Sistema de Automação de Bibliotecas (SABi) – Consulta

Circulação de documentos

O serviço de circulação gerencia o empréstimo, devolução, renovação e reserva de documentos em todas as bibliotecas da UFRGS.

Cadastro, cartão de identificação e senha do usuário

  • Cadastro: Caso você seja aluno de graduação, pós-graduação, de ensino infantil, fundamental, médio e profissional, professor, professor aposentado, colaborador convidado, membro de incubadora, tutor de disciplina EAD, servidor técnico-administrativo ou servidor técnico-administrativo aposentado da UFRGS está automaticamente cadastrado no SABi e habilitado a utilizar o serviço de circulação de documentos no setor de empréstimo das bibliotecas que desejar utilizar.
    • Altere seu endereço e/ou e-mail diretamente no Portal do Aluno ou Portal do Servidor acessível na página da Universidade (http://www.ufrgs.br) ou na Ajuda do SABi (http://www.sabi.ufrgs.br).
    • Para alterar os demais dados cadastrais, dirija-se:
      • PROGESP – Professor e Servidor técnico-administrativo;
      • PROPG ou PROPESQ – Colaborador;
      • DECORDI – Aluno de Graduação;
      • Secretaria do Programa de Pós-Graduação – Aluno de Pós-Graduação;
      • Secretaria da Unidade – Aluno de Ensino Fundamental, Médio e Profissional;
  • Cartão de identificação: O cartão de identificação da UFRGS é usado para transações de empréstimos e renovação.
    • Notifique imediatamente, em qualquer biblioteca, a perda do cartão para evitar o seu uso indevido.
      • Solicite a segunda via do cartão de identificação junto à Central de Identificação da UFRGS, no Campus Centro, Av. Paulo Gama, prédio do Banco do Brasil.
      • Você só poderá utilizar o serviço de empréstimo domiciliar após a emissão da segunda via do cartão.
  • Senha: A senha inicial fornecida pelo sistema é sua data de nascimento, no formato DDMMAAAA.
  • Caso seja estagiário ou bolsista de outra instituição, funcionário do HCPA ou biblioteca de outra instituição dirija-se ao setor de empréstimos da biblioteca para informações sobre como cadastrar-se.

 

Empréstimos

  • Apresente seu cartão no balcão de empréstimos da biblioteca para utilizar o serviço de empréstimo domiciliar.


 Renovação de empréstimo

  • Pode ser feito pela página do SABi ou em qualquer biblioteca desde que não haja reservas para o documento que deseja renovar, atraso na devolução de seus empréstimos ou débitos, nem problemas com seu e-mail ou cadastro expirado.
  • O controle da data de devolução dos empréstimos feitos nas bibliotecas da UFRGS é de responsabilidade do usuário. Confira sempre a data de devolução de cada item.

 

1. Acesse https://sabi.ufrgs.br/ e clique em Indentificação

 

2. Digite seu o número do seu cartão e sua senha


 3. Clique em Empréstimos

 

 4. Para renovar um documento, clique sobre o número do mesmo

 

 5. Clique em Renovar

 

6. Caso deseje renovar todos os documentos, clique em Renovar todos

 

Reserva e Consulta

  • Você só pode reservar documentos das bibliotecas onde está habilitado

 

1. Clique em Nova pesquisa

 

2. Digite uma palavra ou frase e clique em Buscar

 

2.1. Permite pesquisa por campo

 

2.2. Permite pesquisa por Idioma

 

3. Clique sobre o número do documento a reservar

 

4. Clique em Todos os itens

 

5. Clique em Reservar

 

6. Clique em Reservar

 

Correspondências e avisos

  • Toda correspondência biblioteca-usuário é feita via e-mail. Por isso, mantenha seu e-mail atualizado no cadastro da Universidade e consulte-o com frequência. Desta forma, você receberá regularmente: lembrete da data de vencimento de seus empréstimos, avisos de reserva disponível e/ou cancelada e três avisos solicitando a devolução de documentos com atraso.
  • O não recebimento do lembrete da biblioteca, independentemente do motivo, não isenta o pagamento da taxa por atraso na devolução.

 

Penalidades e Taxas

  • Documento em atraso ou débito superior a cinco vezes o valor da taxa por atraso na devolução de item, conforme estabelecido no Regulamento de Circulação de Coleções do SBU, impossibilita o empréstimo domiciliar de novo documentos nas bibliotecas da Universidade.
  • Informações sobre o pagamento de débitos devem ser obtidas junto a cada biblioteca em que você tem débito.
  • A taxa por devolução em atraso é computada em dias corridos, inclusive sábado, domingo e feriado.

 

Gerar GRU

 

1. Na tela inicial clique em Controle de débitos

 

2. Clique na caixa em destaque para selecionar os itens não pagos

 

3. Clique em Gerar guia

 

4. Será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU), verifique se os dados estão corretos

  • Atente-se ao órgão da UFRGS em dívida, data de vencimento e valor cobrado.

 

5. Caso tenha débitos em mais de uma biblioteca, volte a tela de controle de débitos e clique em Gerar guia na biblioteca correspondente

 

6. Será emitida a Guia de Recolhimento da União (GRU), verifique se os dados estão corretos

  • Atente-se ao órgão da UFRGS em dívida, data de vencimento e valor cobrado.

 

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