Moodle em ação para docentes: Atividades e Recursos (Turma 13)

Selecionados:

CARLOS HENRIQUE VASCONCELLOS HORN
Anderson Thesing
BIBIANA MAITÊ PETRY FERRAZ
Carla Maciel da Silva
CHRISTOPHER THOMAS
Cibele Aparecida Ladeia
CIBELE BIEHL BOSSLE
Claudia Viviane Viegas
Diogo Elias Da Vinha Andrade
Elisabeth Cabral Silva Falcão
Juliana Christina Thomas
MARIA DO CARMO GONÇALVES CURTIS
MARIANA VENAFRE PEREIRA DE SOUZA
MICHELLI CRISTINA SILVA DE ASSIS
SANDRO RODRIGUES DA FONSECA
SIMONE MARCUZZO
Sofia Aumond Kuhn
TATIANA REIDEL

Turma: Turma 13

 

Modalidade: Curso a distância, pela plataforma Moodle

 

Período:  De 29/06  a  30/07(5 semanas)

 

Encontro inicial online via mconf:  30/06 das 9h às 11h.

Plantões:  8/07 das 9h às 10h

                  15/07 das 14h às 15h

                  22/07 das 9h às 11h

 

Carga horária total do curso: 30 horas

 

Público-Alvo: Prioritariamente docentes da UFRGS.

 

Objetivo Geral: Apresentar possibilidades de utilização do Moodle, contribuindo para a sua inserção nas práticas docentes. O curso é composto por vivências de atividades no ambiente virtual, experimentações com a configuração das ferramentas e materiais de apoio.

 

 

Objetivos Específicos:

 

– Inspirar o professor a respeito das possibilidades de uso do Moodle.

– Oferecer subsídios para que o professor consiga configurar as Atividades e os Recursos no seu curso.

 

Conteúdo Programático:

– Noções básicas sobre o Moodle e as Atividades Diário, Pesquisa e Escolha.

– Atividades de produção coletiva: Wiki, Glossário e Base de dados.

– Atividade de interação: Diferentes tipos de Fórum.

– Atividade e Recursos para disponibilização de conteúdo: Livro, Página, URL, Arquivo, Lição.

– Atividade de entrega, revisão e avaliação: Tarefa e Questionário.

Competências Desenvolvidas:

Competência de Ensino “Ferramentas digitais”: Utilizar ambientes virtuais de aprendizagem e seus diferentes recursos como ferramenta de ensino e aprendizagem.

 

Necessidade PDP 2021:

Apresentar possibilidades de utilização do Moodle, contribuindo para a sua inserção nas práticas docentes. O curso é composto por vivências de atividades no ambiente virtual, experimentações com a configuração das ferramentas e materiais de apoio.

 

Resultados esperados: Espera-se que o docente sinta-se inspirado em relação às possibilidades pedagógicas que o ambiente virtual apresenta, bem como seja capaz de criar propostas para seus alunos a partir das Atividades e Recursos do Moodle.

 

Ministrantes: Tania Cruz  taniacruz@ufrgs.br  e Tania Girotto tania.girotto@sead.ufrgs.br

 

 

 

Currículo das ministrantes:

Tania Rodrigues da Cruz

Graduação em Administração de Empresas pela UFRGS(1989), especialização em Gestão Universitária pela UFRGS (1995). Ocupou o cargo de administrador da UFRGS, com último exercício no Núcleo de EAD (Ensino a Distância) – Faculdade de Ciências Econômicas e Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Educacional, Gerência e Análise de sistemas de Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: capacitações em Educação a Distância, plataformas de EAD (Moodle), capacitação de usuários de sistemas, suporte ao planejamento de material didático para EAD.

Atualmente é colaboradora convidada da Secretaria de Educação a Distância da UFRGS, coordenando a equipe Rede Multivídeos, atuando em capacitações e colaborando na elaboração de materiais para Educação a Distância. É membro do Comitê Gestor do Moodle.

 

Tania Girotto

Licenciada em Computação, especialização em Psicopedagogia. Técnica em Assuntos Educacionais em exercício na Coordenação Acadêmica da SEAD.

 

 

Nº de vagas: 40

Inscrições: até o dia 24/06/2021(através do Portal do Servidor>serviços>agendamento>inscrições em capacitações/treinamentos).

Resultado da seleção: estará disponível no dia 25/06/2021 no campo “participantes” nesta mesma página. Os selecionados também serão comunicados por email.

Observações:

–  Para docentes em estágio probatório é válido como módulo III do PAAP.

– Caso você tenha alguma deficiência e necessite de recurso de acessibilidade para participar dessa atividade, favor entrar em contato conosco (edufrgs@progesp.ufrgs.br) informando sua necessidade e indicando o(s) recurso(s) necessário(s) para realização da mesma. Realizar esse contato logo após a realização da sua inscrição no Portal do Servidor.  Para verificar alguns dos recursos possíveis de serem oferecidos, clique aqui.

– Para integralizar a carga horária da atividade é necessária frequência mínima em 75% dos encontros previstos.

– As ações com mais de um encontro previsto podem sofrer alterações no cronograma inicial, mantendo a necessidade de frequência mínima para integralização da carga horária.

– Caso o servidor já tenha realizado esta capacitação via EDUFRGS, em outro momento, a mesma não poderá ser contabilizada novamente para fins de progressão funcional.

Font Resize