Enap em rede

Nesta página, você poderá conhecer tanto os cursos síncronos disponíveis na Enap com inscrições abertas e com reserva de vagas para servidores da UFRGS, como demais informações sobre a parceria UFRGS e Enap em Rede.

Inscrições Abertas

Inscrições Encerradas

Inscrições: até o dia 20/04/2022, direto no Portal da Enap, selecionado a turma “28 abr - 06 mai 2022 (Enap em Rede, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul Turma UFRGS)”.

Quando? De 28/04 a 06/05/2022 (todos os dias, exceto sábado e domingo)

Onde? Sala Virtual Zoom da Enap (link divulgado posteriormente aos selecionados)

Vagas: 35, sendo 18 vagas exclusivas para a UFRGS

>Saiba mais
Inscrições: até o dia 08/05/2022, direto no Portal da Enap, selecionado a turma "16 mai - 20 mai 2022" (Enap em Rede, Universidade Federal Do Rio Grande Do Sul Turma UFRGS)”.

Quando? De 16/05 a 20/05/2022 (todos os dias de segunda à sexta-feira)  das 14h às 17h.

Onde? Sala Virtual Zoom da Enap (link divulgado posteriormente aos selecionados)

Vagas: 18 vagas exclusivas para a UFRGS.

>Saiba mais

Como faço minha inscrição?

  • A inscrição é realizada diretamente no site da Enap, clicando no respectivo título do curso de interesse, disponível acima.
  • No site da Enap em Rede, identifique a turma “Enap em Rede, Universidade Federal do Rio Grande do Sul“.
  • É importante que antes de efetivar sua inscrição, você combine com sua chefia imediata e equipe de trabalho a viabilidade de participar dos encontros.
  • A seleção nos cursos vinculados à “Enap em Rede – UFRGS” considera a sua atuação na UFRGS e necessidades de trabalho relacionadas ao curso relacionado. Assim, indicamos que você informe no campo da justificativa da inscrição a relação do curso com suas demandas e desafios na Universidade.

Enap em Rede UFRGS – O que é? E como funciona?

Em 2020, a UFRGS, a partir da EDUFRGS, firmou um convênio com a Escola Nacional de Administração Pública, a Enap. A partir de 2019, com o novo decreto relacionado à Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (Decreto 9.991/2019), a Enap assumiu maior protagonismo na formação de servidores públicos no Brasil, em especial, em nível federal.

Assim, de lá para cá, diversos cursos passaram a ser desenvolvidos pela Enap e disponibilizados pela Escola Virtual de Governo (cursos a distância autoinstrucionais), pela Enap aberta ou pela Enap em Rede (cursos presenciais e a distância – para essa última modalidade, promovido de forma síncrona ).

Clicando aqui, você poderá localizar o catálogo de cursos Enap com inscrições abertas, organizado por temática (área de interesse). Nesse catálogo, são informados tanto cursos síncronos (presenciais ou a distância), quanto autoinstrucionais (a distância).

As turmas “Enap em Rede – UFRGS” foram planejadas considerando demandas da nossa Universidade. Assim, para aumentar as possibilidades de ser contemplado com uma vaga nesses cursos, é importante que sua inscrição ocorra nas turmas com essa denominação “Enap em Rede – UFRGS”, pois são apenas essas que reservam 50% das vagas para servidores UFRGS. É possível também se inscrever na opção “Aberta”, na qual servidores de todo o país participam, no entanto as vagas tendem a ser mais concorridas em função da abrangência da turma.

Modalidades de oferta de cursos de curta duração

Características

Público-alvo

 1) Escola Virtual de Governo

Cursos a distância autoinstrucionais, com inscrições abertas de forma permanente

Servidores públicos de todas as esferas de poder, inclusive servidores da UFRGS. Aberto, inclusive, para todos os cidadãos.

  2) Enap Aberta

Cursos presenciais ou a distância (síncronos)

Servidores públicos de todas as esferas de poder, inclusive servidores da UFRGS.

  3) Enap em Rede

Cursos presenciais ou a distância (síncronos)

Servidores públicos de todas as esferas de poder, com reserva de 50% das vagas para a Instituição parceira da Enap. As demais vagas são abertas para os demais servidores públicos, preferencialmente àqueles que residem na região da Instituição parceira.

3.1) Enap em Rede  – UFRGS

(Priorize inscrições nessa denominação)

Cursos presenciais ou a distância (síncronos)

O público-alvo é o mesmo do item 3, no entanto, 50% das vagas reservadas são para servidores da UFRGS.

4) Enap Exclusiva

Cursos presenciais ou a distância (síncronos)

Exclusiva para determinado órgão público, a partir de contratação específica. Nesse caso, os servidores UFRGS não têm acesso.

Outras Informações sobre as capacitações realizadas via Enap em Rede (extraídas do site da ENAP):

  • O processo de seleção e a comunicação com a Enap são realizados por meio do Portal Enap, por isso é importante manter ele sempre atualizado.
  • O aluno deverá usar computador de mesa ou notebook, câmera e microfone. Use a câmera e o microfone do celular caso seu computador não possua (basta acessar com os dois aparelhos).
  • Acesse o Zoom, instale o programa (clique para ser redirecionado para o aplicativo) e aprenda a mexer na ferramenta com antecedência para melhorar sua experiência.
  • O material das aulas será disponibilizado no ambiente Google Sala de Aula (clique aqui para ser redirecionado) , que também será utilizado para interação entre alunos e professores, então é importante que você tenha um e-mail pessoal ou institucional do Google.
  • As gravações das aulas não serão disponibilizadas aos alunos.
Font Resize