Didática no Ensino Superior: metodologias ativas no ensino de Ciências Exatas (turma 4)

Detalhes

Data(s): 23/04/2020 e 30/04/2020
Horário(s): 13h30 às 17h30
Local: Sala 205 do prédio 43135 (CREF) do Instituto de Física (Campus do Vale)

Turma: 4

Objetivos:

Promover reflexões sobre o uso de metodologias ativas de ensino no contexto de disciplinas das Ciências Exatas

 

Objetivos específicos:

– Construir reflexões sobre o papel da problematização e da contextualização dos conteúdos científicos em aulas de Ciências Exatas;

– Apresentar fundamentos teóricos que justificam e/ou explicam metodologias ativas de ensino; – Delinear atividades com o uso de metodologias ativas de ensino nas suas áreas de atuação profissionais.

 

Conteúdo Programático:

– Problematização e contextualização de conteúdos científicos;

– Método Predizer-Explicar-Observar;

– Peer Instruction;

– Just-in-Time Teaching;

– Inquiry-based Learning.

 

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino “Diversificação metodológica”: Conhecer e aplicar diferentes metodologias de ensino e recursos didáticos de acordo com os objetivos dos assuntos ou temáticas a serem abordados.

 

Público-Alvo: Prioritariamente docentes das áreas de Ciências Exatas da UFRGS e áreas afins

 

Ministrantes: Leonardo Albuquerque Heidemann. É graduado em Física, mestre e doutor em Ensino de Física pela UFRGS. Trabalha com pesquisas sobre: I. o ensino de Ciências com enfoque no processo de modelagem científica, II. evasão, III. metodologias ativas de ensino, e IV. implicações dos movimentos de abertura do conhecimento no ensino de Ciências.

 

Data(s): 23/04/2020 e 30/04/2020

Horário(s): 13h30 às 17h30

Carga horária total: 8h

Local: Sala 205 do prédio 43135 (CREF) do Instituto de Física (Campus do Vale)

Nº de vagas: 20

 

Inscrições: até o dia 15/04/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 16/04/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

– Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize