O que é?

A Avaliação Institucional Educativa em Saúde é um programa de ações do EducaSaúde que tem como objetivo avaliar e desenvolver métodos de avaliação dos procedimentos e instituições de educação na área da saúde. Para isso, a equipe coordenada pelo Prof. Dr. Ricardo Burg Ceccim desenvolveu metodologias de acompanhamento, aplica processos de acreditação e interpreta resultados em processos formativos em saúde, sejam cursos, intervenções, pesquisas ou práticas de campo.

Conta com os seguintes projetos:

  • AvaliaCaminhos (Programa de Avaliação Educacional Educativa do Projeto Caminhos do Cuidado)
  • Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde
  • ObservaEPS (Observatório da Educação Permanente e Práticas Formativas em Saúde)
  • Avaliação Cartográfica em Saúde Coletiva e Acreditação Pedagógica em Saúde Coletiva

AvaliaCaminhos – Programa de Avaliação Institucional Educativa do Projeto Caminhos do Cuidado

O Programa de Avaliação Institucional Educativa do Projeto Caminhos do Cuidado surgiu como desdobramento da formação de Agentes Comunitários de Saúde e de Auxiliares e Técnicos em Enfermagem na área da abordagem de usuários dependentes de álcool, crack e outras drogas, que promoveu a articulação entre atenção básica e saúde mental. A partir da necessidade de se interpretar os resultados do projeto de modo a alimentar políticas para a educação profissional em saúde, para as escolas técnicas em saúde e para a integração da escola e da educação profissional com a rede de ações e serviços no âmbito do Sistema Único de Saúde, uma matriz avaliativa foi estruturada, devendo resultar em eixos político-reflexivos. Essa matriz busca informar medidas adotadas, procedimentos e instrumentos com potencial de se tornarem políticas públicas ou estratégias político-educativas na rede de escolas, nas instituições de ensino e pesquisa e nas instâncias de gestão da saúde. O programa busca captar e potencializar as diversas pistas que indicam conquistas, desafios, recuos e avanços no processo formativo e de articulação interinstitucional do projeto Caminhos do Cuidado. Tem a expectativa de arguir em favor dos efeitos do projeto nos atores sociais envolvidos, nos processos de trabalho em saúde mental e em atenção básica, na educação profissional aos trabalhadores de escolaridade do nível médio. A matriz avaliativa é composta pelas dimensões: política, gerencial, de itinerários formativos e de cenários do cuidado. Assim, a ação se configura como pesquisa avaliativa do projeto formativo Caminhos do Cuidado, representando prática de avaliação em educação.

Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde

Fruto da cooperação entre o Núcleo de Educação, Avaliação e Produção Pedagógica em Saúde (EducaSaúde), da UFRGS, e o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnologia em Saúde (ICICT), da Fiocruz, o Curso de Especialização em Acompanhamento, Monitoramento e Avaliação na Educação em Saúde Coletiva é voltado aos trabalhadores das Escolas Técnicas de Saúde e Escolas de Saúde Pública que integram a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RETSUS) e apoia a Rede Governo Colaborativo em Saúde, da UFRGS, na formação de avaliadores para a melhoria da atenção básica no Brasil. O curso é semi-presencial, com carga total de 360 horas, com início em julho de 2016 e finalização em janeiro de 2018, conta com 126 vagas para equipes de condução pedagógica na rede de Escolas, conforme Editais de detalhamento. Tem entre seus objetivos mobilizar demandas de transformação presentes na Rede das Escolas Técnicas do SUS, constituindo atores de ação estratégica para reconhecer e fomentar práticas de acompanhamento, monitoramento e avaliação de ações de educação em saúde coletiva em território, articulando atores institucionais, equipes de saúde, estudantes, egressos, usuários dos serviços de saúde e movimentos sociais. Deve fomentar o diálogo das ações educacionais em saúde coletiva com as políticas de saúde em território, reconhecer demandas formativas para aprofundamento em diversas modalidades ou práticas de educação em saúde coletiva, mobilizar e colocar em curso processos de Educação Permanente em Saúde e  ativar processos locais de integração ensino–serviço–cidadania.

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ObservaEPS – Observatório da Educação Permanente e Práticas Formativas em Saúde

Instrumento tecnológico de avaliação, monitoramento e acompanhamento de propostas de educação permanente em saúde e práticas formativas no interior das políticas públicas do Sistema Único de Saúde. Deve apoiar proponentes, gestores do SUS e instâncias de controle social na saúde. O Observatório foi desenvolvido como produto final de pesquisa financiada pelo CNPq e foi experimentado de forma piloto no apoio às Comissões de Integração Ensino-Serviço em Saúde. Sabe-se que gestores precisam considerar a eficiência dos recursos financeiros, que o controle social precisa aprovar propostas, que proponentes precisam parâmetros de autoavaliação e compartilhamento ou transparência com seu público, assim, um instrumento e consultoria entre pares permite microrregulação, da formulação ao acompanhamento sistemático. O observatório pode conferir banco de dados à política nacional de educação permanente em saúde e práticas formativas em saúde de acordo com o “quadrilátero da educação em saúde coletiva”: formação, participação, atenção e gestão no setor e na integração ensino–serviço.

Avaliação Cartográfica em Saúde Coletiva e
Acreditação Pedagógica em Saúde Coletiva

Construção de projetos de avaliação-intervenção e avaliação-formação para o monitoramento e acompanhamento de políticas, de ações formativas e projetos institucionais em curso. Funciona como estudo de processos em curso, intervenção em seus rumos, formação para a condução de práticas educativas segundo os parâmetros da Educação Permanente em Saúde e Residências Integradas em Saúde, tendo sido objeto de um ensaio relativo ao ensino de graduação na área da saúde, segundo o escopo da integração ensino-serviço. Se assemelha ao conceito de “pesquisa-ação crítico-colaborativa”, desenvolvido na área de estudos sobre a Educação, e “ergoformação”, desenvolvido na área de estudos sobre o Trabalho.

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