Ações PAAP a distância

Orientações PAAP (período de isolamento social COVID-19)

Considerando o período de isolamento social relacionado ao COVID-19 (e o cancelamento temporário das atividades presenciais vinculadas ao Programa de Atividades de Aperfeiçoamento Pedagógico – PAAP), os docentes em estágio probatório que ainda não concluíram a carga horária deste Programa poderão aproveitar esse período para desenvolvimento profissional, realizando cursos a distância e solicitando, posteriormente, aproveitamento desses cursos para fins de cômputo de carga horária do PAAP.

Serão reconhecidos para fins de PAAP os cursos indicados abaixo, quando iniciados durante o período atual de trabalho remoto da Universidade.

Atualmente existem três possibilidades de realização de ações do PAAP:

Esperamos que as plataformas abaixo indicadas sejam, também, uma oportunidade para conhecer possibilidades interessantes para o desenvolvimento continuado docente!

Abaixo, constam:
(1) relação de cursos externos, a distância, indicados por módulo PAAP e
(2) a instrução processual necessária para fins de cômputo dessas atividades no Programa.

Estão sendo mapeados com departamentos/setores internos outros cursos relacionados às temáticas Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER) e Inclusão e Acessibilidade. Em breve, serão divulgadas novas oportunidades nessas temáticas.

Boas atividades!

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Cursos a distância reconhecidos para PAAP – Módulo 1(foco carreira docente – introdução ao serviço público, legislações, estrutura e sistemas UFRGS, gestão):

 

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1 – Conecte-se SEI: Treinamento SEI Módulo I – Conhecendo as funcionalidades do sistema” (4h) – EDUFRGS

A atividade apresenta o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) e suas funcionalidades básicas. O SEI permitiu à UFRGS implementar a migração da maior parte de processos administrativos físicos (em papel) para a versão digital. É um sistema com interface direta com a vida funcional docente na Universidade.

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.ESCOLA VIRTUAL DE GOVERNO

2 – Ética e Serviço Público (20h) – EVG

Considerando que os servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS estão sujeitos ao Código de Ética Profissional do Servidor Público Civil do Poder Executivo, o curso apresenta os principais fundamentos de ética e suas relações com os desafios enfrentados pelo setor público. A conduta das pessoas interfere no funcionamento das instituições e traz impactos para a sociedade. Por essa razão, o desenvolvimento da consciência ética é fundamental para garantir o respeito ao interesse público, à cidadania, ao estado de direito e à democracia. A proposta central do curso é capacitar as pessoas para que tenham conduta ética ao oferecerem e utilizarem serviços públicos.

 

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Cursos a distância reconhecidos para PAAP – Módulo 2 (foco desenvolvimento didático-pedagógico):

 

1 – Docência e elaboração de materiais didáticos em cursos mediados por tecnologia (30h) – AVASUS

O curso é dedicado à formação para a docência em atividades mediadas por tecnologia. Embora aborde sobre tecnologias, apresenta várias fundamentações para o planejamento pedagógico de todos os tipos de aulas, bem como cuidados específicos na elaboração das atividades de ensino, sejam presenciais, sejam híbridos, sejam on-line. Além disso, traz reflexões sobre utilização de recursos tecnológicos em sala de aula, mostrando os recursos mais utilizados e suas principais características, diferentes metodologias, a fim de subsidiar o docente em suas decisões quanto ao uso da tecnologia. Além disso, são apresentados fundamentos para o planejamento da avaliação do processo ensino-aprendizagem em cursos mediados por tecnologia. É um curso que provoca o cursista a refletir sobre seu fazer docente no ensino superior.

2 – Ensino Híbrido na educação superior (2h) – PoCA UFSCar

O curso apresenta uma série de vídeos gravados com o prof. Norman Vaughan, do Depto. da Universidade Mount Royal, Canadá, abordando a temática do ensino híbrido na educação superior, seus princípios e desafios. Royal, em um curso curto, apresenta aspectos essenciais da docência no ensino superior, provocando a reflexões sobre planejamento, aprendizagem e avaliação.

3 – Personalização do Ensino a partir de Metodologias Ativas (40h) – IFRS (inscrição até 30/06/2020)

O curso aborda algumas metodologias ativas que poderão contribuir para a organização dos processos de ensino, aprendizagem e avaliação. São abordadas as seguintes metodologias ativas: aprendizagem por pares, gamificação, aprendizagem baseada em problemas e design thinking. Os materiais complementares são de grande riqueza, apresentando vídeos de grandes pensadores que criaram ou aplicaram as metodologias ativas apresentadas no curso, como, por exemplo, Eric Mazur, criador do método de aprendizagem por pares (Peer Instruction). No vídeo, ele comenta como desenvolveu esse método em sua carreira na docência do ensino superior. É um curso que traz alguns subsídios para o docente do ensino superior que está buscando inovar em sua forma de dar/fazer aula.

4 – Aula Leve (4h) – LÚMINA

O curso apresenta uma metodologia ativa de ensino, a “Oficina de Estudo”, uma didática alternativa às aulas expositivas que ensina os alunos a estudar. Trata-se de um método de aprendizagem ativa, mas com uma estrutura que se assemelha às aulas tradicionais. Pode ser aplicado em qualquer disciplina, intercaladas ou não com aulas expositivas.

5 – Introdução à Epistemologia Genética de Jean Piaget (66h) – LÚMINA

Trata-se de uma entrevista realizada com Fernando Becker, professor da UFRGS, onde ele apresenta teoria de epistemologia genética de Jean Piaget. Versa sobre toda a obra de Piaget e traz contribuições para a docência no ensino superior na reflexão sobre o objetivo do processo escolar: desafiar e aumentar a capacidade cognitiva dos estudantes, e a partir das pedagogias ativas, contribuir para que o estudante seja autônomo em seu processo de aprendizagem.

6 – Didática no Ensino Superior (68h) – AVA ACADÊMICO UFRB

O curso tem como objetivo auxiliar os professores a realizar o planejamento didático de ensino com a mediação pedagógica no nível superior, apresentando diferentes técnicas e tecnologias como recurso de ensino e uma base teórica buscando demonstrar os fundamentos históricos, sociais e filosóficos da didática. Analisa, também, os fundamentos da avaliação e sua aplicabilidade no ensino superior. Assim, demonstra as etapas do planejamento de ensino numa perspectiva crítico-dialética.

7- Imagens para pensar o Outro – 2ª edição (20h) – LÚMINA

O curso foi construído com a intenção de provocar encontros com as diversidades humanas por meio do estudo de imagens produzidas em diferentes formatos em alguns momentos da história do Brasil. Fornece elementos sobre a construção de imagens que formaram/formataram o olhar ocidental e influenciaram profundamente a maneira como o Outro é visto e apreendido há quase 5 séculos. Os conteúdos procuram explorar as fronteiras muitas vezes tênues entre nós e os exóticos e questiona o usuário sobre seus próprios preconceitos no mundo de hoje. O curso comporta 4 módulos sequenciais, cada um contendo provocações diferentes em relação ao encontro com o Outro e ao uso das imagens, a partir de recursos textuais e imagéticos.

8 – Desconstruindo o racismo na prática (60h) – LÚMINA

O curso tem o objetivo de promover uma educação antirracista e colocar o negro em uma nova posição de olhar social. O curso irá promover discussões a partir de falas, vídeos e imagens interativas que farão o aluno refletir sobre territorialidade quilombola, africanidades, políticas de promoção à igualdade e mulheres negras. 

9 – Oliveira Silveira, o poeta da consciência negra (30h) – LÚMINA 

O curso vem ampliar conhecimentos sobre esse escritor gaúcho, reconhecido por valorizar as culturas negras. O objetivo do curso é apresentar, de forma introdutória, Oliveira Silveira: sua vida, sua obra e sua consciência negra.

10 – Educação Especial: Histórico, Políticas e práticas (30h) – PoCA UFSCar

O curso visa proporcionar aos participantes um conhecimento inicial sobre os aspectos históricos, políticos e práticos da Educação Especial.  

11 – Noções de acessibilidade arquitetônica para avaliação de projetos e edificações (5h) – PoCA UFSCar

O curso apresenta as leis, normas e decretos que visam garantir um ambiente inclusivo e acessível para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, além de um breve histórico sobre acessibilidade e inclusão no Brasil, elaboração de projetos e avaliação de ambientes e conceitos importantes para projetos acessíveis.

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  Cursos a distância reconhecidos para PAAP – Módulo 3 (foco ferramentas digitais):

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1 – Moodle em Ação: Atividades e Recursos (30h) – LÚMINA

O curso visa contribuir para a utilização do Moodle UFRGS em práticas pedagógicas, seja na Educação Básica ou no Ensino Superior. O curso é composto por vivências de atividades no ambiente virtual, experimentações, materiais de apoio e avaliações.

2 – Moodle em Ação: Configurações (15h) – LÚMINA

O curso apresenta algumas possibilidades de configuração do Moodle UFRGS para deixar a sua sala de aula virtual ainda mais personalizada e o seu curso mais organizado.

3 – Como produzir vídeos com celulares e tablets (20h) – LÚMINA

O curso apresenta informações básicas e técnicas de como produzir vídeos com celulares e tablets.

4 – Docência em EaD: Planejamento Pedagógico de Disciplinas (20h) – PoCA UFSCar

O curso apresenta elementos básicos, não aprofundados, para o planejamento pedagógico de atividade curricular, seja ela ministrada a distância ou não, utilizando recursos da EAD.

5 – Estratégias de mediação em fóruns de discussão on-line (2h) – PoCA UFSCar

O curso apresenta estratégias de mediação em fóruns de discussão on-line para professores e tutores de cursos da modalidade de Educação a Distância, subsidiando práticas docentes capazes de potencializar a aprendizagem colaborativa entre os estudantes.

6 – O uso de aplicativos como recurso pedagógico (10h) – PoCA UFSCar

O curso propõe discutir as tecnologias de informação e comunicação para fins educacionais, bem como apresentar as possibilidades de uso dos aplicativos em práticas pedagógicas.

7 – Wiki: produção colaborativa de conhecimento (10h) – PoCA UFSCar

O curso aborda as temáticas sobre colaboração e aprendizagem colaborativa em ambientes virtuais de aprendizagens, o que é uma wiki e quais são os principais tipos e o potencial da wiki na educação e mais especificamente, a wiki do Moodle.

8 – YouTube e suas potencialidades como ferramenta educacional         (10h) – PoCA UFSCar

O curso se propõe a apresentar o YouTube como importante ferramenta educacional para a disponibilização de videoaulas, compreendendo-os como recursos educacionais abertos (REAs). Traz à tona ainda as potencialidades do YouTube Analytics para o acompanhamento do perfil e do desempenho dos alunos no momento de assistir às videoaulas.

9 – Docência em EaD: Desafios da avaliação (20h) – PoCA UFSCar

O curso apresenta conceitos, não aprofundados, de avaliação da aprendizagem suas características, especialmente sobre a avaliação formativa no acompanhamento do processo de aprendizagem em ambientes virtuais de aprendizagem, em cursos EAD, ou cursos presenciais que utilizam AVAem suas atividades pedagógicas.

10 – Repositório de Materiais Didático Digitais e Direito de Uso (20h) – IFRS (inscrições até 30/06/2020)

O curso se propõe a demonstrar o que são recursos digitais, como encontrar recursos didáticos digitais disponíveis em vários sites, como utilizá-los corretamente em sala de aula e também como utilizar os repositórios digitais, além de discutir sobre direitos autorais na esfera digital.

 

Uma vez concluído o curso, o que devo fazer para validar as horas para fins de PAAP?

Você deverá encaminhar o respectivo certificado de conclusão para a DAOC/EDUFRGS, mediante processo SEI, para posterior análise e registro.

Especificidades das plataformas

O formato do certificado de conclusão de curso de algumas plataformas não atende exatamente aos itens que necessários para cadastro da atividade no sistema interno da UFRGS. Assim, para esses casos, constam abaixo informações complementares.

1 – O PoCA UFSCar: certificado de conclusão de curso não informa a data de início da atividade (item obrigatório para fins de sistema). Assim, juntamente com o certificado de conclusão, você deverá anexar o email de inscrição que você recebeu dessa mesma plataforma, o qual servirá como informação de data de início da atividade.

2 – AVASUS: O certificado de conclusão de curso não informa a data de início da atividade (item obrigatório para fins de sistema). Assim, juntamente com o certificado de conclusão, você deverá anexar imagem do certificado de matrícula, disponível na área do estudante. Para encontrá-lo, entre na área do estudante (perfil) e clique em cima do curso que deseja acessar o certificado.

3 – Demais plataformas atendem prontamente as exigências de informação nos certificados disponibilizados.

4 – Para atividades promovidas pela EDUFRGS, a inscrição ocorre no Portal do Servidor e não é necessário nenhum encaminhamento de comprovação de conclusão via SEI.

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Você conhece alguma plataforma de cursos abertos e gratuitos que poderia ser compartilhada com outros docentes? Utilize esse canal abaixo para enviar sua sugestão para a EDUFRGS e PROGRAD! 

 

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