Editora lança convite para a celebração de seus 50 anos

No mês de março a Editora da UFRGS completa 50 anos. Para que essa trajetória de difusão do conhecimento acadêmico possa ser contada por todos aqueles que dela participam, leitores e profissionais da cadeia do livro estão convidados a contar em um vídeo sua relação com a editora. O prazo para envio dos vídeos foi estendido para 7 de março. Participe!

A celebração dessas cinco décadas de produção editorial constitui rara oportunidade para refletir sobre a relevância do livro acadêmico para a sociedade e sobre o papel da Editora da UFRGS na divulgação dos saberes que resultam das atividades universitárias. Nesse sentido, são valiosos os relatos e as memórias de todos aqueles que contribuíram para essa história de êxito, colaborando com a editora na promoção do conhecimento técnico-científico.

“Uma trajetória de 50 anos de trabalho pode ser contada sob diversos pontos de vista, e esse é o caso da história da Editora da UFRGS, uma das mais importantes editoras universitárias do país”, comenta Luciane Delani, diretora da editora. “Por fazer parte de uma universidade pública, a editora fruiu da liberdade de desenvolver seu catálogo a partir de uma criteriosa seleção de originais voltados para o público acadêmico, sem sofrer a imposição do grande sucesso comercial, mas com especial compromisso com a qualidade informativa de suas publicações”. Conforme a diretora, essa é a razão pela qual a editora conquistou seu espaço, “valorizando a educação, a ciência e a pesquisa”.

Desde a concepção do original até a distribuição do livro, estão contempladas nesta ação comemorativa todas as etapas que permitem a realização plena do propósito comunicativo de uma obra. Portanto, para este convite – que visa, sobretudo, ao amadurecimento da cultura editorial no universo acadêmico mediante a troca de experiências e reflexões – levam-se em conta, além dos leitores, todos os públicos que operam na cadeia do livro: autores, pesquisadores, livreiros, editores, gráficos, capistas, tradutores, bibliotecários, mediadores de leitura, ilustradores, distribuidores, gestores governamentais, associações de classe, academias e sindicatos ligados às cadeias mediadora, produtiva e criativa do livro.

Como participar

– Grave um vídeo de 30 a 60 segundos contando sobre a sua relação com a Editora da UFRGS.

Alguns tópicos que o podem inspirar:

  • Fatos marcantes e anedotas interessantes.
  • A relevância do livro acadêmico para a sociedade.
  • A importância dos livros da editora para a sua trajetória acadêmica, profissional ou pessoal.


– Preencha seus dados e poste, até 7 de março, seu vídeo no formulário disponível no link https://bit.ly/2MV0PwD.

A publicação dos vídeos ocorrerá a partir do mês de março.

Sobre a Editora da UFRGS

Criada em 19 de março de 1971, foi a primeira editora universitária do Estado do Rio Grande do Sul. Está entre as mais importantes editoras acadêmicas brasileiras e já publicou centenas de títulos ao longo de sua história, muitos deles premiados em diferentes instâncias do universo cultural e científico local e nacional. É sócia-fundadora da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (ABEU) bem como da Câmara Rio-Grandense do Livro, fazendo-se presente em todas as edições da Feira do Livro de Porto Alegre.