Visita guiada teatralizada pelo conjunto edificado da UFRGS – Módulo 2 (turma 4)

Detalhes

Data(s): 24 de junho de 2020
Horário(s): 14h às 17h
Local: Museu da UFRGS (Ponto de encontro inicial)

 

Turma: 4

Objetivo Geral: Apresentar a história, a memória e a identidade da UFRGS a partir da associação do seu contexto histórico com o seu patrimônio cultural, de forma lúdica e interativa.

 

Objetivos Específicos: Conhecer prédios históricos que compõem o patrimônio cultural da UFRGS, relacionados ao momento de formação da Instituição, por meio de uma ação que combina palestra expositiva e esquetes teatrais.

 

Conteúdo Programático:

  • Palestra expositiva sobre a trajetória Histórica da Universidade, com foco na progressiva complexificação de sua estrutura física, funcional e educacional, a partir da formação de unidades de ensino em Porto Alegre no final do século XIX.
  • Visita guiada, com esquete teatrais, a espaços da UFRGS que marcaram a formação da nossa instituição – as sedes das faculdades livres e institutos técnicos que surgiram no final do séc. XIX e aqueles que representam uma fase de expansão da infraestrutura da nossa instituição a partir da década de 1950.

 

Competências Desenvolvidas:

  • Iniciação ao Serviço Público na UFRGS: conhecimentos sobre especificidades do serviço público, integração institucional, estrutura e funcionamento da Universidade, carreira ou conduta do servidor público.

 

Público-Alvo: Servidores docentes e técnico-administrativos da UFRGS, prioritariamente docentes em estágio probatório.

 

Ministrantes:

Diego Speggiorin Devincenzi. Graduado, Mestre e Doutor em História – UFRGS. Especialista em Ensino de História e Geografia pelo PPGEdu UFRGS. Atuou 4 anos como servidor na área de educação patrimonial do SPH/UFRGS e desde 2018 realiza atividades culturais no Museu da UFRGS.

Miguel Ãngelo Ribeiro de Souza. Graduando em Teatro – UFRGS. Participou de oficinas de formação da sua área, além de ter atuado em esquetes (teatro de rua) e espetáculos teatrais completos.

Lucas Pires dos Santos – Graduando em Licenciatura em Teatro – UFRGS. Participou de oficinas de formação da sua área, além de ter atuado em esquetes (teatro de rua) e espetáculos teatrais completos.

 

Data(s): 24 de junho de 2020

Horário(s): 14h às 17h

Carga Horária: 3h

Local: Museu da UFRGS (Ponto de encontro inicial)

Vagas UFRGS: 25

 

Informações importantes:

  • Em dias de intempéries (chuvas fortes, etc) a ação poderá ser cancelada e remarcada para outra data, a ser combinada.
  • Solicita-se que os servidores tragam o seu cartão de identificação no dia da ação, que poderá ser requisitado para acesso a determinados prédios da Universidade.

 

Registrations: até o dia 14/6 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 15/6 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Comments:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo I do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, click here.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

 

Em dias de intempéries (chuvas fortes, etc) a ação poderá ser cancelada e remarcada para outra data, a ser combinada.

Solicita-se que os servidores tragam o seu cartão de identificação no dia da ação, que poderá ser requisitado para acesso a determinados prédios da Universidade.

Font Resize