Sistema de Ponto Eletrônico – Tutorial de uso

Registro da Frequência

O registro da frequência é feito em computadores específicos para este fim. O acesso é realizado com o número do cartão e a senha do Portal de Serviços. O sistema identifica os computadores do órgão de exercício do servidor, ou seja, o registro da frequência pode ser realizado apenas em computadores autorizados pelo órgão de exercício do servidor.

Figura 1 – Tela inicial do Ponto Eletrônico.

Após o login, clique no botão Entrada ou Saída , conforme o caso. Na tela de registro, no espaço Acompanhamento da jornada, todos os registros realizados no dia são listados na lateral esquerda da tela. Além disso, as barras de progresso indicam a estimativa do cumprimento da carga horária do servidor no dia, na semana e no mês.

Figura 2 – Registro de ponto e acompanhamento da jornada.

Ao acionar qualquer um dos botões, o registro é efetuado e o servidor é desconectado do sistema, de modo que outro servidor possa fazer login.

Figura 3 – Após registrar o ponto, o servidor é desconectado automaticamente do sistema.

O sistema emite alertas em algumas situações, mas a decisão de continuar com o registro cabe ao servidor e deve ser realizado por meio de botões de confirmação. As ações que emitem alerta são:

  • Registros efetuados antes de transcorridos 10 minutos desde o último registro, conforme exemplo abaixo;
  • Registro de saída sem haver um registro prévio de entrada (no mesmo dia);
  • Registro de entrada sem haver um registro prévio de saída (no mesmo dia);
  • Retorno de um intervalo com período inferior a 1 hora.
Figura 4 – Situação com alerta.

 

Acompanhamento e Ajustes de Registro

O acompanhamento do registro da frequência do servidor e a solicitação de ajuste devem ser realizados no Portal de Serviços. O acesso pode ser feito no banner do Ponto Eletrônico, pelo menu informações Funcionais (1) >> Ponto Eletrônico (2) ou pela caixa de busca Localizar, procurando por ponto eletrônico.

Figura 5 – Acompanhamento do registro da frequência.

A tela de acompanhamento mostra os registros do mês, com o cálculo de intervalo e jornada para cada par de registros entrada/saída. Valores de intervalo menores que 1 hora ou maiores que 3 horas aparecerão em vermelho, como sinal de alerta. Da mesma forma, também aparecerão em vermelho as jornadas diárias maiores que 10 horas ou jornadas ininterruptas maiores que 6 horas. A partir da tela de acompanhamento é possível solicitar ajustes em registros já efetuados (que aparecem em azul) ou em registros perdidos, ou seja, se foram registradas duas entradas ou duas saídas seguidas. No segundo caso, o sistema mostra um triângulo amarelo de alerta, que pode ser clicado para solicitação de inclusão de registro.

Figura 6 – Tela de acompanhamento do registro.

Toda alteração de registro (horários em azul) ou inclusão de registro (triângulo em amarelo) precisa ser certificada pela chefia imediata do servidor para o registro efetivo na contagem da carga horária. Registros certificados aparecem na cor verde e não podem mais ser alterados. Ao clicar no triângulo amarelo, no exemplo da tela acima, o servidor é direcionado para a tela de Pedido de ajuste.

Figura 7 – Tela de Pedido de ajuste.

1. Na tela Pedido de ajuste o servidor deve informar o tipo de registro, entrada ou saída, o dia do ajuste, o horário a ser retificado e selecionar uma das opções de justificativa do ajuste. Caso necessário, o servidor pode anexar arquivos ao seu pedido.

Figura 8 – Tela onde deve ser informado o tipo de registro, o dia do ajuste, o horário e a justificativa do ajuste.

Até serem certificados, os registros de ajuste solicitados aparecerão na cor amarela, na tela de acompanhamento.

Figura 9 – Tela de acompanhamento.

2. Além de solicitar a alteração de registros já efetuados (horário em azul) ou a inclusão de registros não efetuados (triângulo amarelo), o servidor também pode solicitar a inclusão de um registro por meio do menu Ajuste de Registros (1), clicando no botão Solicitar inclusão de registro (2). A tela principal do Ajuste de registro permite acompanhar as solicitações efetuadas e excluir as solicitações encaminhadas e ainda não analisadas.

Figura 10 – Tela de solicitação de inclusão de um registro por meio do menu Ajuste de Registros.

3. Clicando no botão Solicitar inclusão de registro deve ser selecionada a opção do tipo de ajuste: Entrada, Saída, Período (que corresponde à entrada e saída) ou Abono de carga horária. Devem ser informados, também, o dia e a hora do ajuste solicitado, a justificativa e, se necessário, anexar documentos.

Figura 11 – Tela de preenchimento das opções do tipo de ajuste.

Deve ser avaliado qual o tipo de pedido de ajuste é mais adequado para cada situação. Por exemplo:

  • O computador destinado para o registro da frequência não estava funcionando no período da manhã devido à uma queda de luz: O servidor deve escolher a opção Período para solicitar a inclusão de um registro de entrada e/ou de saída, conforme o caso.
  • Servidor precisou sair para um compromisso em outro órgão da UFRGS e não voltou em tempo de efetuar o registro de saída do turno: O servidor deve escolher a opção Saída para solicitar a inclusão de um registro de saída não realizado, indicando o horário em que concluiu seu compromisso no outro órgão da Universidade.
  • Servidor tinha uma consulta médica marcada para às 15 h sendo que, normalmente, ele trabalha até às 17 h: O servidor deve escolher a opção Abono de carga horária para solicitar o abono de 2 horas. Se for o caso, poderá anexar atestado médico ao seu pedido. É importante que o servidor não informe que estava na UFRGS no período de sua consulta médica solicitando, por exemplo, um registro de saída fictício às 17 horas pois, apesar de permitida a Ausência, esse período não conta como hora trabalhada.

 

Certificação da Chefia

Uma solicitação de Pedido de ajuste deve ser certificada pela chefia imediata do servidor, acessando a opção do menu Certificação de Ajustes. É possível visualizar detalhes da solicitação, clicando no nome do servidor.

Figura 12 – Tela da Certificação de Ajuste.

A chefia deve incluir uma justificativa e clicar num dos botões, Certificar ou Não Certificar. Feita a certificação, o horário muda para a cor verde na tela de acompanhamento do servidor. Caso o pedido de ajuste não seja certificado pela chefia, o horário deixa de aparecer na tela de acompanhamento, retornando o triângulo em amarelo, e o servidor pode realizar um novo pedido, se for o caso.

Figura 13 – Tela de informações do pedido de ajuste.

A chefia pode acompanhar a jornada de trabalho dos servidores a ela subordinados a partir do menu Acompanhamento da chefia. Nessa tela é possível pesquisar pelo nome ou número do cartão do servidor e visualizar a mesma tela de acompanhamento a qual o servidor tem acesso, mas sem a possibilidade de solicitar ajustes.

Figura 14 – Tela de Acompanhamento da Chefia.

 

 

 

 

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00271917EdsonDiniz Silva de Azevedo Recent comment authors
Diniz Silva de Azevedo
Visitante
Diniz Silva de Azevedo

Eu gostaria de saber se o horário de expediente se aplica aos vigilantes que trabalham em escala, e que sempre aparece com horas a menos.

00271917
DPS

Boa tarde Diniz, este espaço para comentários é aberto estritamente para assuntos referentes ao presente documento/tutorial. Por gentileza, entre em contato com a PROGESP para obter informações a respeito do Sistema de Ponto Eletrônico.

00271917
DPS

Boa tarde Diniz, este espaço para comentários é aberto estritamente para assuntos referentes ao presente documento/tutorial. Por gentileza, entre em contato com a PROGESP para obter informações a respeito do Sistema de Ponto Eletrônico.

Edson
Visitante
Edson

Bom dia! Estamos inserindo um sistema de ponto eletrônico em nossa instituição (UFG) e gostaria de entrar em contato com alguém da área técnica para esclarecer algumas dúvidas. Obrigado

00271917
DPS

Bom dia Edson,

Acesse a página do serviço do Sistema de Ponto Eletrônico aqui e clique no botão Esclarecer Dúvida.

Atenciosamente,

Divisão de Produção e Suporte – CPD