VPN UFRGS/Serviços – Resolução de Problemas Comuns

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Primeiramente, certifique-se que esteja instalada a última versão do OpenVPN disponibilizada pelo CPD da UFRGS.

Para verificar qual é a versão OpenVPN instalado na máquina, siga o seguinte passo a passo:

1 – Execute o “OpenVPN GUI“.

2 – Clique em “Mostrar os ícones ocultos“.

3 – Clique com o botão direito do Mouse no ícone do computador com um cadeado.

4 – Clique em “Conectar“.

5 – Verifique qual é a versão do OpenVPN, se é a “OpenVPN 2.4.7”.

6 – Se não for a versão 2.4.7, entre no Portal do Servidor, vá em “Downloads“, depois em “Relação de Softwares” e baixe a última versão disponibilizada pelo CPD da UFRGS. Não precisa excluir o antigo OpenVPN para instalar o novo.

7 – Na hora que for instalar o OpenVPN(No Windows 10), o Windows Defender apresentará uma mensagem, clique em “Mais Informações”.

8 – Clique em “Executar assim mesmo”.

 

Principais Problemas

1 – Caso apresente “Wrong credentials. Try again“, o problema é o login ou senha errada.

2 – No caso de erro do tipo: “Interface ipv6 set address + netsh command failed: returned error code 1”, há indícios que o suporte à IPv6 do Windows foi/está desabilitado.

3 – No caso de aparentemente a conexão ter sido estabelecida, mas não haver navegação, a principal hipótese é de incorreção na aplicação das rotas.

Abra um prompt de comando:

Digite “route print“:

Verifique suas rotas: alguns casos de fixação de rotas no dispositivo podem acarretar em problemas na conexão com a VPN.

Rotas cujo endereço de gateway é “143.54.131.1” refem-se à conexão da VPN e indicam a correta aplicação das rotas específicas. Caso não haja rotas para este gateway, houve falha na aplicação de rotas.

VPN SERVIÇO(Pelo menos estas duas rotas)

VPN UFRGS(Obrigatoriamente estas quinzes rotas)

4 – Caso apresente o erro abaixo com a mensagem “All TAP-Windows adapters on this system are currently in use”.

O OpenVPN está mostrando a mensagem de que a pseudo interface de rede TAP já está em uso, ou seja, há outro processo de serviço de VPN (pode ser OpenVPN ou outro aplicativo de VPN).

Reiniciar a máquina e tentar novamente, caso apresente problemas ainda, tentar desinstalar tudo e instalar novamente o OpenVPN.

 

 

 

 

 

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