Curso de Formação Básica em Saúde e Segurança no Ambiente Universitário com Oficina de Mapa de Riscos

Detalhes:

Data: 23/04 à 12/05 de 2020
Local: Sala 407 do Instituto de Psicologia (Campus Saúde)
Horário: das 08h30 às 12h30

Turma: 18

Objetivo Geral: Capacitar servidores docente e técnico-administrativos da UFRGS, com preferência para membros de COSAT eleitos, para compreender e identificar os perigos e riscos nos ambientes e atividades de trabalho e de pesquisa e implementar a ferramenta Mapa de Riscos para nortear as ações de prevenção de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Data(s):

Abril: 23, 28, 30

Maio: 05, 07 e 12

 

Local: Sala 407 do Instituto de Psicologia (Campus Saúde)

 

Horário: 08h30 às 12h30

 

Carga horária: 24 horas

 

Conteúdo Programático:

 

  • Histórico da Saúde e Segurança do Trabalho;
  • Conceitos fundamentais no campo da prevenção;
  • Fatores Causais de Acidentes e Doenças do Trabalho;
  • Noções de Primeiros Socorros;
  • Os Riscos Ambientais característicos da Unidade;
  • Riscos Biológicos e Riscos Químicos;
  • O Mapa de Riscos Ambientais, aspectos teóricos e práticos;
  • Elaboração e apresentação do Mapa de Riscos Ambientais;

 

 

Competências Desenvolvidas:

Saúde do Trabalhador e Qualidade de Vida: conhecimentos sobre saúde do trabalhador, segurança do trabalhador ou preparação para a aposentadoria.

 

Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos, preferencialmente para membros de COSATs

 

Ministrantes: Davi Vogel Zimmer, Glaito Brum da Cruz, Jacques Starosta Tessler, Marco Antonio Cabral Niederauer, Nilson Valega Fernandes e Rafael Ban Jacobsen e Pedro Ivo Kalil Gaspar

 

Vagas: 20

 

Registrations: até o dia 16/04/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 17/04/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Comments:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, click here.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize