Contribuições da sociologia aos estudos sobre a inovação

O livro “Sociologia da inovação econômica”, do professor italiano Francesco Ramella, publicado pela Editora da UFRGS em versão atualizada para o português, oferece uma visão sociológica das teorias e pesquisas sobre inovação econômica. 

Em nível internacional, os estudos sobre inovação estão configurando-se como um campo de pesquisa emergente que tende a transpor os limites das disciplinas acadêmicas tradicionais. Nesse sentido, são notáveis os aportes da sociologia e, particularmente, da sociologia econômica para o desenvolvimento desse novo espaço científico.  

Valendo-se de uma abordagem sociológica integrada, o autor destaca a complexidade distintiva do tema e argumenta que, a fim de compreender os processos de inovação, é necessário focalizar os atores envolvidos, as relações entre eles e os contextos setoriais e territoriais em que operam.

Sociologia da inovação econômica”, de Francesco Ramella, está disponível para download em www.lume.ufrgs.br > Acervos > Editora da UFRGS.

Sobre o autor

Francesco Ramella é professor de Sociologia do Desenvolvimento na Universidade de Turim e presidente da Sociedade Italiana de Sociologia Econômica.