Unidade Sem Fio – Configuração AD Windows 7

  • Essa documentação é destinada aos gerentes de rede das unidades da UFRGS. Se você não é gerente da rede local e necessita dessa configuração, então entre em contato com o responsável pela gerência da rede da sua unidade. Para realizar a configuração da rede do Unidade sem fio com recursos do Active Directory é necessário que: A máquina já seja membro do domínio AD, para maiores informações, consulte o gerente de sua unidade; Ter os certificados da UFRGS instalados no dispositivo. Para maiores informações, clique aqui.
  •  Autenticação da rede sem fio será realizada automaticamente ao efetuar login no Windows, por isso, na primeira etapa de configuração informaremos ao sistema quem terá permissões para utilizá-la.

Autorizando usuário(s) ou grupo(s) do AD

1. Acesse o Portal do Servidor e faça o caminho Gestão > Administração Rede UFRGS > Sistema de Registro de Estações NAC.

2. Clique no menu SSID (1) e na guia Usuários (AD) (2). Na caixa usuário (3), informe o nome do grupo ou do usuário e a lista retornará os resultados encontrados. Quando o nome ou grupo for localizado (4), clique em Autorizar e o processo estará completo (5).

 

Autorizando Usuários através do número do cartão UFRGS

1. Acesse o Portal do Servidor e faça o caminho Gestão > Administração Rede UFRGS > Sistema de Registro de Estações NAC.

2. Clique no menu SSID (1) e na guia Usuários (BD) (2). Você terá duas formas de consulta: por nome ou pelo número do cartão UFRGS, conforme mostra a figura abaixo (3). Ao final da consulta, clique em Autorizar no usuário desejado e o processo estará completo (4).

 

 

 

Configurando o Unidade Sem Fio

  • Os tutoriais anteriores referiam-se a etapa de configuração inicial. A partir de agora passamos para etapa de instalação do sistema.
  • Certifique-se de estar logado com um usuário que tenha permissões para instalar programas no dispositivo.
  • Seu computador será reiniciado, por isso salve antes todos os processos que estejam abertos para que não ocorra perda de dados.

1. Rode o instalador Windows 7 (MD5 18e92f1e9cc155f816d7767589802be8).

 

2. Caso a mensagem de Aviso de Segurança apareça, clique em Executar.

 

3. Clique em Próximo.

 

4. Clique em Eu Concordo.

 

5. Selecione a unidade a qual a rede irá se conectar após a instalação (1) e clique em Próximo (2).

 

6. Marque a caixa de seleção Autenticação AD (1) e clique em Próximo (2).

 

7. Clique em Instalar.

 

8. Aguarde a instalação ser concluída.

 

9. Clique em Terminar.

  • Reinicie seu dispositivo e efetue login no domínio com usuário que possui autorização para acessar a rede configurada.
  • Verifique se a rede para sua Unidade Sem Fio já está conectada; se não estiver, localize-a e clique em Conectar. Para maiores informações sobre como localizá-la, clique aqui.
  • Ao concluir a conexão, o sistema solicitará o registro do dispositivo na rede NAC, que deve ser feito da mesma forma que na rede cabeada. Para maiores informações, clique aqui.

Habilitando o recurso de AD para o dispositivo

1. Acesse o Portal do Servidor e faça o caminho Gestão > Administração Rede UFRGS > Sistema de Registro de Estações NAC.

2. clique em Blocos IP, na aba do canto esquerdo, e localize o bloco em que o dispositivo foi registrado.

3. Clique no IP do dispositivo, informado no final do Registro do IP.

4. Vá em Operações disponíveis para o IP, escolha a opção Alterar dados do registro e dispositivo e clique em Efetuar.

5. Habilite a caixa Habilitar AD para este dispositivo.

  • Finalizada essa etapa, seu computador já estará pronto para acessar a rede e os recursos de impressoras e arquivos.

 

Faça um comentário relacionado ao conteúdo deste documento

avatar