Internacionalização da educação superior: a Linguística de Corpus como facilitador do uso de Inglês como meio de instrução (EMI) em universidades brasileiras.

Detalhes

Data(s): 10, 11 e 12/3
Horário(s): das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. O curso prevê ainda a realização de 6h de atividade a distância.
Local: Laboratório 103 do NAPEAD – Prédio 43 124, Campus do Vale

Turma: 01

Objetivos: incentivar o uso de recursos que possibilitem a análise da linguagem autêntica por meio do uso de corpora textuais por parte de professores universitários dispostos a usar o inglês como meio de instrução (EMI) em suas aulas de conteúdo nas universidades brasileiras.

 

Conteúdo Programático:

  1. a) Introdução aos conceitos de EMI e Linguística de Corpus
  2. b) A LC como auxílio à prática de EMI
  3. c) Prática com ferramentas e recursos de LC existentes
  4. d) Compilação individual de corpora especializados
  5. e) Extração de terminologia, pesquisa de fraseologia especializada ( lexical bundles e lexical frames ), colocações…
  6. f) Desenvolvimento de materiais que possam ser usados nas aulas de conteúdo com EMI

 

Competências Desenvolvidas:

Competência Institucional “Internacionalização”: Ser capaz de contribuir para a inserção internacional, nacional e regional, expandindo parcerias e acordos, ampliando a integração e o caráter multilinguístico das ações da universidade.

Competência de Ensino “Internacionalização no ensino superior”: Conhecer e promover, em sala de aula, ações que envolvam aspectos relativos à internacionalização do ensino superior.

 

Público-Alvo: Servidores (prioritariamente docentes) com interesse em criar e ministrar disciplinas em inglês.

ATENÇÃO: O servidor interessado deve se inscrever também pela página do projeto: https://enworkshop.wixsite.com/workshopufrgs

 

Ministrantes: Profa. Dra. Viviana Cortes – Professora Associada do Departamento de Linguística Aplicada e ESL (Inglês como segunda língua) da Georgia State University

 

Data(s): 10, 11 e 12/3

Horário(s): das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30. O curso prevê ainda a realização de 6h de atividade a distância.

Carga Horária: 30h 

Local: Laboratório 103 do NAPEAD – Prédio 43 124, Campus do Vale

Vagas: 10

 

Inscrições: até o dia 3/3 (através do Portal do Servidor > serviços > agendamento > inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 4/3 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

 

Observações:

– Para técnico-administrativos é válido para progressão funcional por capacitação. Para docentes em estágio probatório, é válido para o módulo II do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos. IMPORTANTE: assine a lista de frequência, disponível no local do evento.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize