2021

Em 28/09/2019 o governo federal instituiu uma nova Política Nacional de desenvolvimento de Pessoas (PNDP) no serviço público federal a partir da publicação do Decreto 9.991/2019 e revogação do Decreto 5.707/2006.

Nessa nova PNDP, o até então chamado “Plano Anual de Capacitação (PAC)” passa a ser denominado de “Plano de Desenvolvimento de Pessoas (PDP)” – também com vigência anual – tornando-se um instrumento-chave para organização de todo o processo de planejamento, execução e avaliação da capacitação dos órgãos públicos federais, incluindo autarquias.

As novas orientações governamentais exigem um novo fluxo de planejamento da capacitação (interna e externa à UFRGS), no qual o atendimento às necessidades de desenvolvimento identificadas pela Universidade precisa ser aprovado pelo Ministério da Economia (ME), cuja análise conta com o apoio da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP).

Clique aqui para ver a imagem em tamanho ampliado

 

Considerando que a Universidade trabalha diretamente com a produção do conhecimento e que, para produzi-los, docentes e técnico-administrativos precisam de desenvolvimento e atualização constante nas mais diversas áreas do conhecimento, o PDP constitui-se num instrumento orientativo com o potencial de ser acessado diariamente pelos servidores da Universidade.

O PDP UFRGS 2021 é o segundo Plano relativo ao desenvolvimento dos servidores da UFRGS criado com tamanha quantidade e complexidade de informações, conectando diferentes setores internos envolvidos direta ou indiretamente com a capacitação. Acredita-se que esse é o início de uma nova caminhada que, na interação diária com servidores e setores da UFRGS, irá gerar aprendizados e sinalizar necessidades de ajustes e aperfeiçoamento do próprio instrumento. Espera-se que, ao longo do tempo, as mudanças aqui informadas possam contribuir efetivamente para a otimização do recurso público e para a melhoria dos serviços prestados pela Universidade à sociedade. 

 

Font Resize