participantes da atividade de ensino.

 

Aba da atividade de ensino vigente

Para entrar na sala de uma atividade de ensino do período letivo corrente, o usuário deve clicar no link correspondente no Histórico de atividades de ensino ou sobre a aba com o código/turma desejado.

 

Mural

O Mural é uma ferramenta que permite ao Professor registrar recados para os participantes de uma atividade de ensino durante o período de validade da mesma. O Aluno, por sua vez, pode visualizar os recados escritos pelo(s) professor(es) e tem a possibilidade de marcá-los como lido.

 

Visão do Professor

Caso não houver recados ativos ao acessar o Mural de uma atividade de ensino corrente, o Professor terá a seguinte visão:

Adicionando recados:

Para adicionar novos recados basta clicar sobre o botão Novo Recado:

Os campos destacados em vermelho (título e corpo do recado) são obrigatórios.

Os campos do ‘Data e hora para ser exibido o recado’ referem-se respectivamente à data/hora que o recado será exibido no mural da atividade de ensino e à data/hora que ele será removido do mural da disciplina.

É possível enviar uma cópia do recado para outras atividades de ensino, desde que o professor seja o orientador, o ministrante ou o regente. Para isso, basta que seja marcado o campo da atividade que receberá o recado, conforme apontado pela seta vermelha na figura abaixo.

Ao apertar no botão “Salvar”, destacado pela elipse vermelha, o recado é enviado para o Mural da disciplina (e, caso selecionado, também nas outras disciplinas).

 

Visualizando, editando ou excluindo recados:

Ao acessar o Mural, com pelo menos um Recado adicionado e ativo, ele(s) será(ão) exibido(s) na tela inicial do Mural. O título do recado (1), o corpo (2), e as opções de Edição/Exclusão (3) serão exibidos conforme a figura abaixo.

Nota: É possível editar um recado apenas até 15 minutos após ele ter sido adicionado. A exclusão de um recado pode ser feita a qualquer momento.

Visão do Aluno

Ao acessar o Mural de alguma atividade em que não há recados válidos, ou nenhum foi adicionado recentemente, o aluno terá a seguinte visão:

Ao acessar o Mural de alguma atividade em que há, pelo menos um, recado válido a ser exibido, o aluno terá a seguinte visão:

Recados em exibição contém a opção “Marcar recado como lido”. Ao marcar o recado como lido, o mesmo permanece oculto para o aluno que o acionou. O botão é exibido na parte inferior esquerda do recado, conforme a imagem abaixo:

 

Informações gerais da atividade de Ensino

Através desta opção, o usuário obtém informações sobre os Dados de Identificação, a Plataforma de Educação a Distância disponibilizada para a disciplina, a Súmula, o Conteúdo Programático, os Critérios de Avaliação, as Atividades de Recuperação Previstas e a Bibliografia da atividade selecionada. Basta clicar no botão  para visualizar tais informações, ou  para fechar o bloco de informações.

 

Participantes

Através desta opção, o usuário identifica os participantes da atividade de ensino, agrupados por vínculo.

 

Correio eletrônico

Por intermédio do Correio Eletrônico, é possível fazer contato com os usuários que participam da atividade de ensino.

  • Contato usuário para Aluno

O usuário deve clicar na aba Aluno e selecionar o(s) aluno(s) para o(s) qual(is) deseja enviar mensagem.

  • Contato usuário para Professor

O usuário deve clicar na aba Professor e selecionar o(s) professor(es) para o(s) qual(is) deseja enviar mensagem. Há a opção de marcar todos os professores, caso tenham mais de um ministrando a mesma atividade.

Obs.: Ao passar o cursor sobre o nome de participante, é possível visualizar sua foto.

 

Fórum

O Fórum é uma funcionalidade de comunicação assíncrona que oportuniza um espaço virtual para discussão, debate e, por vezes, diálogo, que se forma sobre um assunto de aprendizagem. O Fórum é estruturado por tópicos de assuntos e respostas de caráter permanente e público. As respostas são comentários identificados como uma contribuição ao tópico ou como uma mensagem efetuada sobre essa contribuição ou outras mensagens.

 

Configuração (Visão do Professor)

Para o Fórum ser ativado e, portanto, ser visualizado e disponibilizado a todos os participantes de uma atividade de ensino, o Professor deve escolher a opção Fórum no menu de opções. As configurações do Fórum são exibidas ao Professor, que pode indicar algumas permissões aos alunos como: consentir aos alunos a criação de tópicos e/ou a apreciação favorável de um comentário feito por outro participante.

 

Aplicação (Visão do Professor e do Aluno)

Assim que o Fórum for ativado, o usuário (Professor ou Aluno com permissão) pode criar um tópico de discussão.

Ao acionar a função Novo Tópico, o usuário recebe a interface de edição do tópico, indicando um título, prazo de validade e a mensagem (1) e clicando em Enviar (2).

Ao enviar a mensagem, o tópico será criado e disponibilizado para Professor e Aluno na data/hora de início de validade indicada (conforme figura abaixo). Os participantes da atividade de ensino visualizarão as contribuições realizadas nele quando clicarem sobre o título do tópico na lista de tópicos criados.

O ícone , quando presente, indica que o tópico estará aberto dentro do prazo de validade indicado na edição. Para alterar a data/hora de fechamento do tópico, basta que o Professor clique sobre ele e indique o novo prazo de validade. Salienta-se que quando o tópico fechar, os participantes continuarão a visualizar as mensagens nele registradas, mas não poderão contribuir com novas mensagens. Já o ícone  informa que o tópico está visível a todos os participantes da atividade de ensino. O professor pode ocultar a visualização do tópico aos participantes quando nele clicar. A partir desse momento, o ícone  indica que o tópico não está mais visível para os participantes da atividade de ensino.

As cores do cabeçalho das caixas de mensagem são indicadores para o tipo da mensagem enviada (cf. figura abaixo). A caixa em azul assinala a mensagem postada pelo Professor (ou Aluno) sobre o tema de discussão (mensagem do tópico). A mensagem em caixa de cor salmão define uma contribuição efetuada no tópico. Já a de cor verde designa um comentário sobre a contribuição ou outra mensagem efetuada por colega.

A operação de encapsulamento de mensagens pode ser efetuada a partir das contribuições (ou mensagens comentadas a partir do tópico) por meio do acionamento do botão. Dessa forma, todas as mensagens vinculadas a uma contribuição são recolhidas a ela. Isso permite ao usuário organizar o conjunto de mensagens.

O indicador de mensagem nova  , quando visualizado na lista de contribuições de um tópico, avisa que a mensagem é nova; quando aparecer ao lado do título do tópico, adverte ao usuário que há mensagens novas no tópico.

A opção Configurar serve também para reconfigurar as opções de permissão do Fórum, como um todo.

A opção Atualizar fórum restaura a interface de lista de tópicos do Fórum, isto é, atualiza essa lista.

A opção Comentar mensagem abre uma interface para discutir ou dialogar sobre o conteúdo da mensagem em questão.

Nessa interface o usuário estará de posse da mensagem original para então discursar sobre o seu conteúdo.

Somente o proprietário de uma mensagem pode modificá-la ou excluí-la. Mas, somente o fará, quando não houver outras mensagens vinculadas à ela. No caso de exclusão, o usuário deverá confirmar a remoção da mensagem.

Na edição, após o término, clique em Enviar

Na exclusão, clique em OK

 

Webconferência

A funcionalidade de webconferência é uma forma de comunicação síncrona, em que os participantes de uma atividade de ensino se encontram em uma sala de videoconferência para transmitir, discutir, debater, etc. em tempo real sobre um conteúdo de aprendizagem.

Assista o vídeo-tutorial da webconferência:

 

Visão do Professor

Cabe ao professor de uma atividade de ensino criar uma sala de videoconferência. O professor pode compartilhar uma apresentação (arquivos em PDF, slides do Power point, ou documentos do Word e imagens), fazer anotações, falar e receber perguntas e enviar o vídeo de sua webcam. O professor também pode gravar a aula para posterior disponibilização aos alunos.

Assista o vídeo-tutorial da webconferência:

Ao acessar pela primeira vez o link de web conferência, em uma atividade de ensino corrente, o Professor terá a seguinte visão:

Para criar um nova sala de web conferência clique no botão Nova sala

Informe uma denominação para o encontro e selecione a duração máxima. Ao término desse tempo a sala será automaticamente encerrada.
Ao clicar em Criar, você será redirecionado à página de web conferência.

À esquerda ficam os controles de ajuste de compartilhamento de áudio e vídeo, e de gravação do encontro (1). No centro você verá o nome do encontro configurado durante a criação (2). Abaixo situam-se os controles de upload de apresentação e os botões para avançar a página ou slide (3).
A apresentação exibida é compartilhada com todos os participantes da web conferência.

  • Maiores informações sobre o sistema Mconf podem ser obtidas no Tutorial do Mconf

Da esquerda para a direita, os seguintes comandos estão disponíveis para uma webconferência ativa: Entrar (entra na sala, sendo aberta uma nova janela), Parar (fecha uma sala aberta mas mantém seu registro) e Excluir (se a sala estiver aberta ela é encerrada e depois removida do histórico).
A exclusão de uma sala remove o registro do histórico de web conferências da disciplina e apaga quaisquer gravações que tenham sido feitas.

Para assistir a gravação de uma sala clique no seguinte ícone:

 

Visão do Aluno

Assista o vídeo-tutorial da webconferência.

Link do YouTube

O Aluno pode acessar uma web conferência em andamento clicando no ícone respectivo, conforme a imagem:

À esquerda ficam os controles de ajuste de compartilhamento de áudio e vídeo, e de gravação do encontro (1). No centro você verá o nome do encontro configurado durante a criação (2). Abaixo situam-se os controles de upload de apresentação e os botões para avançar a página ou slide (3).
A apresentação exibida é compartilhada com todos os participantes da web conferência.

  • Maiores informações sobre o sistema Mconf podem ser obtidas no Tutorial do Mconf

Para assistir a gravação de uma sala clique no seguinte ícone:

 

Lista de Frequência

A Lista de Frequência é uma ferramenta onde o usuário de perfil Professor (Graduação e Pós-graduação) registra as frequências diárias (presenças e ausências) durante o período de validade da atividade de ensino. O usuário de perfil Aluno visualiza as atribuições de frequências efetuadas no período letivo corrente.

Faça download e assista o vídeo-tutorial da Lista de Frequência (39Mb, com legenda).

 

Visão do Professor

Faça download e assista o vídeo-tutorial da Lista de Frequência (39MB, com legenda).

Ao acionar pela primeira vez a opção Lista de Frequência, o Professor deve utilizar a ferramenta Configurar Lista (figura abaixo) para preparar a relação de alunos e datas de aula previstas para a atividade de ensino.

  • Atenção: caso o Departamento não tenha registrado os dias da semana e horários no Banco de Dados Institucional, a Lista de Frequência não será gerada.

Logo que a grade for montada, o Professor visualizará a lista conforme figura abaixo.

Para informar as frequências dos alunos, o Professor deve escolher a data da aula (coluna da grade) e escolher a opção Atribuir Frequência no menu de ferramentas da funcionalidade.

Tal ferramenta abre a interface de informação das presenças e ausências. Conforme demonstrado na figura abaixo, o Professor pode atribuir presença a todos, acionando a ferramenta Todos Presentes; (1) ausência a todos, através do recurso Todos Ausentes (2); ou individualmente (3). O preenchimento do campo que descreve o conteúdo desenvolvido na data de aula escolhida é obrigatório. Finalizada a atribuição e a indicação do conteúdo desenvolvido na aula, a ação de Salvar deverá ser executada.

Para gerar a lista de frequência, clique em Imprimir Lista

  • A ferramenta Imprimir Lista gera uma lista de frequência a partir das opções elencadas pelo Professor

Selecione as configurações de sua preferência clique em Imprimir

 

Visão do Aluno

Faça download e assista o vídeo-tutorial da Lista de Frequência (39MB, com legenda).

Caso o Professor da atividade de ensino tenha configurado a Lista de Frequência, o Aluno pode, então, visualizar as frequências atribuídas no período de letivo.

 

Quadro de Notas

Faça o download e assista o vídeo-tutorial do Quadro de Notas (49MB, com legenda).

O Quadro de Notas é uma ferramenta onde o usuário de perfil Professor (Graduação e Pós-graduação) registra as notas parciais (ou conceitos) durante o período de validade da atividade de ensino, com a possibilidade de comentá-las. O cálculo da nota final é realizado a partir dos pesos estabelecidos pelo Professor e convertidos em conceitos podendo ser, posteriormente, exportados para o Sistema de Apropriação de Conceitos.

O Professor responsável pela atividade de ensino configura as características do Quadro de Notas, determinando forma de avaliação e os intervalos das notas para cálculo dos conceitos. O usuário Aluno, por sua vez, visualiza suas notas, conforme a configuração determinada pelo usuário Professor.

 

Acervo

O usuário, independente do seu perfil, tem a possibilidade de visualizar e realizar download dos materiais educacionais digitais (MED) por ele armazenados no repositório, como também os compartilhados por outros. O módulo de visualização dos MED tem por função exibir as características que os definem e permitir que o usuário decida pelo download de um ou mais material.

Os MED são divididos em três grupos: material de apoio à atividade de ensino; material publicado pelo usuário; e material publicado pelos demais participantes. Um material é considerado de apoio quando publicado pelo Professor.

O usuário Professor tem a possibilidade de comentar o material disponibilizados pelos alunos através do ícone  e visualizar os comentários através de . A quantificação ao lado do ícone de visualização de comentário indica o número de comentários realizados sobre o material.

Ao usuário Aluno, é permitido visualizar apenas os comentários do Professor a materiais de que é proprietário.

A todos os usuários, é permitido realizar download dos arquivos. Em cada uma das três áreas de listagem dos MED, o usuário poderá classificar os arquivos em ordem crescente ou decrescente nas colunas apresentadas. Para isso, o usuário deve clicar sobre o título da coluna em que desejar usar como referência.

 

Aba da atividade de ensino antiga

A aba da atividade de ensino já desenvolvida (aba cor cinza) tem o mesmo comportamento e funções que a aba da atividade de ensino corrente. Contudo, não é permitido atribuir notas e frequências.

 

Aba da atividade de ensino futura

A aba da atividade de ensino de período letivo futuro (aba cor cinza) tem o mesmo comportamento e funções que a aba da atividade de ensino. No momento da inclusão de aluno matriculado, este tipo de atividade passa a ser corrente (aba cor azul).

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