Docência Colaborativa

Docência Colaborativa: Observação, Reflexão e Partilha Pedagógica

No que consiste o projeto?

Docência Colaborativa: Observação, Reflexão e Partilha Pedagógica é uma proposta de observação de aulas em parceria, em que os observadores/observados são, igualmente, colegas docentes da UFRGS. O foco da observação centra-se na prática pedagógica do docente, criando oportunidades para refletir sobre a prática pedagógica na docência da educação superior, de forma colaborativa. O modelo de observação entre pares tem como base um quarteto de docentes, oriundos, preferencialmente, de diferentes Unidades ou áreas de formação, onde todos observam e são observados.

O projeto tem os seguintes pressupostos (Reis, 2011):

a) A qualidade da didática em aula tem um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos;

b) A observação e a discussão das aulas entre colegas docentes constituem importantes fatores na promoção da reflexão sobre a prática profissional;

c) Tanto professores observados como observadores se beneficiam da observação e da discussão de suas aulas.

O projeto Docência Colaborativa: Observação, Reflexão e Partilha Pedagógica é inspirado nos Projetos De Par em Par, da Universidade de Porto/Portugal e Observar e Aprender, da Universidade de Lisboa/Portugal, e foi adaptado ao contexto da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Quais são seus objetivos?

Objetivo geral:

  • Oportunizar a qualificação da dimensão pedagógica do trabalho docente da UFRGS por meio de práticas reflexivas e colaborativas.

Objetivos específicos:

  • Ampliar os conhecimentos pedagógicos sobre metodologias e estratégias educacionais, potencializando experiências de inovação pedagógica.
  • Promover trocas de experiências pedagógicas por meio da observação de aulas em parceria e reflexão sobre o fazer docente;
  • Desenvolver a cultura de colaboração e partilha pedagógica entre os docentes da Universidade, criando comunidades de aprendizagem centradas na melhoria do ensino e da aprendizagem;
  • Promover a qualificação, a valorização e o reconhecimento da dimensão pedagógica do trabalho docente na UFRGS.

Como é organizado?

Os participantes do Projeto são organizados e agrupados em quartetos de docentes de áreas de conhecimento diversificadas. Todos os professores dos quartetos de formação são observadores e observados em sua prática pedagógica e metodológica. Cada docente é observado pelo menos uma vez pelos demais integrantes do quarteto de formação e disponibiliza-se para observar as aulas dos demais membros do quarteto.

O propósito é vivenciar diferentes modelos pedagógicos e processos de ensino e aprendizagem, considerando a interdisciplinaridade dos grupos de trabalho. Em cada quarteto de formação é nomeado um Coordenador, que tem por responsabilidades:

  • organizar o grupo;
  • organizar as datas para as observações;
  • articular a comunicação com a Equipe de Coordenação.

O projeto compõe o Módulo II do PAAP, num total de 20h. Aos professores efetivos a participação é válida como formação continuada (capacitação) via EDUFRGS.

 

O que é observação de aulas em parceria?

  • Atividade de formação multidisciplinar e multiprofissional;
  • Promoção da reflexão e partilha pedagógica;
  • Baseada na ideia de colega parceiro-crítico;
  • De anonimato e confidencialidade garantidos.

 

Quais os procedimentos?

O Projeto Docência Colaborativa está dividido em três etapas:

 

 

 

 

 

 

 

1ª Etapa consiste na realização de um encontro presencial com todos os participantes, onde é explicitado o funcionamento do projeto, divulgados os quartetos de formação e realizados os agendamentos das observações de aulas, ou seja, as Orientações procedimentais do Projeto.

Na 2ª Etapa, os quartetos de formação realizam as observações de aulas, considerando:

  • Antes da aula: o professor a ser observado deve informar aos seus pares do quarteto de formação no que consiste a proposta da aula (curso, semestre, tipo de aula, objetivos, número de alunos e outras informações que considerar relevantes).
  • Durante a aula: os observadores registram suas considerações no Formulário disponibilizado pela Equipe de Coordenação. Importante considerar que o foco das observações consiste na prática pedagógica desenvolvida na aula (estratégias didático-metodológicas, organização do tempo, atitude do professor, relação com os alunos e outras características da dimensão pedagógica), e não no conteúdo e na área do conhecimento.
  • Depois da Aula: logo após a aula, os(as) docentes observadores(as) e o(a) observado(a) reúnem-se para refletir e partilhar as considerações sobre a aula.

IMPORTANTE: o envio do Formulário de Observação pelos docentes participantes é por adesão, no entanto é registro fundamental para a avaliação do processo de consolidação do projeto na UFRGS. O preenchimento dos Formulários de Observação não identifica o docente observado, portanto é anônimo e confidencial.

Na 3ª Etapa, são apresentados os resultados, em que todos os participantes do projeto serão convidados para apresentar e analisar, discutir e refletir o andamento e os resultados do processo, no sentido de partilhar experiências e propor ações futuras.

 

 

Comissão de Execução, Acompanhamento e Avaliação da Docência Colaborativa (CEADC) na UFRGS

Membros:

  • Ângela de Moura Ferreira Danilevicz (Engenharia de Produção)
  • Fernanda de Brito Kulmann Conzatti (EDUFRGS)
  • Luciane I. Ely (EDUFRGS)
  • Maria de Lurdes Furno Silva (Economia)
  • Rafael Arenhaldt (FACED)
  • Ramona F. Ceriotti Toassi (Odontologia)
  • Saionara Araújo Wagner (Veterinária)

Os membros da CEADC são referência para os quartetos de formação, sendo articuladores no desenvolvimento do projeto na UFRGS.

Responsabilidades da Comissão:

  • divulgar o projeto nas diferentes unidades e campus;
  • auxiliar na elaboração do projeto;
  • organizar e definir a estruturação dos quartetos de formação a partir dos inscritos;
  • preparar e organizar o encontro Orientações procedimentais do Projeto para os docentes participantes;
  • realizar o monitoramento e avaliação do processo.

Equipe de Coordenação na UFRGS

Prof. Dr. Rafael Arenhaldt (FACED/UFRGS)

Téc. Ms. Luciane Ines Ely (EDUFRGS/PROGESP)

 

Inscrições

As inscrições para participar do Projeto Docência Colaborativa devem ser realizadas de conforme formulário específico do projeto, em cronograma anual divulgado pela Comissão de Execução, Acompanhamento e Avaliação da Docência Colaborativa da UFRGS.

 

Informações sobre a 1.ª Edição do Projeto na UFRGS

A primeira edição do projeto ocorreu entre em agosto de 2019 e dezembro de 2019, contando com 35 docentes de 26 diferentes Departamentos.

O quadro abaixo apresenta dados quantitativos da primeira edição do projeto na UFRGS:

 

 

 

 

 

 

 

Aguarde as inscrições para a 2ª Edição do Projeto em 2020!

 

Contatos

Informações complementares do projeto:

Email: docenciacolaborativa@ufrgs.br

Fone: 3308. 4759.

 

 

Referências

REIS, P. Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Ministério da Educação – Conselho Científico para a Avaliação de Professores, Lisboa, 2011. Disponível em: <https://jucienebertoldo.com/ wp-content/uploads/2012/10/observac3a7c3a3o-de-aulaavaliac3a7c3a3o-do-desempenho-docente-pedro-reis.pdf>. Acesso em: 24/06/2019.

MOURAZ, A., PÊGO, J.P. De Par em Par na U.Porto. U.Porto, 2017.

 

Arquivos

Folder Docência Colaborativa

Galeria de fotos- 1ª Edição

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