Didática no ensino superior: metodologias ativas aplicadas às Ciências da Saúde (turma 2)

Detalhes

Data(s): 22/01/2020
Horário(s): 8h30 às 12h30
Local: Faculdade de Medicina da UFRGS – Rua Ramiro Barcelos, 2400 – sala 115

Selecionados:

ADOLFO PIZZINATO
ALAN GOMES POPPL
ALESSANDRA VACCARI
Alexandre Luz de Castro
ANA BEATRIZ ALMEIDA DE OLIVEIRA
ANA CRISTINA PACHECO DE ARAUJO
Bruno Dutra Arbo
Diego Gnatta
FERNANDA VIEIRA AMORIM DA COSTA
FERNANDO BENETTI
GRACIELE SBRUZZI
Isabele Cristiana Iser Marson
Juliana Rombaldi Bernardi
LUCIANA FRIEDRICH
MARCIA KOJA BREIGEIRON
MARIA DA GLORIA TAVARES DE SOUZA
RAÍSSA ANANDA PAIM STRAPASSON
ROSANE GOMEZ
RUI PAULO DIAS MUNIZ
Sara Fraga
TAIS MALYSZ
Thaís Rodrigues Moreira
VERA LUCIA PASINI

Turma: 2

Objetivos:  

 – Problematizar a prática docente no ensino superior, particularmente na área da saúde;

– Apresentar ao aluno o conceito central de metodologias ativas e as práticas mais comuns;

– Desenvolver a habilidade para elaboração de planos de aula com base nas metodologias ativas;

 

Conteúdo Programático:

Problem based learning

Team based learning

– Sala de aula invertida

– Mapa conceitual

– Ensino com atividades lúdicas

 

Metodologia:

– Breve exposição dialogada sobre o conceito de metodologia ativa no ensino superior, com a enumeração dos diferentes métodos que possam ser utilizados pelos docentes.

– Participantes, em duplas ou trios, elaboram um exemplo sumário de aula utilizando um dos exemplos de metodologia ativa e em sua área de atuação. Após, irão apresentar para o grande grupo, com comentários do professor durante esse processo.

– Ministrante apresentará exemplos de aulas elaboradas com metodologias ativas que já são utilizadas com os alunos da graduação da Faculdade de Medicina da UFRGS, nas disciplinas cujos professores atuantes são do Departamento de Pediatria.

 

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino “Diversificação metodológica”: Conhecer e aplicar diferentes metodologias de ensino e recursos didáticos de acordo com os objetivos dos assuntos ou temáticas a serem abordados.

Competência de Ensino “Planejamento didático-pedagógico”: Elaborar o plano de ensino de forma clara e objetiva, atendendo às Normas Básicas da Graduação (Resolução 11/2013 do CEPE-UFRGS), e conduzir as atividades de forma a cumpri-lo, realizando adaptações

 

Público-Alvo: Servidores docentes dos cursos da área da saúde da UFRGS

 

Ministrantes: Leandro Meirelles Nune.  É médico pediatra e neonatologista. Mestre e Doutor em Saúde da Criança e do Adolescente pela UFRGS. Professor do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRGS. Participou e ministrou vários workshops focados em metodologias ativas no ensino superior

 

Data(s): 22/01/2020

Horário(s): 8h30 às 12h30

Carga Horária: 4h

Local: Faculdade de Medicina da UFRGS – Rua Ramiro Barcelos, 2400 – sala a ser definida

Nº de vagas: 20

 

Inscrições: até o dia 15/01/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 16/01/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

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