Livros com reflexões sobre igualdade racial no Brasil

Conheça alguns dos livros da Editora da UFRGS com discussões sobre temas como racismo, educação antirracista, cultura afro-brasileira, educação e formação de professores, desigualdade social, desigualdade de gênero e políticas afirmativas de cotas raciais. Saiba mais!

Publicações estão disponíveis para download gratuito nos portais LUME – Repositório Digital da Universidade e SciELO Livros.

Conheça:

Aplicabilidade da Lei 10.639/2003 : relatos de experiências do Curso UNIAFRO/UFRGSGládis Elise Pereira da Silva Kaercher, Tanara Forte Furtado (Org.)

Obra traz em 2 volumes artigos com reflexões e análise de experiências vivenciadas na 1ª e 2ª edições do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. O curso foi financiado pelo Ministério de Educação (MEC) e Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação (FNDE), vinculado à Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), ofertada na UFRGS através do Centro de Formação de Professores (FORPROF).

Volume I – É resultado de um comprometido trabalho realizado ao longo de 2013 e 2014: a primeira edição do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola. O livro está organizado em duas partes inter-relacionadas: cada uma composta por um conjunto de artigos que apresentam e analisam experiências vivenciadas a partir das atividades práticas do curso.

Volume II – Compartilha reflexões surgidas a partir da oferta da 2ª edição do Curso de Aperfeiçoamento UNIAFRO – Política de Promoção da Igualdade Racial na Escola, ofertado pela UFRGS em 2014. Foi destinado exclusivamente a professores e profissionais do magistério da educação básica pública do Estado do Rio Grande do Sul e ofertado nos polos de Agudo, Balneário Pinhal, Caxias do Sul, Jaguarão, Mostardas, Novo Hamburgo, Porto Alegre, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga.

Reúne os saberes dos professores-cursistas compartilhados em forma de artigos selecionados entre os 212 trabalhos de conclusão do curso, além das reflexões de tutores presenciais e tutores a distância.

Desigualdade para inconformados: dimensões e enfrentamentos das desigualdades no Brasil, Bruno Lazzarotti Diniz Costa e Matheus Arcelo Fernandes Silva (Org.)

Traz dados e discussões acerca das desigualdades de gênero e raça no mercado de trabalho, sobre violência, repressão e encarceramento em uma sociedade desigual como a brasileira.

O leitor é levado a refletir sobre as desigualdades raciais, educacionais, as desigualdades em tributação e gastos públicos. Por fim, é feito um debate acerca das possibilidades de enfrentamento das desigualdades. É, portanto, um livro escrito por e para os inconformados, que recusam o silêncio e a resignação frente às desigualdades, em qualquer de suas dimensões.

Desvendando a História da África, José Rivair Macedo (Org.)

A publicação é fruto da confluência de vários fatores que passaram a contar com o porto seguro oferecido pela Lei n° 10.639, de 2003, que institucionalizou o estudo integral da História do Brasil e o reconhecimento do papel primordial dos africanos e de seus descendentes na construção da civilização brasileira. Os trabalhos apresentados são norteados pela vontade de trabalhar a História da África como objeto direto de conhecimento e pela luta pela verdade histórica e contra os preconceitos eurocêntricos. Neste sentido, o livro busca para proporcionar uma visão ampla e íntegra da África e de sua diversidade, ressaltando a contribuição inalienável das suas populações para a história da humanidade, do Brasil e para nossa formação como seres humanos.

Experiências e reflexões no curso de Educação, Pobreza e Desigualdade social: trabalhos de conclusão de curso dos alunos formandos de Alvorada, Novo Hamburgo, Porto Alegre, São Leopoldo, Santo Antônio da Patrulha e Sapiranga, Jaime José Zitkoski, Maria Elly Herz Genro Dilmar Lopes, Luciane Ely, Marcia Cavalcante, Jocineide Rodrigues Hallberg (Org.)

A publicação é resultado dos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos concluintes do curso EDUCAÇÃO, POBREZA E DESIGUALDADE SOCIAL (Curso EPDS), realizado na UFRGS no período de novembro de 2017 a agosto de 2018. O curso é uma iniciativa da SECADI/MEC em parceria com o FORPROF – Centro de Formação de Professores da UFRGS, que em meados de 2017 convidou um grupo da Faculdade de Educação da UFRGS para coordenar essa iniciativa.

Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais no mundo rural, de José Carlos dos Anjos, Leonardo Leitão (Org.)

Obra aborda conteúdos da disciplina “Etnodesenvolvimento e mediações político-culturais no mundo rural”, sobre a questão da mediação em circunstâncias de grande distanciamento cultural entre aquele que se apresenta como agente estimulador do desenvolvimento e aqueles reduzidos à condição de público-alvo de políticas, programas e projetos.

Fornece instrumentos conceituais para se analisarem de forma interdisciplinar (entre a Sociologia e a Antropologia) as relações entre complexas tessituras culturais, formas de ocupação ecológico-econômica de espaços rurais, estruturação de identidades minoritárias e lutas sociais correlatas ao processo de emergência político-institucional das comunidades tradicionais do mundo rural brasileiro.