O que é?

O Programa de Avaliação Institucional Educativo do Projeto Caminhos do Cuidado surgiu como um desdobramento do Projeto Caminhos do Cuidado, que foi orientado à formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem, promovendo articulação entre atenção básica e saúde mental. A partir da necessidade de se interpretar todas as medidas adotadas para identificar quais os procedimentos e instrumentos têm o potencial de se tornarem políticas públicas ou estratégias político-educativas na rede de escolas, instituições de ensino e pesquisa e gestores de saúde, o programa buscará captar e potencializar as diversas pistas que indicam conquistas, desafios, recuos e avanços no processo formativo e de articulação interinstitucional do projeto Caminhos do Cuidado.

O programa, também chamado de Avalia Caminhos (uma contração de “Avaliação”, conjugado a “Caminhos”, que compõe o nome do projeto originário), tem a expectativa de avaliar os efeitos do projeto nos próprios sujeitos, nos processos de trabalho e na formação profissional dos envolvidos. Sua matriz avaliativa é composta pelas dimensões: política, gerencial, itinerários formativos e cenários do cuidado.

Assim, o Núcleo de Educação, Avaliação e produção Pedagógica em Saúde desenvolveu duas linhas de trabalho para o AvaliaCaminhos: a pesquisa avaliativa do projeto Caminhos do Cuidado, que se debruçará sobre a condução do projeto original, avaliando seus efeitos nos próprios sujeitos, nos processos de trabalho e na formação profissional dos envolvidos, e o Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva do Programa de Avaliação Institucional Educativa, voltado aos trabalhadores das Escolas Técnicas de Saúde e Escolas de Saúde Pública que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS).

Objetivo

Em relação à Educação Profissional em Saúde busca-­se problematizar e superar o viés biologicista ainda enraizado na formação e no trabalho em saúde, bem como colocar em xeque o intenso processo de privatização em andamento no setor saúde, para assumir a perspectiva de que a relação saúde­-doença é produzida socialmente e que as intervenções e cuidados em saúde serão mais resolutivos se assumirmos, efetivamente, a posição de que a saúde deve ser entendida no seu sentido mais amplo. Além disso, defende-­se a articulação da educação com o processo de trabalho em saúde e/ou o aprofundamento da estratégia ensino­-serviço, com a conexão entre a dimensão técnica e a dimensão política no processo de formação.

Curso Avalia Caminhos

Fruto da cooperação entre o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), da UFRGS, e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT), da Fiocruz, o Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva é voltado aos trabalhadores das Escolas Técnicas de Saúde e Escolas de Saúde Pública que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) e apoia a Rede Governo Colaborativo em Saúde, da UFRGS, na formação de avaliadores para a melhoria da atenção básica no Brasil. O curso é semi-presencial, com carga total de 360 horas, com início em julho de 2016 e finalização em janeiro de 2018, conta com 126 vagas para equipes de condução pedagógica na rede de Escolas, conforme Editais de detalhamento. Tem entre seus objetivos mobilizar demandas de transformação presentes na Rede das Escolas Técnicas do SUS, constituindo atores de ação estratégica para reconhecer e fomentar práticas de acompanhamento, monitoramento e avaliação de ações de educação em saúde coletiva em território, articulando atores institucionais, equipes de saúde, estudantes, egressos, usuários dos serviços de saúde e movimentos sociais. Deve fomentar o diálogo das ações educacionais em saúde coletiva com as políticas de saúde em território, reconhecer demandas formativas para aprofundamento em diversas modalidades ou práticas de educação em saúde coletiva, mobilizar e colocar em curso processos de Educação Permanente em Saúde e  ativar processos locais de integração ensino–serviço–cidadania.

Objetivos do Curso

Mobilizar demandas de transformação presentes na Rede das Escolas Técnicas do SUS/RETSUS, constituindo atores de ação estratégica para reconhecer e fomentar práticas de acompanhamento, monitoramento e avaliação de ações de educação em saúde coletiva em território, articulando atores institucionais, equipes de saúde, estudantes, egressos, usuários dos serviços de saúde e movimentos sociais.

Objetivos Específicos do Curso

Fomentar o diálogo das ações educacionais em saúde coletiva com as políticas de saúde em território;

Reconhecer demandas formativas para aprofundamento em diversas modalidades ou práticas de monitoramento e avaliação, com vistas ao fortalecimento de práticas educativas em território;

Mobilizar e colocar em curso processos de Educação Permanente em Saúde;

Problematizar, acompanhar, monitorar e avaliar ressonâncias das ações educativas em saúde coletiva nos processos de trabalho e cuidado em território;

Ativar processos locais de integração ensino­serviço­cidadania;

Fomentar processos de informação, comunicação e inovação em saúde;

Propiciar a experimentação e apropriação de ferramentas de ensino­-aprendizagem e pesquisas colaborativas com o uso de tecnologias de informação e comunicação em ambientes digitais e de interação com o recurso à internet.

NOTÍCIAS E NOVIDADES

Fique por dentro do curso

Nossa Equipe

A equipe de profissionais do EducaSaúde

Núcleo de Apoio Pedagógico

Prof. Me. Ederson Locatelli
Prof. Me. Fernando Edi Chaves
Prof. Me. Renata Fischer da Silveira Kroeff

Secretaria Executiva

Gisele Martins Maciel da Rocha

Núcleo de Orientadores Regionais de Aprendizagem

Prof. Me. Anna Leticia Ventre
Prof. Me. Francéli Francki dos Santos
Prof. Me. Pedro Papini de Araújo
Prof. Me. Renata Castro Gusmão
Prof. Me. Stefanie Kulpa

Tutores

Alessandra Braga Heil
Juliana de Bittencourt Escobar
Leandro Roque da Silva
Maria Beatriz de Miranda Matias
Milene Arlinda de Lima Mendes
Neusa Goya
Patricia Ludmila Barbosa de Melo
Rosiene Rosa Pires
Sara Luisa Viana Leite Santos
Vania Priamo

Núcleo de Produção Textual

Coordenador: Prof. Me. Alexandre Sobrak Loureiro Amorim
Prof. Dra. Rosângela de Fátima Rodrigues Soares
Prof. Dra. Simone Edi Chaves
Prof. Me. Renata Fischer da Silveira Kroeff

ENTRE EM CONTATO

Venha até a sede, ligue ou deixe-nos um e-mail

icon-mail cursoavalia@educasaude.ufrgs.br
icon-marker Rua Antônio Carlos Guimarães, 155 – 2º Andar.
UFRGS – Campus Centro – Centro Histórico
Porto Alegre – RS / CEP 90.050-382
icon-phone (51) 3308-4131
insta-icon twitter-icon youtube-icon face-icon

Entre em contato

Campos marcados com * são requeridos