Acondicionamento de livros, documentos e fotografias (suporte papel)

Detalhes

Data(s): 07/05, 14/05, 21/05 e 28/05
Horário(s):  9h às 12h.
Local: Laboratório de Cultura Material e Conservação (CMC) – Sala 103 – Anexo 1 da FABICO

Turma: 1

Objetivos: Capacitar servidores do sistema de bibliotecas, arquivos e museus, na prática do acondicionamento de materiais em suporte papel.

 

Conteúdo Programático:

Aula 1 – Introdução: A Função do Acondicionamento. Agentes que podem provocar ou acelerar a degradação dos acervos. Critérios para a escolha do material e dos modelos de acondicionamento.

Confecção do envelope em cruz para documentos, folhetos e fotografias.

Aula 2 –  Confecção da caixa em cruz e demonstração de caixa articulada com cadarço para livros.

Aula 3 – Confecção da jaqueta de Poliéster para livros e fotografias.

Aula 4 –  Demonstração de encapsulamento para documentos. Discussão de problemas e soluções.

 

Competências Desenvolvidas:

Competência Técnica: De acordo com as atividades específicas desenvolvidas pelo servidor no seu local de trabalho.

 

Público-Alvo: Servidores que atuem no sistema de bibliotecas, arquivos e museus.

 

Ministrantes:

Maria Lucia Ricardo Souto  – Técnica em Conservação e Restauração de acervos

Maria Luisa Faccioni Damiani – Técnica em Conservação e  Restauração de Acervos

 

Data(s):

07/05

14/05

21/05

28/05

Horário(s):  9h às 12h.

Carga Horária: 12h.

Local: Laboratório de Cultura Material e Conservação (CMC)

Sala 103 – Anexo 1 da FABICO

Vagas UFRGS: 15 vagas.

 

Registrations: até o dia 29/4 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 30/4 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Comments:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, click here.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

 

Font Resize