SUS Educador

Uma iniciativa com o Ministério da Saúde, fruto da articulação do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/MS), envolvendo dois grandes projetos: Educação Permanente em Saúde em Movimento e Docência na Saúde. Ambas iniciativas se implementam com a parceria da Rede Governo Colaborativo em Saúde, também da UFRGS e de diversos docentes e pesquisadores de outras universidades brasileiras: Linhas de Pesquisa Micropolítica do Trabalho e Cuidado em Saúde, da Universidade Federal do Rio de Janeiro; Universidade de Brasília; Universidades Federais de Juiz de Fora, de Mato Grosso, de Minas Gerais, do Piauí, do Rio Grande do Norte e de São Paulo e a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”.

logo-docenciaDocência na Saúde

O Curso de Especialização em Docência na Saúde é destinado à formação de docentes implicados com os novos cursos de graduação da área da saúde, especialmente aqueles abertos a partir de 2005. Envolve o aperfeiçoamento e a especialização de atores sociais do ensino da saúde para mobilizar processos pedagógicos em atendimento às diretrizes curriculares nacionais e às diretrizes constitucionais da saúde. O objetivo é ampliar o pensamento inventivo e ação em redes na condução de cursos de graduação, produzindo, difundindo e dinamizando processos de mudança na educação superior de profissionais de saúde no país, articulados com o SUS. A formação é constituída por um curso “de base” com carga horária de 360h, planos de ação pedagógica local, plano de intervenção institucional universidade – sistema de saúde e redes de conversação ensino-trabalho-cidadania.

logo-epsEPS em Movimento

O Curso de Especialização e Aperfeiçoamento de Educação Permanente em Saúde em Movimento é destinado aos profissionais, estudantes e cidadãos envolvidos na rede de saúde. Podem ser trabalhadores, militantes de movimentos sociais por saúde e militantes nas instâncias participativas do setor. O objetivo é desenvolver coletivos e práticas de educação permanente em saúde, agenciados por ambiente virtual de aprendizagem colaborativa ou comunidades presenciais de práticas. Tem em vista reconhecer a produção local de cotidianos de saúde e ativar práticas cooperativas de aprendizado e entrelaçamento de saberes. Envolve a formação de mediadores de educação permanente em saúde das 435 regiões de saúde do país. Constituída por um curso “de base” com carga horária de 360h, a formação inclui planos de ação locorregional, plano de intervenção em redes e projetos de estudo colaborativo de reconhecimento do mundo vivo do trabalho, movimentos e práticas na saúde.

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