A Residência Integrada Multiprofissional em Saúde da Criança – Violência e Vulnerabilidades é vinculada ao Hospital Materno-Infantil Presidente Vargas da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre e tem como finalidade promover a especialização dos profissionais no desenvolvimento de suas competências para atuar no SUS com ética e humanismo.
A área profissional da Saúde da Criança envolve o domínio do campo de ações de assistência, planejamento, gestão, promoção, vigilância e educação em saúde, na área da Saúde da Criança com ênfase em Violências e Vulnerabilidades. Ao se propor a inclusão da transversalidade do tema da violência e vulnerabilidade social este programa pretende assumir a sua magnitude e impacto social sobre a saúde individual e coletiva.
Envolve circulação em cenários de práticas em áreas assistenciais nos diversos níveis, bem como atividades de ensino e pesquisa, gestão e controle social. Tem como campo de prática o Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), referência no atendimento de situações de violência infanto-juvenil para o Estado do Rio Grande do Sul, bem como outros serviços da Secretaria Municipal de Saúde de Porto Alegre, e serviços da área da Assistência Social, Controle Social e Rede de Proteção da Infância.