Eixos de atuação

Aperfeiçoamento

Ações de curta curta duração como cursos, oficinas, palestras e fóruns, na modalidade presencial ou à distância, voltadas para o aperfeiçoamento de docentes e técnicos-administrativos

Qualificação

Ações de educação formal em nível de educação básica, graduação e pós-graduação (latu sensu e stricto sensu) que visam estimular a qualificação de docentes e técnico-administrativos

Desenvolvimento na Carreira

Informações sobre regras e procedimentos relativos a possibilidades de apoio ao processo formativo e de reconhecimentos vinculados à carreira técnico-administrativa

Programas e projetos

Direcionado para docentes em estágio probatório, o PAAP é um Programa que promove a capacitação docente nas temáticas, carreira docente, desenvolvimento didático- pedagógico e ferramentas vinculadas à EaD.

O PDG é voltado, prioritariamente, para servidores UFRGS que exercem função de chefia na Universidade. Propõe-se a contribuir com o desenvolvimento de competências essenciais ao serviço público, institucionais e, principalmente, gerenciais – com foco em pessoas e em gestão administrativa.

Formação sequencial que contempla cursos presenciais em espanhol, francês, inglês e italiano, desenvolvendo prioritariamente a capacidade de se comunicar em outro idioma no trabalho, contribuindo com o processo de internacionalização da UFRGS.

É uma proposta de formação docente que utiliza uma metodologia bastante diferenciada. Organizada em grupos de docentes oriundos de diferentes Unidades ou áreas de formação, onde todos são observadores e observados. O foco é a observação da prática pedagógica em pares, criando oportunidades para refletir sobre a atuação docente de forma colaborativa.

Composta por atividades interdependentes que promovem o desenvolvimento pessoal e profissional do servidor em determinada temática ou área de conhecimento, as trilhas de aprendizagem podem facilitar o percurso do servidor através de um roteiro sugerido/orientado.

Pesquisa bianual que oportuniza o conhecimento das necessidades de capacitação, área de atuação e preferências individuais no trabalho dos servidores da Universidade, bem como aspectos contextuais do trabalho.

Font Resize