Didática no ensino superior: sala de aula invertida e metodologias ativas

Detalhes:

Data: 20/01 à 24/01 de 2020 (aulas presencias dias 21/01 e 23/01)
Local: CINTED/PPGIE – Anexo III Sala 323
Horário: das 08h30 às 12h30

Selecionados:

ALDO BOLTEN LUCION
ALESSANDRA VACCARI
ANA CAROLINA RIBEIRO TEIXIRA
ANA GORINI DA VEIGA
Ana Paula Herrmann
CAROLINE BUSS
CLAUDIA DORNELLES SCHNEIDER
DANIELE MISTURINI ROSSI
Diogo Lira Cecílio
Fernanda Maria Müller
FERNANDO BENETTI
Fernando Rauber Gonçalves
Gisele De Oliveira Bosquesi
LISIANE BERNARDI
Luciana Dalla Rosa
MARA LUCIA FERNANDES CARNEIRO
MARCIA KOJA BREIGEIRON
Moises Romanini
PATRICIA HELENA LUCAS PRANKE
RÉGIS ADRIEL ZANETTE
ROBERTA WATERKEMPER
Tiago Oliveira Weber
VIVIAN CRISTIANE EISENHUT CARRAVETTA
TAIS MALYSZ



Suplentes:

  1. WAI YING YUK GEHLING
  2. GUILHERME TAVARES NUNES
  3. JOEL LUIS CARBONERA
  4. ISABELA CRISTIANA ISER MARSON
  5. THAIS RODRIGUES MOREIRA

 

Turma: 1

Objetivos:

Apresentar a estratégia de Sala de Aula Invertida com atividades práticas de produção de conteúdo para suporte ao estudo do aluno;

– Apresenta o conceito de Metodologia Ativa, os tipos de metodologias ativas que podem ser usados e desenvolver atividades de metodologia ativa.

 

 

Conteúdo Programático:

 

Sala de aula Invertida- estratégias e ferramentas de autoria para criação de conteúdo educacional digital multimídia interativo para suporte às atividades dos estudantes

 

Metodologias ativas – conceitos, tipos e estratégias para operacionalizar

 

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino “Diversificação metodológica”: Conhecer e aplicar diferentes metodologias de ensino e recursos didáticos de acordo com os objetivos dos assuntos ou temáticas a serem abordados.

Competência de Ensino “Ferramentas digitais”: Utilizar ambientes virtuais de aprendizagem e seus diferentes recursos como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Escolher um item.

 

Público-Alvo: Docentes da UFRGS

 

Metodologia:

O curso será desenvolvido em modalidade semi-presencial usando estratégia de Sala de Aula Invertida e Metodologia Ativa. Será constituído por dois ciclos. Em cada um dos ciclos os participantes receberão orientações para realização de atividades de estudo prévio acessando materiais especialmente preparados (vídeos, textos e exercícios). Ao participarem da atividade presencial haverá uma discussão do que foi trabalhado previamente e depois serão realizadas atividades práticas. O primeiro ciclo abordará o conceito de Sala de Aula Invertida e o segundo ciclo abordará o conceito de Metodologia Invertida.

 

As atividades práticas previstas no primeiro ciclo envolverão autoria de vídeo aulas e textos com multimídia bem como exercícios

 

As atividades práticas previstas no segundo ciclo envolverão o projeto de uma unidade de aprendizagem usando Sala de Aula Invertida e Metodologia Invertida em tema relacionado com a atividade docente selecionada pelo participante.

 

 

Ministrantes:

Liane Margarida Rockenbach Tarouco: Dr Eng Elétrica Sist Digitais, pesquisadora e professora do Programa de Pós-Graduação em Informática na Educaçao

 

Patrícia Fernanda Da Silva: Dr Informática na Educação, pesquisadora posdoc e professora colaboradora no Programa de Pós-graduação em Informática na Educação

 

 

Anita Raquel da Silva: MSc em Informática na Educação, doutoranda em Informática na Educação

 

Francielli Freitas Moro: MSc em Tecnologias da Informação e Comunicação, doutoranda em Informática na Educação

 

Data(s):

Aulas presenciais: 21 e 23 de janeiro de 2020

Atividades a distância: 20, 22 e 24 janeiro de 2020

 

Cronograma:

 

Data Atividade Duração
20/janeiro/2020 Assistir vídeo aula, ler textos preparatórios e tutoriais sobre Sala de Aula Interativa 5h (auto-estudo)
21/janeiro/2020 Debater atividade preparatória e trabalhar na produção de vídeo aula e de textos multimídia com interatividade 4h (presencial)
22/janeiro/2020 Assistir vídeo aula, ler textos preparatórios e tutoriais sobre Metodologias ativas 5h (auto-estudo)
23/janeiro/2020 Debater atividade preparatória e trabalhar 4h (presencial)
24 janeiro/2020 Completar o trabalho realizado durante as atividades presenciais, publicar o resultado e inspecionar/comentar os resultados dos demais participantes 2h (distância)

 

 

Horário(s): 8h30 às 12:30

 

Carga Horária: 20h

 

Local: CINTED/PPGIE – Anexo III Sala 323

 

Nº de vagas: 24

 

Inscrições: até o dia 14/01/2020 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 15/01/2020 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo III do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize